Nutrição alternativa/não convencional Vegetarianismo

Risoto vegetariano

Imagem de um prato branco com risoto servido de cor amarela enfeitado com um broto verde.
Luiz Ribeiro Ribeiro / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Risoto é um prato típico da culinária italiana, que se popularizou e é muito consumido no Brasil também. O principal ingrediente da receita é o arroz arbóreo, que diferentemente do arroz comum fica cremoso, por isso tem um preparo especial.

Apesar de haver muitas opções de receitas de risoto, boa parte delas costuma ter carne, frango, peixe ou algum outro fruto do mar. Por isso, separamos algumas receitas ovolactovegetarianas de risoto, ou seja, que não têm ovo nem leite, mas que são saborosas e práticas de serem preparadas.

O risoto pode ser feito com inúmeros acompanhamentos, portanto pode ser rico em nutrientes diversos, de acordo com os ingredientes que o acompanharem. Por si só, o arroz arbóreo faz parte do grupo de cereais, importante por conter carboidrato, um dos principais nutrientes que nos proporcionam energia. Esse tipo de arroz também apresenta vitaminas do complexo B, essenciais para o desenvolvimento do corpo, e também zinco, que atua no sistema imunológico.

As receitas de risoto permitem que você use a própria criatividade para fazê-las com diferentes complementos e, claro, pode usar algumas ideias das receitas de risoto vegetariano a seguir.

Risoto de tomate

Pense numa receita simples, com tudo que você provavelmente já tem na sua geladeira e que ainda por cima é deliciosa! O acompanhamento da vez é o tomate, rico em vitamina C, A e antioxidantes, que ajudam a prevenir catarata e combatem doenças cardiovasculares. O risoto de tomate não tem erro, ainda mais se você nunca fez risoto. Pode confiar, comece por esse.

Imagem de três tomates inteiros e um pela metade dentro de um prato com algumas bolinhas de pimenta ao redor.
PhotoMix_Company / Pexels

Ingredientes

2 xícaras de chá de arroz arbóreo

3 colheres de sopa de azeite

½ cebola média picada

4 tomates sem pele picados

1 xícara de chá de queijo prato picado em cubos

2 colheres de sopa de manteiga

Salsinha, coentro ou cebolinha a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite até que ela fique transparente. Acrescente o tomate, o arroz e o sal. Refogue por poucos minutos apenas para misturar os ingredientes. Coloque água aos poucos em fogo médio até que o arroz fique “al dente”, depois junte a manteiga e o queijo, misturando com um garfo, e já estará pronto para servir.

Risoto de brócolis com queijo minas

Se você gosta de brócolis, sabe que é difícil que ele não combine com alguma coisa, mas no risoto fica ainda mais perfeito. Ele é rico em cálcio, proteínas, auxilia na perda de peso e previne doenças cardiovasculares. Queijo minas também é queridinho, dando um sabor leve e cremoso para a receita. Aprenda a fazer o risoto de brócolis com queijo minas a seguir.

Brócolis dentro de uma panela com água.
Buenosia Carol / Pexels

Ingredientes

2 xícaras de chá de arroz arbóreo

3 colheres de sopa de azeite

½ cebola média picada

½ xícara de chá de vinho branco seco

200g de brócolis

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de chá de queijo minas meia-cura picado em cubos

4 colheres de sopa de parmesão ralado

½ xícara de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Comece refogando a cebola em metade da manteiga até que fique macia. Acrescente o arroz e refogue-o por poucos minutos. Depois acrescente o vinho branco. Aguarde que seque em fogo alto e acrescente água aos poucos. Quando estiver quase na metade do cozimento, acrescente o brócolis e siga no cozimento. Quando estiver quase pronto, coloque queijo cortado e o creme de leite. Cozinhe até que o queijo comece a derrete. Depois disso, retire e coloque o parmesão. Acrescente sal, pimenta-do-reino e estará pronto.

Risoto de shitake

Se você ainda não acrescentou cogumelos como o shitake na sua alimentação, não sabe o que está perdendo. Ele é muito importante nutricionalmente, contém 9 aminoácidos que auxilia o bom funcionamento do organismo, melhora a imunidade, além de ser rico em cálcio, potássio e fibras. Aprenda a fazer um risoto vegetariano delicioso com shitake a seguir:

Cogumelos, cebolas e pimentões picados em uma tábua.
Niek Verlaan / Pixabay

Ingredientes

2 xícaras de chá de arroz arbóreo

3 colheres de sopa de azeite;

½ cebola média picada

1 embalagem de cogumelos shitake (lavados e cortados em fatias)

3 cubos de caldo de legumes

½ xícara de queijo gorgonzola

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de manteiga

1 taça pequena de vinho branco

Salsinha, coentro ou cebolinha a gosto

Sal a gosto

Você também pode gostar

Modo de preparo

Inicie preparando o caldo de legumes com 1 litro e ½ de água fervente. Deixe em fogo baixo enquanto prepara o arroz. Frite a cebola no azeite. Assim que começar a dourar, coloque o cogumelo por cima e refogue um pouco. Depois coloque a xícara de arroz sem lavar. Refogue e jogue o vinho branco por cima. Aguarde secar, depois comece a colocar o caldo de legumes aos poucos, até que fique “al dente”. Por fim, é só colocar os queijos, o restante de manteiga e misturar.

Seja para comer sozinho ou acompanhado, para esquentar no inverno ou se deliciar no verão mesmo, o risoto vegetariano é simples de fazer no dia a dia, uma ótima receita para quem é vegetariano (ou não) e quer sair da rotina. Aproveite essas receitas e faça logo a sua. Em menos de uma hora poderá matar a fome e satisfazer seu paladar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br