Comportamento

Nobre silêncio

Mulher olhando para seu lado direito sem mexer sua cabeça, com um dedo indicador na frente de seus lábios.
123rf/Ion Chiosea
Caroline Fonda
Escrito por Caroline Fonda

A palavra “Silêncio” vem do Latim SILENTIUM, que significa “ato de estar quieto”, por quanto tempo uma pessoa é capaz de ficar quieta? E quais benefícios este ato pode trazer para a vida?

Quantos dias você ficaria sem contato com o mundo externo? Quantos dias você conseguiria ficar sem Falar e quantos dias você ficaria sem seu celular?

10 dias? Seria capaz de ficar 10 dias sem falar, sem notícias do mundo externo, sem nenhuma comunicação, sem saber da sua família? Conseguiria ficar 10 dias sentado por 13 horas diárias?

Rosto de mulher, exibindo apenas abaixo dos olhos, com um dedo indicador na frente dos lábios, indicando silêncio
Unsplash/Kristina Flour

Convido vocês a conhecer um mundo que não é nada Imaginário, chamado Retiro Vipassana, é um mundo muito real. O Vipassana é uma técnica de meditação para despertar o seu eu interior. Durante 10 dias somos convidados a permanecer sentados por 13 horas diárias, sendo 11 horas de meditação e 2 horas de palestra. Não podemos falar com ninguém, nem mesmo trocar olhares, não assistimos televisão, não podemos escrever, fazer exercícios, rezar, não podemos nada, durante 10 dias tudo que podemos fazer é seguir passo a passo o que é ensinado sobre a técnica de meditação Vipassana, não temos ideia do que acontece no mundo lá fora, nossos celulares são entregues no momento do check-in e retirados apenas no término do curso, que é no decimo primeiro dia.

Você também pode gostar

São 10 dias dedicados 100% a nós mesmos, ao nosso autoconhecimento, são 10 dias de imersão em nosso mundo interno, 10 dias de silêncio profundo, 10 dias de autocura, autoamor, autoconhecimento, é um mergulho no nosso mais íntimo ser, um lugar que se você se permitir entrar sem bloqueios tudo pode acontecer, inclusive o seu despertar, tirando o véu da ilusão que cobre a nossa mente e o nosso ego de enxergar a verdade como ela é, é um processo maravilhosos no qual aprendemos a vivenciar o agora, pois só o agora importa, e, acredite, estar no momento presente, compreender a beleza de estar no zero, no momento atual, vivenciando este segundo, estando realmente no aqui e no agora, atento aos detalhes do que está acontecendo agora é libertador, mas não só isso, é a cura para tudo. É a cura para TUDO.

E não é uma tarefa fácil, pois nosso ego é mimado, ele é infantil, imaginativo e sempre quer levar nossa mente para o futuro causando ansiedade ou para o passado causando frustrações e depressão, pois esta é a forma de ele continuar no controle da nossa vida, e, acredite, nosso ego é forte, conhece todos os caminhos, todas as nossas fraquezas e ele sabe por onde ir para continuar te conduzindo pela ilusão. É desafiador, mas não significa impossível, e viver no aqui e no agora é possível, basta treino, e um dos caminhos “mais fáceis” para começar treinar o cérebro e reeducar o ego mostrando que quem manda sou EU, e não o EGO.

Mulher com um dedo indicador na frente dos lábios, indicando silêncio. Seus lábios estão em formato de beijo e ela olha diretamente para a câmera.
Pexels/Andrea Piacquadio

O Retiro de meditação Vipassana é uma oportunidade de estar em um lugar SEGURO, de PAZ e ACOLHEDOR, totalmente dedicado a você, totalmente dedicado para que durante 10 dias sua única preocupação seja NENHUMA, tudo que precisa fazer é acordar quando o sino toca, se levantar e, quando o sino toca de novo, se encaminhar para a sala de meditação e permanecer ali sentando, sem se mexer, de olhos fechados, ouvir as recomendações. Após permanecer em total silêncio, um silêncio profundo, que a cada novo dia vai ficando mais silencioso, pois vamos conseguindo silenciar nossa mente, nossos pensamentos, nossas emoções, até chegar ao ponto que conseguimos ouvir nossa respiração lenta e leve, ouvimos nosso coração e, se tiver sorte como eu tive, irá conseguir ouvir a voz da sua alma, que irá te acolher nos braços com muito amor e vai sentir que está tudo bem, que você é amado de forma genuína, que é você que está no controle da sua vida e que você já tem tudo que precisa, a partir dali você saberá que nunca mais estará sozinho, pois tem a melhor companhia de todas, você mesmo. Você vai descobrir o quanto você se basta e o quanto é grande em relação a qualquer desafio da vida, o sentimento de autoestima, de autossuperação e autoconfiança são inevitáveis. É fácil? Não! Você pensa em desistir todos os dias. É real, inúmeras vezes eu me questionei o que eu estava fazendo ali, que tinha enlouquecido e era melhor eu ir embora enquanto dava tempo de me “salvar”, mas uma voz interna dizia “continua”, e, sem dúvidas, foi uma das melhores decisões que tomei na vida.

Sobre o autor

Caroline Fonda

Caroline Fonda

Sou uma caixinha de criatividade em busca do infinito e do autoconhecimento.

Enxergo o mundo e as situações de forma sistêmica, amo ajudar as pessoas, em especial ouvi-las com atenção.

Amo estudar e conhecer assuntos diversos, sou formada em marketing, aluna de Um Curso em Milagres, meditação Raja Yoga, aluna em formação de Kundalini Yoga.

Instrutora de yoga e meditação para crianças e adultos, conduzo oficinas e vivências de Japamala, meditação e Ubuntu.

Contato:
Facebook: FondaYoga
Instagram: @carolinefonda
Site: linktr.ee/carolinefonda
E-mail: [email protected]