Autoconhecimento Coaching

O segredo é Focar: 5 técnicas (e uma perola) para melhorar o foco

Diego Trambaioli
Escrito por Diego Trambaioli

Aposto que todos, pelo menos uma vez na vida, começamos a trabalhar com uma enorme motivação, focados 100% naquilo que iria ser um trabalho fenomenal!

Estou errado? Claro que não: motivação máxima, foco total e … dlin dlin!!!

“Espera um momento Diego, acabei de receber um recadinho no Whatsapp, preciso dar uma olhada… Nossa você nem imagina que coisa legal que aconteceu, conseguimos as entradas para assistir ao Rock em Rio. Melhor procurar logo uma passagem aqui na internet assim depois fico despreocupado e posso começar a trabalhar. Perfeito, agora sim que posso começar… Espera preciso ligar para João, ele vai amar. Realmente ele adorou, agora sim que o trabalho vai fluir… Nossa são já as 11:35 nem vale a pena começar porque em breve vou almoçar…”

Agora fala verdade, já viveu uma situação parecida? Sim você mesmo, é com você que estou falando, não adianta olhar para cima (rsrs). Pode ficar sossegado porque todos perdemos o foco pelo menos uma vez na vida, o que importa é não tornar estas distrações um hábito porque isto nos faria ganhar um título pouco cobiçado, ou seja “o Procrastinador mais desfocado do ano”!

Qualquer atividade que você faça, seja no trabalho, no estudo, no esporte ou na vida pessoal, se não aprender a focar dificilmente irá alcançar seus objetivos mais importantes.

E justamente por isso que quero te propor cinco técnicas úteis para melhorar o foco e, se chegar até o fim, irei te falar um segredo, uma verdadeira mágica que afastará de você qualquer tipo de procrastinação.

Posso ter a sua atenção? Sim?

Ok, muito obrigado, então vamos começar nossa viagem através das cinco técnicas.

5 Técnicas para focar

Várias vezes falei que nossa mente é um músculo e assim como os músculos do corpo precisam treinar para mantermos saúde e boa condição física também a mente precisa treinar para mantermos foco e determinação.

Aqui você encontra cinco exercícios práticos que aplicados constantemente irão produzir resultados surpreendentes; escolha o seu.

Técnica dos pés

Hoje vivemos em um mundo que nos envia centenas de estímulos a cada momento e manter o foco é muitas vezes um grande desafio. O celular toca, o whatsapp apita, a notificação do facebook vibra, enfim somente um monge budista conseguiria se manter focado em uma situação parecida, não é?  

Para evitar estas distrações Olivia Fox Cabane, autora do livro “The Charisma Myth“, sugere de colocar nosso foco nos dedos de nossos pés. Sim, não estou brincando, ela disse nos dedos mesmo! Este simples gesto nos ajuda a colocar rapidamente a atenção no “agora” melhorando o foco. Se não acreditar experimente.

Leitura focada

Ler é com certeza uma das atividades que precisa mais foco, seja uma leitura profissional ou pessoal. Não importa o que você esteja lendo porque ler sem foco torna a leitura uma perda de tempo.

Para melhorar o foco durante a leitura pode ler um parágrafo, ou uma parte breve do texto, e logo resumir o que acabou de ler com uma frase breve (máximo 25 palavras). Conseguir reduzir um parágrafo de 700-800 palavras em uma única frase estimula o foco e acelera o aprendizado.

Outro tipo de leitura focada, útil para quem tem pressa, consiste em ler a primeira frase do capítulo que você está estudando com a intenção de escrever logo depois a leitura a mesma frase igual como está escrita no livro. Este simples exercício ajuda a mente a alcançar um elevado grau de atenção que poderá ser aproveitado durante toda a leitura.

Técnica do coração

Antes de começar qualquer atividade que precisa muito foco, deita e relaxa o corpo. Sinta seus músculos e depois de mais ou menos 60 segundos coloque a atenção no seu coração. Escute o batimento cardíaco, imagine e visualize seu coração distribuindo o sangue para todo seu corpo, sinta esse fluido vital chegar até as extremidades do corpo.

Rapidamente deveria sentir um leve calor, continue visualizando sua circulação durante alguns minutos e logo depois abra devagar os olhos e comece a mexer o corpo. Agora pode levantar com muita calma e começar a trabalhar repleto de energia positiva e foco.

Técnica da tangerina

Esta técnica em sete passos que podem encontrar no livro de Paul Scheele “Photo Reading é realmente ótima para estimular o foco e relativamente simples a ser autoaplicada como segue:

  1. Sente comodamente em uma cadeira, encostando as costas no encosto e colocando os pés no chão. Fecha os olhos.
  2. Respire profundamente três vezes.
  3. Começa a visualizar na sua frente uma tangerina madura. Para deixar a imagem mais clara utilize os cinco sentidos: veja a tangerina com sua típica cor laranja, perceba o cheiro e, ao tocá-la passe os dedos na casca enrugada dela.
  4. Pegue confiança com essa imagem e passe a tangerina de uma mão para outra.
  5. Agora, sempre mentalmente, pegue a tangerina com a mão direita e devagar coloque-a sobre a cabeça em uma altura de aproximadamente 10-15 cm.
  6. Imagine que a tangerina tenha poder e possa flutuar tranquilamente em cima da sua cabeça.
  7. Até quando a tangerina ficará flutuando você estará em estado de foco e atenção total.

Esta técnica funciona porque consegue juntar uma coisa que não podemos tocar fisicamente como a atenção a uma coisa física e concreta como a tangerina que já tocamos pelo menos uma vez na vida.

Meditaçao mindfulness

shutterstock_302793518A meditação é reconhecida cientificamente como uma técnica concreta de bem-estar que tem efeito positivo mesmo sendo praticada somente 10 minutos cada dia. Praticando a meditação mindfulness você estimula a atenção plena com foco no agora, aumenta a flexibilidade mental e a resiliência.  

Chegamos ao fim das cinco técnicas e acredito que você tenha a curiosidade de conhecer o segredo, não é?

Realmente por ter chego até aqui você merece conhecer!

O segredo é você, o segredo é acreditar na importância daquilo que deseja fazer, o segredo é atribuir valor a cada sua ação, o segredo é praticar a técnica que mais funciona para você, o segredo é compartilhar e doar o que você sabe para que sua energia possa se movimentar saindo de você e voltando enriquecida.

Você tem todas as qualidades que precisa ter, portanto querendo e treinando terá atenção plena, felicidade e sucesso.

Qualquer seja a técnica que irá utilizar lembre-se sempre que a atenção plena é o melhor remédio contra o fracasso, portanto tenha um dia repleto de foco.

Até a próxima!

Sobre o autor

Diego Trambaioli

Diego Trambaioli

Licenciado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Turim (Itália) possui o Master em Jornalismo esportivo obtido no Ateneo Formass de Milão (Itália). Master Coach Internacional formado na Escuela Europea de Coaching (EEC) associada com a International Coaching Federation (ICF) e na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) associada com a Association for Coaching (AC), Worldwide Association for Coaching (WABC), Institute of Coaching (IOC) É certificado em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica (SBPNL). Tem 15 anos de experiência na área de Relações Públicas no Club Mediterranée Europe (Itália, Espanha, França e Martinica) e Road Manager na organização de eventos musicais (Malamusik Itália). Desde 2008 atua como Palestrante e Coach Pessoal e de Carreira com foco no desenvolvimento humano, realização de objetivos e melhoria continua da performance palestrando e atendendo no Brasil e na Itália.

Telefone: (11) 2269-3452 | 94545-9856
E-mail: [email protected]
Blog: www.diegotrambaioli.com
LinkedIN: Diego Trambaioli

Facebook: Diego Trambaioli
Twitter: www.twitter.com/diegotrambaioli