Autoconhecimento

O que você aprende sendo grato todos os dias?

Close-up of hands of sporty young beautiful woman in white clothes meditating indoors focus on arms in Namaste gesture ** Note: Shallow depth of field
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Vou te contar um segredo que, mesmo parecendo algo simples, pode mudar totalmente a sua vida: o que você foca, expande. A sua mente tem o poder de multiplicar tudo o que você dá atenção. Ou seja, quanto mais você pensa em algo ou fala de algo ou dá importância a algo, isso vai se multiplicar e vai aparecer cada vez mais em sua vida. Por exemplo: pessoas que postam sobre violência e desgraça no Facebook cada vez encontram mais motivos para reclamar e postar coisas ainda mais desagradáveis. Por outro lado, pessoas que focam no que é bom e compartilham mensagens otimistas encontram cada vez mais coisas boas para falar a respeito.

Não quero que você ignore os seus problemas e se perca em um mundo de ilusões, mas proponho que você comece a mudar o foco da sua mente para as coisas boas da vida. E o exercício mais simples de se fazer isso é a gratidão. Todos os dias, pare por alguns minutos e reflita sobre algo que você possa agradecer que aconteceu em seu dia. Não precisa ser nada demais. Pode ser um agradecimento por um sorriso que recebeu, pela simpatia de uma pessoa que cruzou o seu caminho, pelo tempo que estava agradável, por ter uma comida gostosa para almoçar, simplesmente agradeça.

A gratidão tem o poder de expandir as coisas boas na sua vida.

Você pode começar anotando esses agradecimentos em um caderno privado, mas a experiência tem um poder surpreendente se você resolver fazer isso publicamente. Pode utilizar as redes sociais para ficar mais fácil. A autora brasileira Deborah Dubner até criou um movimento com a hashtag #umagradecimentopordia que vale a pena conhecer.

Como falei no começo do texto, a sua mente expande o que você colocar foco. E, se você focar e agradecer por tudo o que é bom para você, mais coisas boas vão acontecer em sua vida. Além disso, a gratidão quando compartilhada com os outros, tem um poder multiplicador incrível.

A gratidão está presente em diversas filosofias e correntes espirituais espalhadas pelo mundo e foi também abordada mais recentemente pela ciência através de um ramo da psicologia chamado Psicologia Positiva. Essa vertente da psicologia tem como um dos principais estudiosos o psicólogo Martin Seligman e tem como objetivo estudar não as doenças da mente, mas, ao contrário, as motivações, capacidades e potenciais humanos para a felicidade. E um dos temas que eles estudam é exatamente a gratidão.

Young woman showing her heartfelt gratitude and thanks clasping her hands to her heart with a pleased smile Independente de qual seja a sua crença ou campo de estudo, tente fazer o exercício da gratidão e compartilhe com os seus amigos os resultados. A sua vida vai ter uma energia muito revigorante a partir do momento em que você começar a agradecer mais.

Obrigado por ter lido esse texto e obrigado por refletir por alguns minutos comigo sobre a gratidão. Obrigado!


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]