Equoterapia Saúde Integral

Mãe na Equoterapia

Happy Asian girl in helmet stroking pony
Lyani Prado
Escrito por Lyani Prado

A Equoterapia tem como objetivo a questão, também terapêutica, que vai de encontro aos benefícios subjetivos da família.

Seguindo pelo dito popular bem antigo “quem meu filho beija, minha boca adoça”, é muito comum ver os rostos estarrecidos de alegria das mães, ao olharem a evolução dos seus filhos, independente do diagnóstico com que chegam.

No primeiro momento em que vemos uma mãe, na grande expectativa de uma pequenina melhora que seja do seu filho, com uma grande esperança ao olhar aquela equipe de técnicos avaliando a possibilidade dele ser “apto” para Equoterapia, nos encharca de vigor para continuarmos o nosso trabalho.

Quando seu filho recebeu o “apto”

Quando uma mãe chega num Centro de Equoterapia, no esplendor de alegria e abre aquele largo sorriso, mostrando o desejo de logo querer montar no cavalo e sair cavalgando e já tendo uma melhora, seja ela qual for, física, emocional, psicológica, ou todas juntas… até pode ser por um motivo inconsciente, o filho já muda sua postura, sua autoestima fica alterada para melhor, naquele espaço, com aquele animal, o cavalo , ‘ ele encontrará uma ou mais forma(s) para a sua saúde tanto física, como mental. Ele fica tão feliz! Para a mãe que fica ali aguardando “só de aguardar” já é uma higiene mental.

Quando o praticante monta no cavalo

Agora, pare e pense nesta cena:

Um praticante montando num cavalo. Isso. Volte para o aqui e agora.

sweet beautiful young girl 7 or 8 years old riding pony horse hugging and smiling happy wearing safety jockey helmet posing outdoors on countryside in summer holiday

Quando um praticante monta num cavalo, com ou sem ajuda dos técnicos e ali assume a postura de uma nobreza, ou de uma fortaleza, em um animal tão gigantesco e tão nobre, a mãe enxerga ali o seu filho enfrentando TODAS AS DIFICULDADES DO MUNDO e um futuro, além de brilhante, fortalecido. Como um tufão de luz dourada acendendo a chama da sua esperança, com tanta alegria que chega a jorrar de si e espelhar por todos aqueles que estão a sua volta.

E isso sim, se chama Equoterapia, quando além de atendermos aquele praticante que tem um diagnóstico, conseguimos atingir o coração de sua mãe e de todos aqueles que estão à sua volta. Mas, em especial, o de sua mãe, que é uma guerreira. Além de carregá-lo em seu ventre durante toda a gestação, ainda carrega-o durante todos os dias, para todos os lugares, para todas as terapias, para uma qualidade de vida, sem medir esforços, sem dizer que isso é um sacrifício, porque mãe fez, faz e sempre fará o que for melhor para o seu filho, com muito prazer e um imenso sorriso.

E ninguém sabe fazer isso melhor do que MÃE.

Sobre o autor

Lyani Prado

Lyani Prado

Lyani Prado é Psicóloga, Equoterapeuta e Sexóloga. Formanda em Análise Psicodramática.

E-mail: [email protected]