Astrologia Autoconhecimento

Como as energias de Mercúrio Retrógrado afetam nossa vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Mercúrio retrógrado, pela visão científica, é um fenômeno que ocorre quando o planeta parece “andar para trás” e, assim, afasta-se do Sol – quando observado da Terra. Essa movimentação ocorre cerca de 3 a 4 vezes em cada ano e dura aproximadamente 20 dias. Na astrologia, existe um ponto de vista que afirma que esse acontecimento influencia de diversas formas a vida humana. Entenda mais sobre a seguir!

O que é o Mercúrio retrógrado na astrologia?

Na astrologia, esse fenômeno representa a contraversão no ritmo de algumas atividades regidas pelo astro – geralmente as mais ágeis e funcionais – tendo em mente que Mercúrio é considerado o planeta da comunicação. De forma mais clara, Mercúrio Retrógrado pode virar tudo de cabeça para baixo, pois todo o poder influente desse planeta entra em uma contramão, promovendo a desaceleração e retardando alguns acontecimentos na vida cotidiana.

Para saber o que ele significa de forma mais clara na astrologia, é necessário saber em qual signo ele está nesse momento no seu mapa e, nós já vamos te ajudar com isso!

Energias que acompanham o Mercúrio retrógrado

Muitas pessoas consideram esse fenômeno um “inferno astral”, quando tudo o que acontece acaba ganhando uma dimensão enorme e completamente negativa. Mas acalme-se! Entenda que, por ser o planeta da comunicação e por estar em movimento retrógrado, automaticamente podemos perceber que o fenômeno nos passa uma energia de tempo. Sabe aquela sensação de dar um passo para trás e refletir um pouco sobre a vida? É praticamente isso!

As energias que pairam sobre esse acontecimento nos instigam a avaliar um pouco mais as situações da nossa vida no momento e promovem um tempo de introspecção. É preciso retroceder e fazer uma limpeza, tanto espiritual quanto emocional, e até mesmo no ambiente em que você vive.

Obs: geralmente, as pessoas que possuem diversos planetas retrógrados em seu mapa astral tendem a ser mais profundas quando o assunto é pensar sobre a vida.

Imagem do planeta Mercúrio ao lado do Sol e das estrelas.
Imagem de GooKingSword por Pixabay

Influências negativas

Como já dito anteriormente, esse fenômeno pode vir a atrapalhar grandemente a área da comunicação. A astrologia afirma que as más influências não ocorrem somente no interior do Ser, mas também nas coisas externas. O período de Mercúrio retrógrado pode interferir no funcionamento de eletrônicos que possibilitam a comunicação em uma escola ou trabalho, por exemplo. Então, saiba que durante estes dias, é bem provável que alguns aparelhos como celulares, computadores, entre outros apresentem alguma falha.

Esteja sempre atento em todas as áreas de comunicação da sua vida, seja em e-mails, mensagens, telefonemas, ou qualquer coisa que você utiliza para se comunicar. Prepare também o seu psicológico para não se estressar caso algo dê errado!

O Mercúrio retrógrado também pode promover atrasos, tanto em tarefas do dia a dia quanto nos compromissos que você vai adiando sem perceber. Para evitar qualquer problema, planeje-se com cuidado e mantenha os seus planos e prazos em dia!

Influências positivas

Mesmo com diversas adversidades, o retrocesso de Mercúrio pode promover um bom retorno na sua vida. Retornar é renovar e até mesmo recomeçar. Você pode aproveitar as energias desse fenômeno para retomar alguns planos deixados para trás e recuperar algumas amizades negligenciadas.

Decida resolver ao invés de adiar e olhe para tudo como uma nova oportunidade. Dar um passo para trás não significa sentir medo ou desistir, mas ser cauteloso e analisar as oportunidades com clareza para que atitudes certas sejam tomadas.

Cuide da sua mente, do seu corpo, da sua casa e reforce os laços com as pessoas que te fazem bem!

Imagem em preto e branco do planeta Mercúrio.
Imagem de WikiImages por Pixabay

Energia pessoal durante o Mercúrio retrógrado

O ser humano geralmente vive a vida a partir de um reflexo externo do mundo. Todos vivemos olhando para os lados, para frente, para trás… e raramente olhamos para dentro! Nessa hora, é preciso analisar o próprio Ser para que certas coisas sejam entendidas e venham a ser resolvidas!

Durante esse fenômeno, foque nos seus projetos pessoais e reserve as suas energias para resolver as coisas das quais você costuma fugir. Não perca energia com brigas ou reclamações. Murmurar não te fará avançar e se lembre: esse momento é propício para parar e avançar em seguida. Não tenha pressa!

Energias do Mercúrio retrógrado em cada signo

Durante esse período, cada signo é afetado de uma maneira. Para entender melhor como você será afetado, busque saber em qual signo do seu mapa o planeta está retrógrado e veja a seguir:

Mercúrio retrógrado em Áries: esse é um momento extremamente importante para você! A sua personalidade poderá ser afetada, tornando mais difícil a tomada de certas decisões. Organize as suas metas e se atente ao seu comportamento;

Mercúrio retrógrado em Touro: é bem provável que você não sinta nenhuma mudança externa, mas perceba que a introspecção fará parte dos seus dias. Pare um pouquinho e analise o seu passado. Passe um tempo sozinho e tome cuidado com os segredos!

Mercúrio retrógrado em Gêmeos: talvez você saiba que Mercúrio é o planeta que rege Gêmeos, e por isso esse trânsito retrógrado é bem importante para você. Durante essa fase, se comunicar com as pessoas pode ser algo um pouco difícil. Tente ser claro e objetivo em tudo o que desejar falar. Algumas mudanças podem surgir ou algo que você estava esperando pode não acontecer;

Imagem do Sol sobre o planeta Mercúrio.
Imagem de Comfreak por Pixabay

Mercúrio retrógrado em Câncer: não pense em iniciar uma carreira agora ou assinar algum contrato. Se você possui alguns projetos e pensa em colocá-los em prática, reavalie cada um com atenção. As energias para você nesse período são de calma! Espere um pouco e não seja impulsivo;

Mercúrio retrógrado em Leão: a influência desse acontecimento pode ser extremamente positiva para você! Repense sobre as suas metas e, se possível, altere algumas. Pare para pensar um pouquinho e deixe a criatividade tomar conta de você! Algumas coisas boas podem surgir, mas não pense em viagens ou em estudos agora;

Mercúrio retrógrado em Virgem: por também ser o planeta regente de virgem, saiba que os “passos para trás” podem fazer com que algumas coisas saiam do controle na sua vida. Se possível, adie investimentos e organize-se financeiramente;

Mercúrio retrógrado em Libra: as suas relações pessoais podem ser afetadas. Fuja de negociações e contratos que envolvam parcerias, como casamentos ou maiores envolvimentos no trabalho. Você pode ser mal interpretado com facilidade durante esse período!

Mercúrio retrógrado em Escorpião: cuide do seu trabalho. Se você está infeliz com o seu atual emprego, peça demissão, mas planeje-se antes. Atente-se à sua saúde. A energia do momento é de atenção a sua vida pessoal. Foque em você!

Imagem em preto e branco do planeta Mercúrio.
Imagem de Queena Deng por Pixabay

Mercúrio retrógrado em Sagitário: não fale tanto sobre a sua vida pessoal para as outras pessoas. Evite começar novas relações. A energia é de reconciliação e você pode reencontrar alguém do passado. Fuja de novos encontros;

Você também pode gostar

Mercúrio retrógrado em Capricórnio: cuide das suas propriedades e priorize a sua família. Se você sentir a vontade de mudar de casa, reorganize os móveis de uma forma diferente. Não compre novos imóveis;

Mercúrio retrógrado em Aquário: momento para estar atento a quase tudo! Atente-se à comunicação com outras pessoas, novos contratos, documentos, viagens e qualquer coisa que você pretende fazer no momento. Alguns imprevistos podem surgir e você precisa estar sempre ligado!

Mercúrio Retrógrado em Peixes: durante esse período, quem tem o planeta retrógrado no signo de Peixes se sentirá indeciso. Alguns planos poderão ser mudados, e é preciso ter calma! Se sentir frustrado é normal, mas é preciso refletir e entender o caminho percorrido até onde você está agora e analisar as suas atitudes. Dê ouvidos a sua intuição!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]