Energia em Equilíbrio

Momentos de respiro

Homem em frente ao computador relaxando
Marisa Bussacos
Escrito por Marisa Bussacos

Qual é a importância de uma pausa no meio de um dia corrido? E reparar na respiração quando o estresse começa?

Segundo Mozart, “a música está no silêncio entre as notas” e assim acontece com a gente. Precisamos parar e respirar para a nossa vida fluir. Não há como emendarmos uma atividade na outra, reuniões na hora do almoço, sem nos sentirmos exaustos. Criar paradas técnicas para seguirmos inteiros de um compromisso a outro é essencial.

Mulher respirando com calma
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Há, inclusive, estudos que comprovam que esses momentos são cruciais para sermos mais produtivos e evitarmos o estresse. O autor Tony Schwartz explica que devemos pausar 20 minutos a cada 90 minutos de trabalho. Dessa forma, aumentamos a nossa atenção, o nosso foco e a nossa energia.

Comecei a estudar a importância dos momentos de respiro, como eu gosto de nomear, quando conheci o processo chamado World Café — desenvolvido por executivos que perceberam que a pausa para o cafezinho tinha algo de especial. Esse é o momento em que as pessoas ficam mais relaxadas e as melhores ideias, para questões dentro das empresas, emergem. O World Café é um processo participativo que tem como objetivo manifestar a inteligência coletiva de um grupo em uma reunião, por exemplo.

Além dessas observações, consegui perceber que cada país tem um ritual diferente para essas paradas. Na Espanha, há a tradição da siesta, na qual os comércios fecham por duas horas para as pessoas descansarem e até dormirem, se necessário. Na Suécia, há a Fika, uma espécie de momento do cafezinho, promovida por diretores das empresas para os colaboradores socializarem e, ao mesmo tempo, degustarem comidinhas e bebidas. Na Inglaterra, o tão falado Chá das 17h, no qual os restaurantes preparam até cardápios exclusivos para esse momento. E assim acontece pelo mundo afora.

No meu canal do Telegram Momentos de respiro por Marisa compartilho esses rituais de diversos países, inclusive, com receitas típicas das pausas de cada lugar.

Você também pode gostar

Convencidos de que parar é preciso? Faz bem para nos conectarmos conosco e com os outros, e também para administrarmos as situações, os problemas e os sentimentos gerados no dia a dia.

Como será o seu momento de respiro hoje?

Sobre o autor

Marisa Bussacos

Marisa Bussacos

Coach e empreendedora. Apaixonada por desenvolvimento humano, pessoas e suas complexidades. Curiosa por ideias criativas e negócios com alma. Formada como Coach no Instituto Ecosocial com base Antroposófica.

Graduei em Propaganda e Marketing pela ESPM, com formações em Comunicação Não-Violenta, Facilitação de Processos Individuais e Grupos e Empreendedorismo Feminino pelo 10.000 Women, Goldman Sachs.

Trabalhei com a capacitação e melhora da autoestima de tecelões na Índia e em Branding e Publicidade na Natura. Empreendi a Ekoa Café, um espaço cocriado para nutrir relações, onde criei a corrente do Café Compartilhado que se espalhou por outras cafeterias do Brasil.

Atualmente realizo atendimentos de Coaching individual e facilito grupos e workshops de Desenvolvimento Humano.

Contatos
E-mail: [email protected]
Skype: marisabussacos
Site: marisabussacos.com.br
Linkedin: linkedin.com/in/marisabussacos
Página Facebook: Marisa Bussacos
Instagram: @marisabussacos
Telefone: 11 98012-5716 (WhatsApp)