Autoconhecimento Filosofia Mindfulness

O Sábio nunca se finaliza em uma verdade última

Garota de óculos meditando na biblioteca
Deagreez / Getty Images Pro / Canva

O conhecimento nas mãos certas, isto é, em posse de um sábio gera vida, gera encantamento, segurança e credibilidade. No entanto, o sábio cora suas palavras e jamais abandona a humanidade. O sábio jamais se finaliza em uma verdade última, pelo contrário, continua investindo em conhecimento de sorte que a cada novo passo sobre o oceano do conhecimento, percebe-se o quanto de coisas não se sabia e precisa avançar nas pesquisas e estudos para se explorar novos mundos, novas realidades, enfim, universos infinitos no caminho de um sábio que dedica sua vida para estudar, um verdadeiro sacerdócio acadêmico. A LITERATURA faz seu papel fundamental no processo da sabedoria, porquanto o livro pode mudar a vida do homem em seu turno enquanto vida.

É triste vermos pessoas perdendo seu precioso tempo, sua única vida, toda ela perdida na mediocridade de uma existência vazia, dentro do espaço de um vazio existencial. Óbvio que muitos não tiveram condições de estudar, isso é um outro assunto muito grave que afeta milhões de pessoas pelo mundo e precisa ser debatido sempre, pois a falta de estudos implica em uma vida com grande probabilidade de sofrimento, miséria e insatisfação. No entanto, como filósofo que educa, preciso deixar uma provocação: ” A vida experimental que você carrega em seu armário, ela te proporciona leveza?” – Muitos dirão que não pelo simples fato de que lhes faltam repertório, argumentação que sustenta a aceitação da vida como uma vida leve e plena.

O repertório, a argumentação e a aceitação da vida só poderão ser empregadas quando o homem resolver mudar seus hábitos e passar a querer ter uma vida digna e que vale ser vivida. Os estudos estão diretamente ligados à essa expectativa, isto é, os estudos podem mudar o futuro do indivíduo dependendo do seu empenho, entrega e desempenho.

Os livros podem mudar seu vocábulo, sua visão de mundo, abrir portas, fazer desaparecer a sensação de uma vida insatisfeita. Os livros, a literatura, farão com que o mundo do conhecimento te visite, invada seu intelecto, amplie sua consciência de mundo. Os livros te fazem ser disciplinado, centrado, ético e seguro. Lembrando que todos os benefícios que os livros podem proporcionar dependerão de quais conteúdos o sujeito esteja lendo, estudando.

Homem deitado no sofá lendo um livro
Lisa Fotios / Pexels / Canva

O sábio gera discípulos mesmo sem perceber, pois ele faz o sábio ser percebido por onde passa e se torna um “professor” daqueles que se encontram em trevas. ” Libertei mil escravos e teria libertado outros mil se esses soubessem que eram escravos “. A sabedoria de um sábio está na simplicidade, no vasto conhecimento, na humildade, no modo de falar e principalmente no comportamento equilibrado, ético e compreensível para o o mundo. Volto a falar sobre a importância dos livros no processo de investimento em conhecimento, pois mesmo que o indivíduo não goste de ler, precisa mudar seus hábitos e criar gosto, basta usar os interstícios do seu dia para debruçar leitura em livros de qualidade, pois a educação que os livros proporcionam é a extensão contínua da escola para os que entendem ou tenham essa consciência da importância da leitura, dos livros. Os livros formam homens livres e de bons costumes,com vocabulário rico e de postura irrepreensível no modo como trata o seu próximo, com respeito. Uma outra característica que os livros podem proporcionar ao homem é a maneira elegante, equilibrada e justa com a qual ele trata assuntos complexos, problemas cotidiano e outros, logo se percebe sua sabedoria na forma como conduz e dialoga os infortúnios diários com categoria e visão ampla de mundo que o dá condições para solucionar com simplicidade os problemas até então complexos.

A literatura cumpre seu papel na formação, portanto, ler livros é indispensável.

Você também pode gostar

Enfim, o sábio nunca está pronto por inteiro, uma vez que quando aprende uma coisa, sabe que existem milhares de outras a serem assistidas e exploradas. Um homem sábio sente o mestre chegar, logo o sábio é um aluno, eterno aprendiz do mestre invisível, de sorte que quando o mestre aparece o homem desaparece, logo entra a sabedoria em lugar da soberba e faz do homem cheio de vícios e paixões, um verdadeiro sábio cheio de simplicidade e com sede de aprender!!! O mestre invisível se percebe nos livros, nos estudos, nas pesquisas e principalmente na consciência que sinaliza o caminho da não verdade última.

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Tenho trabalhos acadêmicos e literários publicados em diversos tipos de plataformas e portais, basta pesquisar utilizando meu nome em diversas mídias sociais.

Contato:
Email: [email protected]