Autoconhecimento

Como o luto pode te tornar uma pessoa mais forte

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A perda e o luto são realidades que todos nós temos que enfrentar em algum ponto de nossas vidas. O sofrimento pode vir de muitas formas e não apenas depois de uma morte. Ele também pode ocorrer após a perda de uma amizade, relacionamento ou emprego. O luto pode controlar nossas vidas e nos deixar tão para baixo a ponto de não conseguirmos mais seguir em frente, ou também pode nos fazer mudar para melhor e nos tornar pessoas mais fortes. Veja agora 5 maneiras de como se tornar alguém mais forte após o luto:

1. O luto te dá a chance de entrar mais em contato consigo mesmo

Experimentar a dor te faz parar e se reavaliar, te faz refletir seriamente sobre sua vida e si mesmo. Com isso, você percebe que o amanhã é incerto, e que você precisa aproveitar o máximo que puder. Ninguém quer sentir essa angústia. Mas, o sofrimento pode te ajudar a entrar mais em contato consigo mesmo, o que significa mais aprendizado e oportunidades.

2. Você passa a dar mais valor para os seus relacionamentos

Após viver a dor que é perder alguém, todas suas relações se tornam mais importantes e valorizadas. A perda faz você querer ser mais apegado, atencioso e presente nos seus relacionamentos. Nunca se sabe quando a vida pregará uma de suas peças e te fará perceber o quanto ela é passageira e preciosa.

3. Você ama de forma mais completa

É compreensível que a perda de um ente querido possa te fazer desejar nunca mais amar alguém novamente. Você pode pensar, “por que amar alguém se eu sei que irei perdê-lo?”. Eventualmente, percebe que cada segundo que gasta para amar uma pessoa vale muito a pena. Passa a amar os outros com mais desapego, porém, de forma mais completa e profunda.

Amar alguém tão profundamente a ponto de ser consumido pela tristeza após perdê-lo é a maior prova do amor que você sentiu.

4. Você se esforça para criar mais memórias

Quando uma pessoa amada morre, tudo o que te resta são as memórias. Elas nos possibilitam manter o amor que sentimos em nossas mentes e corações. Eu amo compartilhar as lembranças do meu pai, que faleceu quando eu tinha 16 anos, com meus filhos. É uma maneira de mantê-lo vivo no meu coração, e também de trazê-lo para a vida deles. Enfrentar uma perda te deixa mais determinado para criar memórias com as pessoas que você ama.

5. Você percebe o quão forte realmente é

Na primeira vez que você perde alguém, se sente fraco porque seu sofrimento é incrivelmente esmagador. Eventualmente, você consegue controlar seus sentimentos e percebe quanta força tem. A dor te faz crescer como pessoa e isso significa que você está se tornando mais forte.

Ao aceitar a dor da perda, você se tornará uma pessoa muito melhor do que é hoje. Descobrirá o quão forte é, e essa força não será apenas útil a si mesmo, mas também te ajudará a ser forte para as outras pessoas que estão passando por momentos difíceis.


  • Texto escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]