Astrologia Autoconhecimento

Características do signo de Capricórnio

Céu estrelado com o símbolo do signo de Capricórnio
Alxey Penferov / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Trabalhadores, maduros e reservados, quase tímidos. Esses são os capricornianos, também muito sérios em seus objetivos e que demoram bastante a confiar em alguém. Mas você conhece todos os detalhes do signo de Capricórnio? Sabe qual é o seu símbolo, como ele se comporta no amor e quais são suas características? Siga neste artigo para compreender todos os detalhes do signo de Capricórnio!

Sol em Capricórnio

No Mapa Astral, cada astro e cada planeta nos afetam e nos influenciam de uma maneira singular e única. O Sol, por exemplo, é o responsável por definir os contornos mais essenciais de quem somos, ou seja, nossas características mais fundamentais. O que define qual é o nosso signo solar e, portanto, qual signo mais influencia a nossa essência, é a posição dos astros no momento do nosso nascimento. Se o Sol estava transitando o signo de Capricórnio no exato momento em que você nasceu, esse signo é aquele que vai influenciar a sua essência e as suas características mais fundamentais e básicas.

Símbolos de Capricórnio

O símbolo do signo de Capricórnio é uma cabra. A simbologia vem do fato de que a cabra é um animal forte, já que sobe montanhas, mas que aceita fazer essa subida de maneira lenta e gradual, sem pressa. É um animal que demonstra bem as características de persistência e ambição tão relacionadas ao a esse signo. Originalmente, porém, o símbolo do signo era o ser mitológico Capricornus, um animal com corpo de cabra e rabo de peixe.

Imagem de fundo branco e em destaque um casal de namorados de mãos dadas. Ela usa uma blusa de manga curta na cor marrom, um colar e uma calça preta. Ele usa uma calça azul escuro e  uma camisa xadrez nas cores azul e branco.
5688709 / Pixabay

Signo de Capricórnio no amor

O capricorniano é uma pessoa que gosta de ter sua vida organizada e bem administrada, então não combina com relacionamentos casuais ou que estão sempre indo ou voltando, ou, ainda, nos quais as pessoas vivem brigando. Por serem bastante racionais e preocupados com bens materiais, os capricornianos trazem isso para o relacionamento, portanto são muito preocupados com as questões mais práticas no amor, como finanças, bens, entre outra. Além disso, caso estejam se relacionando com pessoas mais submissas, eles tendem a assumir as rédeas do relacionamento e podem se tornar um tanto quanto controladores, mas são provedores e estão sempre atentos às necessidades dos parceiros.

Personalidade de Capricórnio

A principal característica dos capricornianos é que eles são bastante trabalhadores e perseverantes, logo determinam metas e vão atrás dessas metas, custe o que custar. Eles não têm medo de pôr a mão na massa e são donos de uma força de vontade impressionante, além de serem bastante ambiciosos e astutos, sempre encontrando uma maneira de conseguir aquilo que desejam. Como são focados em seus objetivos, eles costumam ser mais reservados e introspectivos, porque estão sempre pensando em suas questões. São pessoas que demoram a confiar a alguém, e mais ainda a se abrir. Caso se sintam pressionados a isso, aí é que ficam receosos e diminuem ainda mais o ritmo.

Características do signo de Capricórnio

Desde muito jovens, os capricornianos são considerados maduros, se comparados às pessoas de sua idade. São pessoas muito centradas, organizadas e que administram bem o seu tempo para conquistar todos os objetivos que desejam alcançar. Conforme vão se sentindo mais realizadas na vida, essas pessoas vão pegando mais leve, então é como se fossem rejuvenescendo ao longo do tempo. Capricornianos são bastante realistas e “pé no chão”, portanto não costumam se envolver com espiritualidade ou com aquilo que não pode ser explicado de maneira racional.

Imagem de várias mãos segurando copos com drinks bem coloridos. Os copos estão decorado e cada um tem um canudo e e alguns possuem uma folha de hortelã.
Bridgesward / Pixabay

Capricórnio e os outros signos

— Áries: o capricorniano é bastante paciente e perseverante, enquanto o ariano é impulsivo e tende a mudar os rumos se algo não dá certo, o que pode ser um problema para os dois.

— Touro: taurinos e capricornianos são bastante teimosos e persistentes, além confiáveis e carentes de segurança. Se tudo isso puder ser conciliado, tem tudo para dar certo.

— Gêmeos: risonho e engraçado, o geminiano pode ser um ponto de paz na vida tão séria do capricorniano, mas também pode fazê-lo perder a linha por causa da imaturidade.

— Câncer: os cancerianos são carentes e ligados à família; se o capricorniano tiver entre seus objetivos constituir família e construir algo sólido, pode ser uma relação linda!

— Leão: extrovertidos e expansivos, os leoninos podem ser o extremo oposto dos capricornianos, que são reservados e tímidos. Mas não dizem que os opostos se atraem?

— Virgem: virginianos e capricornianos têm os pés no chão, são muito organizados e focados em seus objetivos, então podem ser a companhia perfeita um para o outro.

Imagem de um jovem sentado em um sofá de fundo amarelo, ao lado uma almofada cinza. Ele usa camisa e calça jeans, um óculos de grau. Sobre a sua perna um caderno e ele está fazendo algumas anotações com uma caneta.
StartupStockPhotos / Pixabay

— Libra: o libriano é bastante espontâneo e divertido, o que pode parecer, para o capricorniano, uma pessoa desorganizada, imatura e com pouco compromisso com tudo.

— Escorpião: escorpianos e capricornianos são reservados, gostam de se sentir confiantes no outro e à vontade, então pode dar certo, desde que o capricorniano ceda à sensualidade de Escorpião.

Sagitário: capricornianos são planejadores e organizados, enquanto sagitarianos são enérgicos e vão à luta. Tem tudo para dar certo e ser um grande time!

— Capricórnio: capricornianos são práticos e ambiciosos, então pensam muito bem antes de se envolverem com alguém. Caso analisem a pessoa e vejam que seu tipo de organização e perseverança combinam, pode dar certo!

— Aquário: o aquariano é uma mente livre, que não pode ser domada; já o capricorniano deseja construir bases sólidas e estáveis, o que pode ser problemático a longo prazo.

— Peixes: sensíveis e carinhosos, os piscianos podem acabar achando os capricornianos frios demais e muito focados em suas ambições, enquanto os capricornianos podem achá-los melodramáticos.

Inferno astral de Capricórnio

O inferno astral do capricorniano começa 30 dias antes do dia do seu aniversário, então começa com o Sol em Sagitário. É um período em que esse nativo perde um pouco a noção dos problemas e acaba exagerando, aumentando as situações e as dificuldades, além de ter uma tendência a cometer excessos de todos os tipos, sejam discussões desnecessárias, seja envolvimento com drogas ou pessoas nocivas, e por aí vai. É preciso, portanto, redobrar a calma e o foco nos objetivos, para não acabar colocando tudo a perder com apenas um deslize ou uma atitude pouco refletida. Coloque a cabeça no lugar, principalmente no trabalho, que é uma área muito importante para todos os capricornianos. Então não dá para correr riscos.

Imagem de fundo iluminado e em destaque, três mulheres sorridentes. Uma usa um chapéu preto, outra um óculos de grau e a outra o cabelo preso. Todas estão vestidas com roupas de frio.
StockSnap / Pixabay

Decanatos de Capricórnio

1º decanato (22/12 a 31/12): muito racional, resiliente e obstinado, esse capricorniano não tem muita paciência para joguinhos e para contatos sociais ou afetivos pouco frutíferos. Odeia gente imatura.

2º decanato (1º/01 a 10/01): vaidoso e persistente, esse nativo de Capricórnio é muito ligado a questões materiais e valoriza bastante o seu descanso. Falta-lhe coragem, às vezes, mas ele sempre expressa seus sentimentos muito bem.

3º decanato (11/01 a 20/01): observador, objetivo e inteligente, esse capricorniano é muito racional e extremamente dedicado a qualquer coisa que se proponha a fazer. É bastante sincero, mas muito tímido e ansioso.

Essas são as principais características do signo de Capricórnio. Se você é capricorniano, é importante, no entanto, saber que nosso Mapa Astral é influenciado por todos os astros e planetas do Sistema Solar, então é essencial ler o seu Mapa Astral completo para entender como cada corpo celeste influencia a sua personalidade.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br