Saúde Integral

O que é necessário para ter uma boa noite de sono?

Luiz Razzante Júnior
Você sabia que a falta de um sono com qualidade pode causar irritabilidade, falta de concentração, dificuldade de cognição e outros problemas mais?

Pois é, hoje a ciência vem comprovando que para se ter qualidade de vida, além de ter um estilo de vida saudável que tenha uma prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação, é necessário também uma boa noite de sono.

shutterstock_235453666-2

Tenha uma refeição leve a noite de preferência com “água quente”.

Alguns estudos realizados no Instituto do Sono da Unifesp mostram que a carência de sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e depressão.

Segundo a medicina chinesa, durante o sono a energia nutritiva é interiorizada, fazendo uma “varredura” e reenergização dos órgãos. E ainda a orientação desta medicina é de fazermos uma refeição leve a noite de preferência com “água quente” ou seja, sopas, chá com torradas, etc… para ajudar o relaxamento do corpo e o trabalho de limpeza interna.

Mas qual seria o número ideal de horas de sono? Depende de cada indivíduo e da constituição de cada um, mas pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira do Sono mostram que o brasileiro dormem em média 7,5 horas por noite e os principais problemas não estão só em conseguir dormir, mas em manter um sono contínuo durante toda a noite.

Segundo Rudolf Steiner, filósofo alemão criador da Antroposofia, o sono e a vigília aparecem como um grande ritmo respiratório e a falta de ritmo da vida moderna faz com que as pessoas se desequilibrarem internamente.

Sobre o autor

Luiz Razzante Júnior

Luiz Razzante Júnior

Dr. Luiz Razzante Júnior é médico clínico geral (CRM-63734). Trabalha com homeopatia, acupuntura, medicina antroposófica e técnicas de regressão de memória. Ministra palestras sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida. Foi apresentador do Programa "De Bem Com A Vida" durante 7 anos na rede Eco TV na região do ABCD, e há 5 anos é colunista do Jornal Tribuna do ABCD, escrevendo artigos sobre saúde. Atende em consultório tanto em São Paulo (Alameda dos Tupiniquins, 193) como em São Caetano do Sul (Rua Nossa Senhora de Fátima, 579)

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 4229-3366
Site: www.debemcomavida.com