Saúde Integral

O que é Dieta Macrobiótica?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A dieta macrobiótica é um tipo de dieta oriental que foi divulgada no ocidente pelo japonês George Ohsawa. Ela tem como base classificar os alimentos de acordo com o conceito de equilíbrio representado pelo símbolo oriental do Yin Yang. Alguns alimentos são Yin, enquanto outros são Yang. Com isso, busca-se o equilíbrio entre os alimentos, pois acredita-se que eles influenciam não só o corpo, mas também a mente e o bem-estar geral do indivíduo.

O Yin Yang é um símbolo que vem do Taoísmo, religião chinesa que expõe toda a dualidade do universo. Levando esse conceito para a alimentação macrobiótica, temos os alimentos doces e frios relacionados ao Yin, e os alimentos salgados e quentes relacionados ao Yang. Para atingir o equilíbrio, esses dois tipos de alimentos sempre devem estar na dieta.

Um dos principais pontos desse cardápio é evitar produtos industrializados e processados. É incentivado o consumo de produtos naturais e de preferência plantados e cultivados pela própria pessoa, sem agrotóxicos e conservantes.

Para ter ideia do que compõe esse tipo de dieta, veja alguns alimentos que são ou não permitidos:

Alimentos permitidos
  • Soja fermentada, grãos em geral, sopa, peixes, vegetais, sementes, frutas em geral.
Alimentos não permitidos
  • Refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolate, farinha refinada, carne, lácteos, cafeína, conservantes.

Levando em conta que os alimentos afetam o estado mental das pessoas e a ligação da dieta macrobiótica com filosofias orientais de harmonia, podemos perceber que ela está ligada a um estilo de vida mais zen e pacífico. Portanto, pode ser uma opção interessante de hábito alimentar para aqueles que são adeptos de meditação e seguidores de filosofias orientais de uma forma geral.

O que sempre alertamos aqui no Eu sem Fronteiras é a necessidade de se consultar com um nutricionista antes de entrar em alguma dieta muito diferente dos seus hábitos alimentares atuais. A sua saúde pode ser beneficiada com novos hábitos, mas sempre esteja com os exames médicos em dia e tenha um acompanhamento de profissionais da área da saúde e nutrição, para não correr o risco de faltar nutrientes importantes para a sua saúde.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]