Energia em Equilíbrio Meditação

Meditação Guiada: o que é e como fazer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Talvez você já tenha ouvido falar sobre meditação. Uma pessoa que fica parada em determinada posição e que às vezes emite um som pela garganta. Essa é a imagem mais comum sobre esse exercício, mas será que essa é a única forma de meditar? A seguir, você vai aprender sobre meditação guiada.

A meditação guiada é uma técnica de reflexão e de relaxamento que consiste em meditar com um auxílio. Pode ser a voz de outra pessoa, um aplicativo, um texto ou um áudio, havendo a possibilidade de ser feita em grupo ou de forma individual. O que vale nesse processo é que a sua mente será conduzida a pensar em determinadas questões que trarão o seu relaxamento e a sua reflexão.

Em vez de meditar de forma aleatória, sem entender muito bem como executar esse exercício, você terá a possibilidade de pensar somente naquilo que for pertinente para aquele momento. A meditação guiada promove uma limpeza nos seus pensamentos que facilita o processo de meditar.

Dessa forma, você pode sentir mais tranquilidade e mais alívio ao encerrar a meditação, visto que você terá aproveitado todo o tempo da melhor forma possível, tendo um guia nesse processo tão particular. É por meio da meditação guiada que você será capaz de resolver questões que estão te perturbando e que seguem sem solução.

Mulher em posição de meditação. Ela está de frente para uma cascata de cachoeira sob uma árvore bem bonita e frondosa.

Pessoas que sofrem de insônia, por exemplo, podem ter uma noite de sono mais tranquila. Esse benefício da meditação guiada se manifesta porque esse exercício pode impedir que você gaste seu tempo de sono pensando em questões que aconteceram durante o dia ou ao longo da sua vida. Você pode até se sentir melhor sobre os desafios que já enfrentou.

Outro benefício da meditação guiada é que você pode optar por esse exercício mesmo que nunca tenha tentado meditar. Como essa tarefa pode ser difícil para pessoas estressadas e ansiosas, a meditação guiada é essencial para quem quer meditar sem o medo de não conseguir chegar ao final desse processo.

Além disso, a meditação guiada permite o equilíbrio entre corpo e mente, favorecendo o alinhamento dos chakras. Chakras são pontos de concentração energética que ocupam pontos específicos do nosso corpo. Quando algum deles está desequilibrado, uma pessoa pode experienciar dor física ou emocional.

Mulher em posição de meditação. Ela está em um lindo campo cerrado. Ela veste um vestido amarelo, casaco de linha branco e um chapéu de palha.

Com a meditação guiada, é possível conduzir os pensamentos durante a meditação de forma a compreender quais chakras estão sendo bloqueados ou poluídos por energias negativas. A partir disso, basta desbloquear esse canal de conexão com o Universo e se libertar da dor.

Com a meditação guiada, é possível meditar de forma eficiente e segura. Mesmo quem ainda não tem a habilidade para fazer esse exercício pode aproveitar os benefícios desse jeito de meditar. Será um exercício sem esforço e sem interferência de energias negativas, que vai te ajudar a alcançar uma limpeza energética fundamental depois de dias estressantes.

Imagem vintage na cor dourada de uma mulher de cabelos longos em posição de meditação. Nas mãos ela segura uma rosa.
Você também pode gostar

Para te ajudar no processo de meditação guiada, separamos alguns aplicativos em português que funcionam como guia para esse exercício. Experimente cada um e avalie aquele que se encaixa melhor com o que você deseja.

Os aplicativos mais eficientes para meditação guiada e que estão disponíveis em português são: Medite.se (com a opção de uma meditação voltada ao alinhamento dos chakras), Vivo Meditação (da operadora Vivo), Zen (taxa anual para utilização).

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]