Medicina Oriental Saúde Integral

Outono: a estação do pulmão

Luiz Razzante Júnior
O outono começa em meados de 20 de março a cada ano. Essa época, marcada por transições e mudanças de temperatura, pode mexer muito com o nosso lado emocional e também com o físico.

Ainda, devido à mudança climática, nosso corpo costuma reagir e isso resulta em alguns desconfortos ou doenças típicas da estação.

Quando o homem se encontra em bom equilíbrio energético, obviamente tem boa saúde e também boa resposta do sistema imunológico. Do contrário, pode ser afetado por qualquer mudança climática.

Segundo a teoria da medicina chinesa, cada órgão do ser humano é afetado por uma energia da natureza. O pulmão é o órgão que sofre a influência da secura do outono, trazendo manifestações comuns nesta época do ano, como as rinites, gripes e outras afecções pulmonares.

shutterstock_97767860-2A explicação climática se dá pelo fato da energia do frio (yin) começar a permear o calor do verão (yang), ou seja, o frio penetra o calor e o mesmo acontece no organismo humano, a energia “externa” do frio penetra no corpo humano através de alguns pontos vulneráveis.

Portanto, o ideal nesta época do ano é protegermos o corpo com agasalho adequado nos períodos da manhã e tarde, quando as temperaturas estão mais baixas e também aumentarmos a ingestão de líquidos quentes e, de preferência, com sabor levemente picante, como os chás de hortelã e gengibre, que ajudam a combater o frio exógeno.

Sobre o autor

Luiz Razzante Júnior

Luiz Razzante Júnior

Dr. Luiz Razzante Júnior é médico clínico geral (CRM-63734). Trabalha com homeopatia, acupuntura, medicina antroposófica e técnicas de regressão de memória. Ministra palestras sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida. Foi apresentador do Programa "De Bem Com A Vida" durante 7 anos na rede Eco TV na região do ABCD, e há 5 anos é colunista do Jornal Tribuna do ABCD, escrevendo artigos sobre saúde. Atende em consultório tanto em São Paulo (Alameda dos Tupiniquins, 193) como em São Caetano do Sul (Rua Nossa Senhora de Fátima, 579)

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 4229-3366
Site: www.debemcomavida.com