Energia em Equilíbrio Espiritualidade Nutrição Energética

O que é Agni segundo a Ayurveda

Mãos unidas segurando vela redonda acesa
David Leys
Escrito por David Leys

O Ayurveda é uma sabedoria ancestral que traz diversos conceitos importantes os quais, desde milênios atrás, se encaixam na realidade e se adaptam à rotina da humanidade.

Um desses conceitos é o Agni. Agni é traduzido muitas vezes do sânscrito (idioma antigo no qual foram escritos os Vedas, textos sagrados que deram origem ao Ayurveda) para o português como “fogo”. Mas na verdade o Agni traz a essência da transformação, do calor e do ímpeto de transição das fases de cada fenômeno natural.

Agni na Natureza

Gota de orvalho caindo da ponta de folha
Foto de Pixabay no Pexels

O Agni está em tudo o que vive. Todos os fenômenos, corpos, tecidos e processos trazem o Agni como impulso para as transformações. Por esse motivo ele é muitas vezes associado ao fogo, que é o elemento que transforma.

Tudo que recebe impulso natural para uma próxima fase ou processo está recebendo Agni. A planta cresce, os animais crescem e suas células mudam e se multiplicam pela influência do Agni, que na natureza possui o Sol como um dos seus maiores embaixadores.

O calor do sol é o impulso para o crescimento de plantas, mudança das flores, desenvolvimento de casulos e reciclagem de material orgânico.

Agni no Nosso Corpo

Homem meditando em templo de olhos fechados
Foto de Artem Beliaikin no Pexels

No nosso corpo o Agni está presente em todos os níveis e tecidos. Todas as nossas mudanças corporais, crescimento, nutrição e envelhecimento dependem do Agni para ocorrer.

Um dos Agnis mais importantes do nosso corpo é o fogo digestivo, o Jataragni, que realiza a transformação dos alimentos através de processos físicos e químicos, permitindo que esses alimentos se transformem em nutrientes e, logo após, em parte dos tecidos.

Quando nosso Agni está baixo, o Jataragni é um dos primeiros a apresentar problemas perceptíveis, criando um quadro de má digestão, peso no estômago e subnutrição, por exemplo. Da mesma forma, quando nosso Agni aumenta sensivelmente de forma desequilibrada, efeitos como digestão excessiva, queimação e refluxo podem acontecer.

Manutenção do Agni

Palito de fósforo sendo queimado
Foto de Skitterphoto no Pexels

Algumas das características do Agni, que podemos observar também no elemento fogo, são sensibilidade e volatilidade. Dessa forma, a manutenção do Agni no nosso corpo depende de um delicado equilíbrio, da mesma forma que acontece com o nosso planeta.

Você também pode gostar

Perceber as alterações do Agni para mantê-lo na medida ideal é uma das práticas mais benéficas para a nossa saúde. Para saber o que fazer na prática, procure um terapeuta ayurvédico e inicie a sua jornada.

Sobre o autor

David Leys

David Leys

A Indamed é uma loja brasileira especialista em Ayurveda. Temos fitoterápicos importados da Índia à pronta-entrega para todo o Brasil, além de utensílios essenciais para a sua rotina diária e material didático relacionado ao Ayurveda e Terapias Naturais.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: indiamed.com.br I indiamedblog.wordpress.com
Facebook: indiamedbr
Instagram: @indiamedbr