Aromaterapia

Óleo Essencial de Bergamota

Folhas e óleos essenciais de bergamota
Vivemos tantas atribulações, são tantas as energias que se misturam às nossas, que, muitas vezes, baixamos nosso padrão vibratório. Consequentemente, nossa resistência fica comprometida e acabamos com desconfortos. Hoje, traremos a bergamota (nome botânico: Citrus bergamia) para nossa série de óleos essenciais.

Extraído da casca da fruta, o óleo essencial de bergamota tem propriedades antisséptica, antibiótica, antiespasmódica e carminativa; é tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, antitérmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante e estimulante imunológico.

Óleo essencial de bergamota

Assim como todos os óleos cítricos, traz sensação de alegria e ânimo para quem o inala. Possui também efeito tônico e regulador para a circulação e o sistema digestivo, especialmente em estados de tensão nervosa. Trata distúrbios gástricos. Estimula e regula o apetite. Na estética, estimula o sistema linfático, ajudando o corpo a eliminar toxinas, acúmulo de líquidos, celulite e gordura localizada. Também é indicado para tratamento de peles mistas, oleosas ou acneicas.

O outono e inverno são as estações ideais para lançarmos mão destas incríveis gotinhas. Por ser um óleo imunoestimulante, nos protege das doenças que atacam as defesas do organismo, como gripes e resfriados. Atua também como desinfetante bucal, é muito útil no tratamento de aftas, inflamações de garganta e mau hálito.

Você também pode gostar de:

Este é um óleo realmente muito versátil, porque trata todo nosso corpo, nossa saúde mental e também a nossa alma. Estimulante, é um óleo que levanta o astral de qualquer pessoa e, por isso, também é considerado um dos mais poderosos óleos contra a depressão.

Pode ser usado naquelas situações que nos exigem uma maior autoconfiança ou quando precisamos defender uma ideia com alegria e convicção. Em tempos de tantas mudanças e sintomas da transição planetária, este óleo nos ajuda a trabalhar nossos medos, frustrações e catarses emocionais.

Ele nos estimula e nos dá suporte para ver o lado bom das coisas, ancorando a energia necessária para que possamos enxergar as situações do dia a dia, sob uma outra perspectiva, mais otimista e empoderada. Traz a clareza necessária para sairmos do vitimismo e dos pensamentos negativos.

Como se ainda não bastasse, o óleo de bergamota, por trabalhar tão bem nosso lado emocional, é um ótimo aliado para controlar a ansiedade e facilitar a superação de vícios e compulsões.

A sugestão de uso é borrifar no ambiente ou pingar de uma a duas gotas em um difusor pessoal todos os dias pela manhã.

Para fazer um spray para borrifar no ambiente, você vai precisar de um recipiente de vidro de 100 ml com borrifador. Preencher com 33 ml de álcool de cereal, completar com água e pingar 20 gotas do óleo essencial de bergamota. Agite bem e depois é só borrifar no ambiente de 2 a 3 vezes no dia. Com isso, o óleo vai aromatizar e, ao mesmo tempo, espalhar seu princípio ativo pelo ambiente.

Vale lembrar que, como todos os óleos essenciais, o óleo de bergamota é altamente volátil e com o passar do tempo nosso olfato se “acostuma” com o cheiro. Isso não significa que as propriedades terapêuticas perderam o efeito, pelo contrário. A regra vale para todos os óleos essenciais: após a aplicação escolhida, mesmo quando você não estiver sentindo mais o “aroma”, ele continua exercendo suas funções. Ok?

Tangerina

A contraindicação para o óleo essencial de bergamota é utilizá-lo em concentrações acima de 1% devido ao fato de seu aroma ser muito intenso. Além disso, nunca deve ser utilizado puro sobre a pele. Mesmo diluído em óleo vegetal ou cremes, não é recomendado. Após aplicar na pele, expor-se à luz do sol ou ultravioleta, pois, como todo óleo cítrico, pode causar manchas nessas condições.

Sobre o autor

Dafne Lima E Ricardo Trier (Equipe Luz Das Estrelas)

Dafne Lima E Ricardo Trier (Equipe Luz Das Estrelas)

Dafne Lima possui mais de dez anos de experiência em gestão e desenvolvimento de pessoas. Em seu processo de despertar, descobriu seu propósito de vida e hoje atua como life coach com foco no autoconhecimento e expansão da consciência na empresa Luz das Estrelas. Terapeuta holística, especialista em aromaterapia, cromoterapia e litoterapia. Ricardo Trier é mediador quântico, reikiano mestre, idealizador e criador do site e canal do YouTube Luz das Estrelas, em que seu maior objetivo é compartilhar seu conhecimento sobre a espiritualidade aplicada no dia a dia, transição planetária e despertar da consciência. Desde muito pequeno, experienciou viagens astrais e eventos de telecinese, clarividência e clariaudiência, por esse motivo desde que se entende por gente passou a questionar o sistema religioso. Em sua busca por Deus, encontrou a paz desde que se entregou de corpo e alma ao processo do despertar e expansão espiritual. É idealizador e criador do site e do canal do YouTube Luz das Estrelas. Casados há mais de 19 anos, pais de dois meninos, são produtores de conteúdo digital, realizam atendimento online e ministram treinamentos e palestras com foco no desenvolvimento do ser Divino que existe dentro de cada ser humano.

E-mail:[email protected]
Facebook: Grupo Luz das Estrelas
Site: luzdasestrelas.com
YouTube: Luz das Estrelas

Para mais informações sobre óleos essenciais e cursos sobre o tema, acesse:
Curso Avançado de Aromaterapia