Autoconhecimento Comportamento

Luto por um amigo: aprenda a lidar com essa perda

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A amizade é considerada uma das relações mais importantes da vida humana. Por isso, lidar com o luto por um amigo pode ser algo muito complicado. Perder um amigo é o mesmo que perder um confidente, um companheiro de vida e até mesmo um quase irmão. Muitos dizem que amigos são irmãos por escolha, por possuírem um vínculo extremamente forte e ainda são tidos como membros da família.

Durante o luto por tal perda, é necessário aprender a lidar e a conviver com as emoções que esse momento trouxer. Não existe algo que possa ser feito para que você não sofra, mas há algumas coisas que você pode fazer para lidar de uma forma mais leve com essa situação e seguir em frente! O luto por um amigo é o momento em que um turbilhão de reações se une e é preciso compreender o que esse momento pede de você. Veja algumas dicas:

Imagem em preto e branco de duas crianças sentadas. A criança maior abraça a criança menor. Luto imagem.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

1. Não fuja da dor

Não existe a opção “não sofrer”. Por mais que você tente fingir que está tudo bem, você sabe que não está! O luto por um amigo é uma experiência muito dolorosa que afeta grandiosamente a vida de alguém. Inibir e até mesmo adiar o seu sofrimento só estenderá o seu processo de cura. É normal que, por um tempo, você limite os seus assuntos e a sua vida a esse acontecimento, pois isso faz parte do processo para assimilar a realidade. Não tenha pressa! A perda de alguém tão querido precisa ser digerida e entendida lentamente.

2. Viva o luto do seu jeito

Cada pessoa tem um processo diferente para lidar com o luto, então não se compare aos outros nesse momento. Se você sentir vontade de gritar, grite! Quando quiser chorar, chore! Não pense que existe a forma certa de agir. Apenas sinta, sem limitações. Se por acaso você não conseguir chorar, isso não significa que você não está sofrendo pela perda do seu amigo, mas que você tem um jeito diferente de reagir a tal acontecimento. Por mais que esteja doendo muito agora, a dor perde a intensidade com o tempo!

3. Aceite ajuda

É comum estar de luto por um amigo e se afastar de outros amigos e de familiares. Esse afastamento social acontece porque a sensação de que ninguém pode compreender o que você sente se torna muito forte. Mas saiba que é melhor se abrir do que se fechar. Faça um esforço para conversar com pessoas que te fazem bem, falar sobre a forma como você se sente e quais são os seus pensamentos no momento. Não tenha medo de pedir ajuda! 

Imagem preto e branco de uma estrada. Nessa estrada duas crianças amigas caminham. A maior abraça a menor. Luto imagem.
Imagem de Annie Spratt por Pixabay

4. Foque as suas emoções em novos projetos

A tristeza pode ser devastadora, mas você pode usar esse momento de luto e sensibilidade para criar um projeto novo. Tente direcionar o que você está sentindo no momento para algo criativo. O mundo das artes é visto como um mundo terapêutico e, escrever, pintar, tocar algum instrumento e até mesmo dançar pode fazer você se sentir melhor.

5. Crie algo em memória do seu amigo

Você pode homenagear o seu amigo e ao mesmo tempo expor tudo o que você sente criando algo positivo a partir do luto. Pense sobre abrir alguma organização de caridade, empenhe-se em alguma causa ou dê início a alguma campanha para conscientizar as pessoas sobre algo. Se você fizer algo do tipo, enquanto você ajudará outras pessoas estará gritando os seus sentimentos e a sua saudade de forma indireta e benéfica ao mundo.

6. Não se cobre tanto

Uma das piores coisas que você pode fazer nesse momento é ser duro consigo mesmo. Seja paciente! Enquanto estiver no processo de recuperação do luto por um amigo, não se pressione a fazer coisas que você não consegue. Faça coisas simples, canalize os seus sentimentos em atividades que não necessitem de muito esforço emocional, pois assim o seu coração não será sobrecarregado. 

Tente praticar o autocuidado: ore, faça algum tipo de meditação, pratique atividades relaxantes, escute músicas para se acalmar, faça o que você sente vontade!

Imagem em preto e branco de três crianças amigas. O maior está sentado em uma bicicleta. Luto imagem.
Imagem de simple_tunchi0 por Pixabay

7. Lembre-se das coisas boas

Guarde boas recordações do seu amigo. Não pense na dor que ele possa ter sentido ou em algum sofrimento que ele teve durante a vida. Quando se sentir confortável, permita-se reviver alguns momentos prazerosos que você passou com ele. Relembre algumas ocasiões que marcaram a amizade de vocês e sinta o seu coração se encher de amor, não de dor. Se você sentir vontade de sorrir em meio às lembranças, sorria! O processo de luto por um amigo não se limita a apenas chorar em um canto ou lamentar a perda, mas sim de relembrar e dar espaço aos sentimentos que se aflorarem nesta hora.

8. Não deixe de voltar a sua rotina

Assim que a dor do luto deixar de ser latente, você se sentirá mais à vontade para retomar a sua rotina. É claro que nem tudo será exatamente como era antes, mas você pode ressignificar diversas coisas e se adaptar a tudo que foi mudado. Ter uma estrutura pessoal definida é algo que pode ser muito valioso quando tudo parecer ter perdido o controle. Por isso, tente estabelecer uma rotina que você consiga manter, para que assim você crie hábitos e a sua mente se recupere. 

Uma boa dica é escrever o que você geralmente faz durante a semana em um caderno ou agenda. Marque os seus horários de sono e faça um esforço para dormir e acordar na mesma hora.

9. Passe mais tempo com quem você gosta

É importante rodear-se de pessoas queridas no momento de luto por um amigo. Ande ao lado de amigos positivos e companheiros. Com certeza você encontrará o apoio emocional que precisa em alguém, como um familiar ou até mesmo um líder espiritual, se você for uma pessoa que tem fé. Separe um tempo no meio da sua semana para ficar com os seus pais, assista a filmes e converse sobre o que aconteceu, assim como também deve conversar sobre outros assuntos. Aproxime-se de quem te deixa confortável!

Imagem em preto e branco de mãos dadas sobre uma bíblia aberta. Luto imagem.
Imagem de Godsgirl_madi por Pixabay

10. Faça terapia

Se for muito difícil para você seguir em frente após o luto pela perda do seu amigo, talvez seja válido procurar ajuda profissional – não tenha vergonha, pois seria incrível se todas as pessoas do mundo fizessem terapia.

Você também pode gostar

Assim como alguns têm mais facilidade para lidar com os seus sentimentos, outros têm mais dificuldade para aceitar a dor e acabam de alguma forma se culpando pelo que aconteceu. A partir dessa culpa, começam a abandonar alguns cuidados pessoais e param a vida.

Se o seu caso for esse, um terapeuta te fará enxergar esse luto por um amigo de uma forma diferente e te ajudará a aceitar a ausência dessa pessoa querida. A dor por muitas vezes pode nublar o nosso senso diante de certas situações, mas saiba que conversar com um profissional pode te ajudar de uma forma que você nem imagina!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]