Autoconhecimento Tarot

O Enforcado: conheça o significado dessa carta e como ler em seu tarô

Carta do Enforcado
Sketchify de sketchify
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Enforcado é a décima segunda carta do Tarô e, num primeiro momento, pode gerar uma percepção negativa. Contudo, é repleta de simbolismo e possui um significado profundo, que ajuda a refletir sobre como enfrentamos os desafios da vida e amplia a oportunidade de fazermos escolhas conscientes. Acesse o artigo para se aprofundar no assunto.

Entre os 22 Arcanos Maiores do tarô, O Enforcado é a 12° lâmina (ou carta) dos arcanos maiores e é uma das cartas mais intrigantes e simbolicamente ricas do baralho. Muitas vezes é associada à pausa, o sacrifício e uma necessidade de mudança de perspectiva diante de um assunto em específico ou mesmo da vida como um todo.

O Enforcado orienta que, ao enfrentar desafios, é preciso “sair da caixinha”, se permitindo enxergar a situação de maneira diferente. Ele pede para se libertar de limitações muitas vezes autoimpostas e se abrir para novas perspectivas, ou seja, sua salvação, mesmo que envolva sacrifícios e muita espera.

O que mais intriga neste arcano e que gera um certo desconforto saber que ele está suspenso de cabeça para baixo por vontade própria, representado um momento de completa inércia em que cabe somente a ele definir o tempo necessário para isso — contemplação ou penitência?

Os principais significados d’O Enforcado são: mudança de perspectiva, visionário, fé, meditação, sacrifício voluntário, pausa reflexiva, desapego, aceitação, paciência e rendição. Já o sentido oposto: estagnação, vitimismo, sofrimento, preso ao passado, martírio, impaciência, frustração, culpas, resistência à mudança, abandono de si mesmo, crenças limitante e depressão. Já a cor associada ao arcano O Enforcado é o cinza e azul, que remetem, respectivamente, à reclusão e ao poder da mente.

Quanto ao nome da carta, além de ser conhecida como O Enforcado, é conhecida como O Pendurado, Dependurado, The Hanged Man (em inglês) e Le Pendu (em francês). Há registros que os primeiros baralhos italianos o arcano ter sido conhecido como O Traidor (Il Traditore em italiano). Independentemente da nomenclatura, o essencial significado da carta é sempre o mesmo, como veremos a seguir.

Te convidamos a continuar a leitura e mergulhar na aura de mistério dessa carta tão importante no tarô. Aprenda seu significado, quais elementos a compõem e outras curiosidades que a envolvem!

Você encontrará nesse artigo:

Significado dos elementos da carta O Enforcado

A análise a seguir é com base do Tarô de Rider-Waite, um dos baralhos mais tradicionais e traz elementos importantes para o significado geral da carta. Confira!

  • O Enforcado: único personagem que aparece na carta. Um homem pendurado de cabeça para baixo com sua perna esquerda amarrada a um tronco de uma árvore, com sua perna direita dobrada e com os braços em suas costas promovendo uma imobilização de seu corpo.
  • Cores da roupa: a roupa do Pendurado faz referência aos 3 estágios de evolução humana: o amarelo (espírito), azul (mente ou alma) e o vermelho (matéria ou corpo).
  • Formas geométricas: o simbolismo desta carta está nas formas geométricas que a posição d’O Enforcado faz. Vemos um 4 formado pela dobra da perna direita sobre a esquerda representando os 4 elementos da materialidade: água, ar, fogo e terra; vemos um 3 formado pela triangulação do tronco com os braços e mão representando a manifestação trina do universo: causa, lei, efeito ou espírito, mente, corpo. Por fim, a outra forma geométrica que vemos é a letra T formada pelo tronco fazendo referência a Cruz Tau — símbolo do sacrifício e da redenção.
  • Expressão e halo: a expressão do rosto do Enforcado é a chave da interpretação, pois se vê uma expressão serena como se estivesse meditando, confirmando estar numa situação voluntária para sua autorreflexão. Tanto que, em volta de sua cabeça, há um halo amarelo representando a iluminação espiritual por estar enxergando as coisas por ângulo, ou seja, momento de meditação para sair da estagnação.

Similaridades e diferenças do papa em diferentes baralhos

Além do baralho Rider-Waite, criado em 1910, por Arthur Edward Waite e William Rider, existem outras versões, nas quais alguns detalhes mudam. Em sua maioria, as similaridades da lâmina O Enforcado é o próprio homem pendurado por um pé em uma madeira ou árvore, com as mãos para trás e o halo ou cabeça da cor amarela para representar a iluminação que este arcano traz em sua simbologia. O que vai diferenciar entre os baralhos é o tipo de árvore ou madeira — alguns baralhos aparecem duas arvores, as cores da roupa e o cenário que cada baralho irá demonstrar de acordo com o tema central do deck. Sabendo que existe outro tarot de Rider-Waite, a versão The New Vision Waite (lançado em 2003) vemos às cotas d’O Enforcado e a visão diante dele, ou seja, o cenário por detrás da cruz o qual ele está pendurado. Nesta versão vemos várias pessoas diante do homem pendurado com expressão de julgamento e raiva em seus rostos. Vemos, também, as mãos atadas do pendurado. Aqui, podemos concluir que os criadores desse baralho queriam transmitir uma mensagem mais sofrida e dolorosa deste arcano, ou seja, diante de julgamentos e situações extremas, é possível encontrar saídas, respostas ou a verdadeira iluminação – a paz diante do caminho que se apresenta. E como isso é possível? Basta ver a iluminação em tom de amarelo em volta da cabeça d’O Enforcado.

Tarô mitológico

Criado em meados de 1980, por Liz Greene e Juliette Sharman-Burke (astróloga e taróloga, respectivamente), O Enforcado apresenta um homem de barba e cabelos castanhos numa posição desconfortável e semidespido, encostado numa rocha. Suas pernas formam 4 e seus braços e cabeça ao chão formando uma triangulação — postura essa que demonstra que a cabeça e a mente racional não estão mais no controle. No horizonte, uma águia se aproxima do homem. É o Prometeu, um titã considerado criador da raça humana que desafiou Zeus roubando o fogo dos deuses para dá-lo aos homens. A águia, segundo a mitologia, é o símbolo do espírito de Zeus que bica o fígado de Prometeu durante o dia e à noite renasceria um novo fígado, ficando um “eterno ciclo” de sacrifício voluntário em benefício de um bem maior — a espera na escuridão confiando que tudo terminará bem.

Tarô de Marselha

Existem diversos modelos do tarô Marselha com pouquíssimas variações de figuras, detalhes e cores. Na tradicional carta, aparece o homem pendurado por uma madeira verde (representação da natureza viva), amarrado somente pela perna direita enquanto a perna esquerda está dobrada formando um 4 – predomínio do material sobre o espiritual e a possível saída voluntária desta situação, além dos dois troncos formando um quadrado em todo cenário com seus galhos cortados. Cada tronco mostra 6 galhos cortados — numeração que representa equilíbrio mesmo diante da situação em que se encontra. Basta perceber a serenidade na expressão facial d’O Enforcado. Por fim, neste baralho, não aparece o halo amarelo, e sim, cabelos na cor azul representando a leveza mental ou o estado meditativo que ele se encontra.

Tarô Egípcio

Nessa versão de tarot, e em todas as cartas, há uma divisão em 3 partes: superior (plano espiritual), central (plano mental) e inferior (plano material) e os simbolismos que cada carta carrega estão relacionados aos eventos e personagens e deuses da cultura egípcia. No plano superior, sempre aparecerá símbolos dos Espíritos Planetários Olímpicos, letra do Alfabeto dos Magos e Ideogramas. O Enforcado e conhecido como O Apostolado. No centro da carta, aparece um homem pendurado por um pé (em sinal de renúncia) e com as mãos atadas sobre a cabeça. Com os pés, forma uma cruz e com os braços, forma um triângulo invertido. Ele está entre duas colunas com 9 degraus (ou pedras em cada coluna, de um lado a coluna está mais escura — representa as 9 regiões infernais, enquanto a outra coluna de pedras é mais clara —, indicando os 9 céus e as três moedas, como se estivessem caindo ao chão, representando o desapego material. No plano inferior, o cartucho com um tridente como sinal de dor e sofrimento. Há outra interpretação deste símbolo como o pentáculo de Salomão, a estrela de seis pontas. Por fim, a referência astrológica do planeta Lua em Touro e a letra hebraica Lamed.

The Wild Wood Tarot

Nesse tarot, inspirado na mitologia céltica e mergulhado na sabedoria xamânica, O Enforcado é O Espelho (The Mirror em inglês) no qual aparece uma sereia segurando a lua que ilumina sua cabeça e todo o cenário ao seu redor, enquanto a outra mão segura um espelho — objeto que simboliza o reflexo da realidade ou verdade. Ela está à beira do lago com sua calda dentro d’água. Ao seu lado aparece uma garça como símbolo guardiã de outro mundo. Seu olhar é penetrante como se estivesse caçando algo para colocar em sua bolsa em volta de seu pescoço. No cenário, vemos um barco com um corpo embalsamado dentro dele e mais ao fundo uma pequena ilha com 3 árvores que formam um triângulo ascendente remetendo à árvore da vida. Neste arcano, sentimos a contemplação da vida e da morte; da paz e da inquietude; realidade da verdade; do desapego e do sacrifício necessário para encontrar respostas.

Tarô Alquímico

Nesse tarô de Robert Place, a carta é denominada The Hanged Man (em inglês) na qual mostra um homem com a perna esquerda pendurado por uma cobra que o entrelaçou com a madeira. Está cobra também está presa a madeira onde vemos ela enrolada e pregada na madeira. A expressão facial e do corpo do enforcado é de desconforto com a situação. Sua cabeça está inclinada como se estivesse tentando sair daquela situação. Há moedas caindo ao chão, demonstrando o desapego material. Nesta carta a madeira é em três partes — duas colunas e a madeira central que prende a cobra e o homem. Aqui, O Pendurado é como um traidor que teria decaído em seu papel social e agora passa por sofrimento e vergonha. Por fim, o símbolo alquímico Calcinação, em que a matéria ou o corpo suspenso sobre o fogo para se obter o resultado esperado desta alquimia, ou seja, voluntariamente se sacrifica para promover o Opus (a obra). Já a cobra é a serpente de Mercúrio que foi crucificada. Ambos representam sacrifício voluntário.

Como O Enforcado te ajuda a desenvolver seus dons espirituais?

Carta do Enforcado
Sketchify / deepblue4you de Getty Images Signature no Canva

A carta O Enforcado pode ajudar a desenvolver os dons espirituais por oferecer perspectivas e abordagens diferentes como ampliar ou mudar uma visão ou crença espiritual, seja para eliminar algo que está limitando o seu crescimento ou mudar completamente como sair de uma religião e adotar uma nova filosofia de vida; desenvolver as virtudes do sacrifício e da abnegação; traz a profundeza da reflexão e meditação; e o desenvolvimento da aceitação e redenção à Jornada Espiritual e a paciência para autodescobertas dos dons, pois cada pessoa tem um perfil ou uma afinidade espiritual a ser desenvolvida.

A energia d’O Enforcado e a força interior

Força de Vontade. Esta é a força interior que O Enforcado desperta em nós, pois este arcano é uma mistura única de sacrifício, paciência, introspecção e uma mudança de visão que desperta essa força interior de forma profunda e transformadora. Carrega uma sensação de suspensão, de estar um estado intermediário, que, paradoxalmente, permite um maior contato com a própria essência interior e com o mundo espiritual.

O Enforcado na astrologia

Cada baralho traz sua correlação astrológica. Nas descrições dos baralhos acima, vimos que no tarot egípcio faz referência ao signo de Touro e Lua. Já em outras referências, a carta O Enforcado corresponde ao signo de Peixes por ser um signo que muitas vezes é associado à espiritualidade, à intuição e à capacidade de sacrifício em prol de um bem maior. Além disso, Peixes é regido por Netuno, um planeta ligado ao mundo da imaginação, dos sonhos e da transcendência.

Você também pode gostar

Essas virtudes correspondem aos significados deste arcano maior O Enforcado devido a sua disposição para o sacrifício e conexão com a iluminação do mundo espiritual em busca por perspectivas mais elevadas.

Vimos que para crescer e transformar é preciso sacrificar algo ou em alguma coisa, não no sentindo pejorativo ao que foi induzido à palavra; mas sim, ao real significado, que vem do latim sacrificium, composição de duas palavras “sacer” e “ficium” — que significam o ato de fazer/manifestar o sagrado, ou seja, ato de sair do profano (o sofrimento) para o sagrado (a elevação). Sendo assim, podemos concluir que o arcano O Enforcado desperta a capacidade de nos guiar na exploração de uma perspectiva mais elevada, na disposição de sacrificar o imediato em favor do futuro e no desenvolvimento da força interior necessária para enfrentar os desafios da vida com resiliência, aceitação e confiança. Para isso, precisamos estar com a mente e coração abertos para a trilhar uma boa jornada espiritual.

Artigo escrito em parceria com a numeróloga Liggia Ramos, colunista do Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br