Autoconhecimento

Meditação nas ruas de SP

Serene beautiful sporty young woman sitting in Ardha Padmasana half lotus posture on blue mat on the street in park alley asana for meditation breathing exercises
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A meditação por sua definição é o “ato de intensa concentração da mente”. É usada basicamente para autoconhecimento ou para encontrar respostas para inquietações e estímulos que não conseguimos obter se estivermos alertas. Dito isso, é natural que busquemos meditar em lugares calmos, longe de barulho e sem grandes acontecimentos ao redor; afinal, qualquer coisa pode nos fazer desviar a atenção do que buscamos e quebrar a conexão com nossa mente.

No entanto, na cidade de São Paulo, um grupo pratica a meditação em meios exatamente opostos ao que consideramos ideais: o meio da rua. Qualquer pessoa que conheça ou saiba minimamente sobre São Paulo sabe que a correria e o caos são duas características fortes sempre presentes no cotidiano da cidade. É dificil achar um refúgio por menor que seja. E é exatamente por isso que o grupo “Indo nas Ruas” promove meditações em grupo no meio desta selva urbana.

Já que precisamos enfrentar exatamente esse excesso de estímulos e informações, a melhor forma é treinar nossa mente para que ela consiga entrar em estado de intensa concentração mesmo com todos estes estímulos e interrupções constantes.

Também usando a meditação como uma forma de ocupação, o grupo busca mostrar para as pessoas que uma forma menos apressada de vida também é possível na maior metrópole do país. Com a programação sempre divulgada através de sua página no facebook, o Indo nas Ruas estimula cada vez mais a curiosidade das pessoas.

Seja na saída de um metrô num horário de pico, no canteiro da Avenida Paulista ou, em alguns casos, em áreas mais retiradas e vistas como mais tradicionais, como parques e praças, o grupo sempre atrai a presença de transeuntes que se intimidam com aquelas pessoas sentadas em círculo, de olhos fechados e totalmente alheias aos acontecimentos a seu redor.

Além dos benefícios da meditação, o grupo busca ocupar a cidade de uma forma diferente, mostrando que é possível interagir com o meio e fazer parte dele sem ter medo do que possa acontecer.

Os encontros acontecem geralmente durante as sextas-feiras (no meio do caos urbano) e ocasionalmente aos domingos (em parques e praças previamente escolhidos e divulgados). Visite a página e programe-se!

Se, além do Indo nas Ruas, você busca locais em que pode fazer meditações diárias ou de forma mais tradicional, confira a lista de alguns lugares em São Paulo que também oferecem a prática:

  • Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi

Ainda na proposta de meditação urbana, o centro Kadampa Mahabodhi oferece meditações guiadas e cursos sobre o tema. Tem diversas filiais nos bairros Anália Franco, Santana, São Bento e nas cidades vizinhas Santo André e Alphaville.

Endereço: R. Artur de Azevedo, 1360 – Pinheiros

Mais informações

  • Templo Fo GuangShan

Próximo ao bairro da Liberdade e a estação São Joaquim do metrô, este templo promove reuniões de meditação abertas ao público, além de ministrar cursos periódicos.

Endereço: R. São Joaquim, 460, São Paulo

Mais informações

  • Templo Budista ZuLai

Mais conhecido e retirado, o templo ZuLai fica em Cotia e oferece um clima de total harmonia e paz. Aberto de terça a domingo, promove visitas guiadas para grupos acima de 15 pessoas, festas temáticas e cursos de curta duração sobre meditação e budismo.

Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1461 (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)

Mais informações

  • Templo Busshinji

Também na Liberdade, o templo é a matriz da Escola Sotozen na América do Sul. Indicado para conhecer a tradicição do zen-budismo, promove aulas e meditações guiadas de meditação.

Endereço: Rua São Joaquim, 285 – Liberdade

Mais informações

  • Centro de Estudos Budistas Bodisatva São Paulo

Localizado muito próxímo à agitação e correria típica da avenida Paulista, o centro tem programação variada, além de técnicas de meditação. Em junho, ministra um curso sobre como iniciar na meditação. Agende-se.

Endereço: R. Maestro Cardim, 1024 – Bela Vista

Mais informações


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Imagens: Reprodução/Facebook

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]