Energia em Equilíbrio

Medite para evoluir

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Meditação é um método de relaxamento que estimula o autoconhecimento, com exercícios que trabalham o equilíbrio mental e corporal, através de técnicas de respiração e posições, buscando encontrar o silêncio interior, se desligando do mundo exterior, por alguns momentos.

Essa prática oriunda do Oriente tem conquistado cada vez mais adeptos aqui no Ocidente e, muito tem sido usada no tratamento e prevenção de doenças de origem emocional: como hipertensão, distúrbios gastrointestinais e dores crônicas, além de depressão, ansiedade e estresse. Em algumas empresas americanas, por exemplo, o método é aplicado no meio da rotina diária, afim de que os funcionários relaxem e voltem mais produtivos ao expediente.

Na definição mais simples, meditar consiste em esvaziar a mente, focando toda a sua atenção em um único pensamento, objeto ou som, ao mesmo tempo em que relaxa o corpo.
Segundo alguns especialistas essa prática possibilita melhor domínio das áreas cerebrais que controlam as emoções, o raciocínio lógico e as funções fisiológicas mais básicas, como respiração ou digestão, o que pode explicar como os monges e os faquires conseguem manipular reações do corpo normalmente automáticas, enfrentando a fome, a dor ou o medo.

Existem diversas modalidades de meditação. O ideal é encontrar a que mais combina com você, por exemplo, a Kundalini exige um instrutor que orienta o aluno para ter pensamentos e respiração mais calmos e pode ser feita em qualquer lugar, durante uma caminhada ou até mesmo uma dança.

shutterstock_75728905Já na meditação transcendental o praticante tem uma experiência muito mais intensa e prática, geralmente e feita sentada e de olhos bem fechados, em alguns casos as pessoas chegam a dormir. A mais conhecida é a Zazen, também conhecida como “sentada em silêncio”, os pensamentos vão surgindo de forma livre e vão desaparecendo, esvaziando a mente enquanto a respiração é controlada.

Incluindo a meditação na rotina diária é possível que cada vez mais seu autoconhecimento e domínio que se tem sobre seu corpo aumentem, o que irá auxiliá-lo administrar melhor sua vida: afastando pensamentos ruins, aprendendo a lidar melhor com problemas e frustrações, equilibrando suas emoções, estimulando suas ideias, etc.


  • Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]