Saúde Mental

Como tratar a ansiedade de forma natural e sem remédios

Mulher com dificuldades para respirar.
Avatar
Escrito por Larissa Yasmim
Nunca se pensou tanto em como tratar a ansiedade quanto atualmente.

A ansiedade e o nervosismo são sentimentos naturais do ser humano. Entretanto, não são raras as vezes em que eles se transformam em um transtorno caracterizado por sintomas como agitação, hiperventilação, palpitação e sudorese, que chegam a se manifestar simultaneamente quando ocorre uma crise de ansiedade.

Um acompanhamento médico e, por vezes, a utilização de medicamentos são imprescindíveis para o tratamento do transtorno de ansiedade. Entretanto, com a popularização de tratamentos mais naturais e a decisão de muitas pessoas em diminuir ou evitar o exagero no consumo de remédios, tratar a ansiedade de forma natural se tornou uma questão cada vez mais em pauta.

Além do acompanhamento psicológico, é possível complementar o tratamento da ansiedade com medidas naturais e que não exigem a ingestão de medicamentos. Pensando nisso, listei algumas dicas que você pode seguir para te auxiliar nesse processo de tratamento da ansiedade.

Continue a leitura para conferir!

Como tratar a ansiedade de forma natural: 6 dicas

1. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos é uma das principais respostas quando a pergunta é como tratar a ansiedade generalizada. Isso porque a atividade física ajuda na liberação da serotonina, conhecida como o hormônio do humor, que auxilia na diminuição dos sintomas da ansiedade.

Além disso, no momento em que praticamos o exercício físico a mente se volta ao cuidado com o corpo, sendo possível, também, usar a atividade como um momento de reflexão. A prática de atividade física pelo menos três vezes por semana já pode causar efeitos positivos e controle do transtorno.

Você também pode gostar de:

2. Explore a meditação

Mulher meditando.

Outra maneira muito eficaz para tratar a ansiedade é praticando a meditação. Focar na respiração, que costuma ser afetada nos momentos de crise da doença, por exemplo, ajuda a organizar os pensamentos e até mesmo a diminuir a propensão ao acontecimento de uma nova crise.

A meditação para ansiedade tem resultados comprovados e é uma técnica que pode ser inserida na rotina de maneira simples, sem a necessidade de ferramentas ou aparatos externos.

3. Invista em chás e plantas medicinais

Xícara de chá.

Presentes na medicina popular e muito utilizados por gerações, os chás são, ainda hoje, grandes aliados no tratamento de diversas doenças, inclusive da ansiedade.

Plantas medicinais com propriedades calmantes, como o maracujá e a camomila, podem ser ingeridas como chás, auxiliando, assim, no controle de sintomas como o nervosismo acentuado.

Outras plantas, como a passiflora e a valeriana, também podem servir de princípio ativo nos chamados medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas.

4. Cuide da sua alimentação

Mulher comendo frutas.

Além das plantas medicinais, uma alimentação equilibrada e saudável pode ter impacto

no bem-estar das pessoas com ansiedade.

Alimentos ricos em triptofano, magnésio e vitamina B6 figuram na lista de recomendados para a ingestão. Isso porque auxiliam na produção natural da serotonina, responsável

pelo controle e diminuição dos sintomas da doença.

5. Dê uma chance às terapias alternativas

Terapia de Reiki.

A terapia com um profissional especializado é a principal medida a ser tomada quando se pensa em como tratar a ansiedade. Porém, em adição ao acompanhamento médico, outras alternativas podem ser utilizadas no tratamento do transtorno.

Aromaterapia, terapia de florais, cromoterapia, reiki, acupuntura e reflexologia são apenas algumas das terapias alternativas existentes que prometem promover uma melhora ou até mesmo a cura da ansiedade.

É claro que não há a necessidade da aderência a todas as técnicas disponíveis, porém pode ser benéfica a combinação de algum tratamento complementar com terapia tradicional, agregando qualidade de vida ao paciente.

6. Tenha uma boa rotina de sono

Mulher dormindo.

Uma boa noite de sono pode ser a solução para muitos problemas. Infelizmente, quando se trata do transtorno de ansiedade, uma simples noite bem dormida não é capaz de acabar com a doença, mas representa uma parte fundamental em seu tratamento.

A insônia e a preocupação excessiva antes de dormir são sintomas muito comuns da ansiedade. Por isso, é importante preparar-se e desacelerar o ritmo nas horas que antecedem o descanso diário. Uma maneira poderosa de conseguir acalmar e relaxar antes de dormir é com a meditação, nossa dica número 2.

Está pronto para colocar em prática nossas dicas sobre como tratar a ansiedade de forma natural? Então não esqueça de baixar agora o e-book gratuito para descobrir outras maneiras de melhorar sua ansiedade por meio da meditação!

Sobre o autor

Avatar

Larissa Yasmim

Me chamo Larissa Yasmim, tenho 21 anos e trabalho como redatora web há mais de dois anos.

Hoje, decidi aliar os conhecimentos que adquiri ao longo da minha jornada nesta profissão (e todo meu amor à escrita) à vontade que sempre tive de conseguir, de alguma forma, ajudar e conscientizar as pessoas.

Com a parceria do “Eu Sem Fronteiras”, foi possível tornar essa vontade uma realidade. Espero, de coração, que os meus conteúdos publicados aqui possam ser úteis e valiosos para sua vida. <3

Contatos
Email: [email protected]
LinkedIn: Larissa Yasmim Souza
Ebooks Recomendados: Série Transforme você
| 10 Dicas Fundamentais para Melhorar a Sua Vida com REIKI