Astrologia

O que significa Mercúrio no Mapa Astral?

A astrologia é muito mais do que a compreensão dos elementos do Universo. Em um sentido individualizado, ela é uma ferramenta de autoconhecimento, que nos auxilia a desvendar qual é a nossa essência, quais comportamentos adotamos ao longo da vida e como nos relacionamos com outras pessoas.

Sendo assim, é essencial conhecer o seu mapa astral e entender cada elemento dele e uma parte importante dessa análise é o significado de cada planeta. Todos eles nos afetam de alguma forma e aparecem no nosso mapa em algum signo específico, porém o simbolismo deles não é tão difundido assim, o que pode gerar muitas dúvidas.

Então, se você está se aventurando na astrologia para mergulhar na sua interioridade, está na hora de se aprofundar também no que cada planeta indica. A seguir, você vai ampliar os seus conhecimentos sobre o planeta Mercúrio, que afeta intensamente a sua maneira de se comunicar com os outros. Confira!

Compreendendo o planeta Mercúrio

Símbolo de mercúrio em um céu estrelado.
Allexxandar / Getty Images / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

O planeta Mercúrio, segundo a astrologia, simboliza um mensageiro ou um intérprete e é ele quem processa os nossos conhecimentos e sentimentos em alguma forma de comunicação. Dessa forma, ele indica como será a maneira de se relacionar de cada pessoa, dependendo do aspecto astrológico que ele apresenta.

A partir disso, no mapa astral, Mercúrio nos mostra como falamos, como escrevemos, como gesticulamos e quais são as nossas habilidades manuais e mentais. Se você quer compreender como você expressa as suas ideias e os seus sentimentos para outras pessoas, é para Mercúrio que você deve olhar.

Além disso, o planeta Mercúrio atua com mais intensidade sobre dois signos, que são os signos regentes dele: Gêmeos e Virgem. Em nativos desses dois signos, observaremos muitas das características de Mercúrio, como a boa comunicação e a praticidade para lidar com questões da vida, respectivamente.

Mercúrio e as comunicações

Cada um de nós tem o próprio jeito de se comunicar. Os mais tímidos, por exemplo, falam apenas quando se sentem muito confiantes sobre o que querem dizer. Os mais extrovertidos, por outro lado, manifestam os próprios pensamentos com liberdade e ousadia.

Não existe um jeito certo de dizer o que se passa dentro de nós, porém, segundo a astrologia, algumas configurações de mapa astral de uma pessoa podem indicar que ela se comunica de um jeito diferente do que ela realmente é.

Isso acontece quando o planeta Mercúrio está em um signo diferente do signo solar de um indivíduo. Supondo que ele tenha o Sol em Leão e Mercúrio em Escorpião, é provável que a comunicação dele não traduza com exatidão o que ele pensa e sente.

Em uma outra situação, se Mercúrio estiver no mesmo signo solar de alguém, tudo indica que a maneira de se comunicar dessa pessoa é bastante coerente com o que ela realmente acredita. Sendo assim, é provável que ela seja muito sincera e tenha facilidade para expressar pensamentos e sentimentos.

Imagem de mercúrio sendo iluminado pelo sol.
Dronandy / Getty Images / Canva / Eu Sem Fronteiras

Analisando o impacto de Mercúrio em um sentido mais coletivo, há um ponto de atenção. Se Mercúrio está retrógrado, isto é, do ponto de vista da Terra parece que ele está andando para trás, algumas mudanças ocorrem na nossa comunicação.

É um momento para revisar as nossas ideias, os nossos pensamentos e as nossas maneiras de comunicar aquilo que pensamos e sentimos. É como se preparar para uma prova, fazendo uma grande revisão de tudo que já foi aprendido.

Além disso, observa-se que Mercúrio retrógrado pode dificultar alguns elementos da nossa comunicação, desde o acesso à internet até problemas para se concentrar melhor. Isso acontece a fim de que tenhamos mais um estímulo para pisar nos freios e analisar o que já passou, antes de seguir em frente.

Então, durante o Mercúrio retrógrado, lembre-se de refletir sobre os conhecimentos que você tem adquirido, organize-se de forma atenta e criteriosa e revise com calma qualquer documento ou prova importante que você precisa fazer.

Mercúrio nos signos

O efeito de Mercúrio sobre cada pessoa dependerá do aspecto astrológico desse planeta no seu mapa astral. Sendo assim, identifique quais características de comunicação ele estimula de acordo com cada signo!

1) Áries

Ao mesmo tempo em que Mercúrio em Áries estimula uma comunicação ágil, eficiente e preocupada com o presente, também pode provocar comentários ácidos e certa impulsividade na escolha de palavras.

2) Touro

Mercúrio em Touro é um aspecto astrológico que representa uma comunicação prática, estável e de bom senso. Por outro lado, ele também pode indicar a presença de muitos pensamentos conservadores e de um orgulho acentuado.

3) Gêmeos

Se você tem Mercúrio em Gêmeos, é provável que saiba se comunicar com facilidade, adaptando-se a inúmeras situações e sendo capaz de manter qualquer conversa. Talvez, entretanto, você mude de opinião rapidamente, além de ser um pouco impaciente.

4) Câncer

Com Mercúrio em Câncer, uma pessoa pode ter uma boa memória, uma facilidade para ouvir os outros e uma capacidade de absorver informações. É preciso, porém, tomar cuidado com o desequilíbrio emocional e com o tom dramático que pode dar a muitas situações.

5) Leão

O Mercúrio em Leão estimula a criatividade, a energia e uma comunicação realista, que é bastante prática, mas também pode trazer um tom de arrogância e de egoísmo ao se comunicar com os outros.

6) Virgem

Uma pessoa que presta atenção a detalhes de cada conversa e que se dedica à comunicação eficiente é quem tem Mercúrio em Virgem. A mania de reclamar e a mente mais fechada, entretanto, são típicas desses nativos.

7) Libra

Ser observador e ser simpático são características típicas de quem tem Mercúrio em Libra. Ademais, é possível perceber a formação de opiniões equilibradas e conscientes. Apesar disso, essa pessoa pode ser bastante indecisa e irritar com facilidade.

8) Escorpião

A comunicação de quem tem Mercúrio em Escorpião é cheia de energia, sedutora e sincera. Ainda assim, pode apresentar um lado misterioso, desconfiado e bastante rancoroso.

9) Sagitário

Mercúrio em Sagitário caracteriza uma pessoa otimista, tranquila e honesta. Mesmo com essas qualidades, essa pessoa pode ser exagerada, irresponsável e infiel às próprias promessas.

10) Capricórnio

O Mercúrio em Capricórnio é um aspecto astrológico que indica responsabilidade, honestidade e praticidade ao se comunicar, porém traz características negativas, como mau humor, desequilíbrio emocional e um comportamento julgador.

Você também pode gostar

11) Aquário

Uma pessoa que tem Mercúrio em Aquário costuma ser comunicativa, amiga e bondosa ao falar com os outros. Por outro lado, ela pode transmitir um ar arrogante, excêntrico e rebelde.

12) Peixes

Mercúrio em Peixes estimula a intuição, a tranquilidade e a sabedoria ao se comunicar com outros indivíduos. Por outro lado, também caracteriza uma pessoa tímida, inocente e que pode se vitimizar.

A partir de todas essas informações apresentadas, conclui-se que o planeta Mercúrio é muito importante para a definição das nossas personalidades, pois é essa parte do Universo que define como nos comunicamos com outras pessoas e como expressamos os nossos sentimentos. Dessa forma, aprofunde-se no aspecto astrológico desse planeta para se conhecer melhor!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br