Energia em Equilíbrio

O que é equinócio de outono e primavera

Folhas coloridas do outono e primavera
123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nas aulas de geografia, muitas pessoas devem ter deparado o termo “equinócio”. Embora tenhamos aprendido naquela época o que é esse fenômeno, pode ser que a definição de o que é equinócio de outono e de primavera tenha se perdido ao longo dos anos.

Agora, além de entender o que é equinócio de outono e de primavera, você vai descobrir o tipo de energia que cada um desses fenômenos emana e qual é a melhor forma de aproveitar esses eventos astronômicos.

Ao se questionar: “O que é equinócio de outono e de primavera?”, você deve buscar entender o que é um equinócio, em primeiro lugar. Para isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a geografia da Terra.

O planeta Terra tem um formato geóide e gira ao redor do Sol com uma leve inclinação. Essa configuração faz com que os raios solares atinjam a superfície terrestre de formas diferentes, de acordo com a porção (norte ou sul) do planeta, criando as estações do ano que apresentam datas diferentes para cada um dos hemisférios.

Ilustração demonstrando o equinócio e o solstício
123RF

No caso do equinócio, porém, o Sol cruza a linha imaginária do Equador (que divide o planeta pela metade, horizontalmente) e atinge o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte com a mesma intensidade, como se as duas partes do planeta estivessem igualmente iluminadas.

Ainda assim, o equinócio de outono e o equinócio de primavera ocorrem em datas distintas para cada porção da Terra, visto que eles marcam o começo de determinadas estações.

Depois de entender o primeiro conceito sobre o que é equinócio de outono e de primavera, você vai aprender detalhes de cada um desses fenômenos, reconhecendo as energias que eles liberam e aproveitando rituais para melhorar a sua vida.

Equinócio de outono

Continuando a investigação para descobrir o que é equinócio de outono e de primavera, desvendaremos os mistérios do equinócio de outono. Esse fenômeno marca o primeiro dia de outono no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte. Na porção sul do planeta, o equinócio de outono acontece no dia 20 de março. Na porção norte, em 22 de setembro.

Sol iluminando o gramado
Jake Givens/Unsplash

Isso significa que a Terra estará igualmente iluminada pelo Sol nos dias 20 de março e 22 de setembro. O dia e a noite terão a mesma duração – doze horas cada – e o anúncio do outono terá sido finalizado.

Energias do equinócio de outono

Ao longo da sua jornada para responder o que é equinócio de outono e de primavera, garantimos que você aprenderá sobre as energias de cada um dos equinócios. Antigamente, o equinócio de outono era entendido como o momento para realizar a colheita de tudo aquilo que cresceu durante o verão, preparando-se para o inverno.

Flores sendo iluminada por um pôr do sol
Irina Iriser/Unsplash

Sendo assim, o equinócio de outono é um momento de recolhimento, de analisar as questões da sua vida que foram cultivadas até o ponto onde você chegou. É uma fase mais harmônica, na qual você deve estimular seus melhores pensamentos e comportamentos.

Por ser o momento de colher os frutos que você plantou, é importante colocar em prática o exercício da gratidão. Agradeça pelas pessoas que estiveram ao seu lado durante as dificuldades, reconheça as batalhas que você enfrentou e crie lembranças que vão durar para toda a vida, não só durante o outono.

Ritual para o equinócio de outono

Do que seria a descoberta do significado do equinócio de outono e de primavera se não pudéssemos aproveitar esses fenômenos de forma prática? Arregace as mangas e se prepare para realizar um ritual para o equinócio de outono!

Para o equinócio de outono, você deve elaborar um ritual de purificação, para liberar de dentro de você tudo aquilo que quer deixar para trás. O resultado será mais eficiente se você fizer uma limpeza nos seus armários e na sua casa, mantendo todo o ambiente purificado.

Sala com estante de libros, vaso e um abajur
Samantha Gades/Unsplash

Pegue um sino e mentalize tudo aquilo que precisa ser removido dos seus sentimentos e da sua vida. Passeie por cada canto da sua casa e badale onze vezes em cada um desses lugares, para renovar as energias que estão fluindo por eles. Depois movimente seu corpo sem critério, apenas com o intuito de movimentar as suas energias. Sinta a diferença!

Equinócio de primavera

Parece que você já é capaz de responder metade da pergunta: “o que é equinócio de outono e de primavera?”. Vamos para a outra metade: “O que é equinócio de primavera?”. É esse o fenômeno que determina o início da primavera no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, quando a Terra está igualmente iluminada em ambos.

Campo de flores
Alexandru Tudorache/Unsplash

O equinócio de primavera acontece no dia 20 de março, no Hemisfério Sul, e no dia 22 de setembro, no Hemisfério Norte. Essas datas parecem familiares? Note que no dia em que o outono começa em um hemisfério, a primavera começa no outro. O dia e a noite duram o mesmo tempo, com doze horas cada um.

Energias do equinócio de primavera

As energias que o equinócio de primavera emanam só poderiam ser descobertas a partir do questionamento sobre o que é equinócio de outono e de primavera. O primeiro dia dessa estação do ano marca uma mudança significativa nos ares e na Terra. Antes, durante o inverno, nada crescia; agora tudo passa a florescer.

O equinócio de primavera define a renovação de um ciclo. É por isso que as pessoas, ao fazerem aniversário, dizem que completaram mais uma primavera. É o momento para se aventurar, crescer, começar novos projetos, fazer amizades e investir em relacionamentos.

Pessoa segurando um buquê de flores coloridas
Chen Mizrach/Unsplash

É o período do ano ideal para se mostrar para o mundo, compartilhar seus sonhos e suas ambições, deixar para trás tudo que já passou e se preparar para um novo ciclo e para uma nova chance de ser feliz e de aproveitar cada experiência ao máximo. Entregue-se aos seus instintos e renove os seus pensamentos!

Ritual para o equinócio de primavera

Ao final do seu aprendizado sobre o que é equinócio de outono e de primavera, você pode realizar um ritual para aproveitar as energias do equinócio de primavera. É tempo de florescer e de cultivar. Siga as instruções que preparamos e mentalize aqueles projetos nos quais você está investindo.

Ingredientes:

  • Vaso pequeno;
  • Terra fresca (elemento Terra);
  • Sementes ou muda de uma planta;
  • Folha sulfite branca e quadrada;
  • Caneta de tinta azul;
  • Cristal de sua preferência;
  • Três paus de incenso;
  • Taça com água;
  • Vela lamparina branca.

O ritual

Vaso com planta em uma janela
Eduard Militaru/Unsplash

Em uma janela, deposite a terra no vaso dizendo: “A terra dá firmeza aos meus desejo e segurança para a minha vida”. Com a caneta azul, escreva no papel o que você deseja. Dobre o papel quatro vezes e o coloque em cima da terra.

Deposite o cristal em cima do papel e repita: “O poder do cristal me protege e me afasta do mal. Tudo o que eu desejo vem a mim”. Coloque três punhados de terra sobre os objetos e plante as sementes, dizendo: “Enquanto a natureza cresce, meu pedido cresce”.

Você também pode gostar

Despeje toda a terra restante sobre o vaso e coloque os três paus de incenso em volta das sementes ou da planta, formando um triângulo. Acenda cada um deles falando: “O incenso purifica e leva aos céus o meu desejo”.

Com a lamparina acesa, diga as palavras: “O fogo alimenta a vida e a vida me dá o que eu peço”. Regue a terra com a água, dizendo: “Rego com amor o que desejo com fervor”. Deixe o altar montado durante toda a noite e descarte os restos de vela e de incenso ao amanhecer.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]