Energia em Equilíbrio Saúde Integral

12 meses para ser mais saudável

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Aproveite cada mês de 2017 para levar uma vida mais saudável

2017 definitivamente já começou! E, com ele, veio a sensação de renovação e a inspiração para fazer desse novo ano o melhor que pudermos. E, já que cabe a nós aproveitá-lo da melhor forma possível, que tal pensar em algumas iniciativas saudáveis para fazer de 2017 um ano ainda mais bem vivido?

Se você também acredita que este é um ótimo momento para colocar seu bem-estar como prioridade, prepare-se para seguir, mês a mês, as dicas que preparamos para um 2017 ainda mais saudável.

Janeiro

Seja amável com você mesmo.

Sabia que, ao focar apenas nas características de que não gosta em seu corpo, você pode ficar mais suscetível a doenças? Isso já foi abordado por um estudo realizado em Londres, pelo Centro Internacional para Saúde e Sociedade, que afirma que a baixa autoestima pode ser o primeiro passo para problemas como o estresse e a depressão.

Por isso, encontre aquilo que você admira no seu corpo e personalidade e ame-se por cada pequeno detalhe que te faz feliz. Descubra suas qualidades e dê cada vez mais enfoque a elas!

Fevereiro

Woman fit girl holding two halfs of grapefruit citrus fruit in hands covering her eyes. Healthy diet food. Happiness holidays fun concept.

Mantenha um diário de alimentação.

Essa ação pode te ajudar a ter uma ideia melhor do que consome diariamente. Assim, fica mais fácil indicar quando e como você costuma passar longe da alimentação saudável. Anotar tudo o que come vai te fazer mais consciente de seus hábitos alimentares e, com certeza, vai ajudar na hora de fazer escolhas mais nutritivas e saudáveis.

Março

Diminua a ingestão de açúcar.

Doces são maravilhosos, não dá para negar. Mas você já pensou que pode tentar diminuir a ingestão de açúcar industrializado de vez em quando? Se bater aquela vontade forte de comer um doce, que tal tentar ingerir alguma fruta, por exemplo? Elas são, muitas vezes, bem docinhas e muito mais saudáveis que os doces industrializados. Claro que não precisa cortar totalmente qualquer ingestão de açúcar, mas aprender a dosar as quantidades já vai te ajudar muito.

Abril

Multiracial funny friends cook some tasteful food at kitchen while drinking wine.

Prepare suas refeições com antecedência.

Fica muito mais fácil fugir das tentações quando você já planejou antecipadamente suas refeições. Por isso, escolha um dia da semana para montar seu cardápio, fazer as compras e deixar pronto tudo aquilo que pode ser congelado. Se precisar de motivação, que tal fazer uma busca de receitas gostosas e light para preparar? Existem, inclusive, muitas receitinhas de doces super saudáveis!

Maio

Foque na sua rotina de treinos.

Você já deve saber que exercício físico é muito importante para manter a saúde em dia, né? Ao se exercitar regularmente, você melhora o condicionamento, diminui o colesterol, estimula o sistema imunológico e, consequentemente, ajuda a prevenir doenças cardíacas. Sem falar que os exercícios também são ótimos aliados para a perda de peso. Planeje-se e crie o hábito de praticar atividades físicas com frequência!

Junho

Beba muita água.

Beber água é importantíssimo para manter o funcionamento de seu corpo e, principalmente pela manhã, o corpo humano precisa repor os líquidos perdidos durante a noite e o dia anterior. Portanto, mantenha o hábito de acordar e, antes mesmo do café da manhã, tomar pelo menos um copo com água.

Além de ser muito refrescante e estimular o organismo, esse hábito pode ajudar também na perda de peso.

Julho

Dê 10 mil passos por dia.

Caminhadas são ótimas aliadas para manter um estilo de vida mais saudável. Por isso, começar a contar os passos que você dá por dia pode te ajudar a manter uma vida menos sedentária.

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a fazer este cálculo, por isso, comece a prestar mais atenção se você está fugindo dos passeios a pé durante o dia.

Agosto

Livre-se das junk foods.

As comidas industrializadas costumam ter altos índices de açúcar, sal, sódio, gorduras trans e diversas outras substâncias químicas que fazem mal à saúde. Todas essas substâncias, se consumidas em excesso, aumentam bastante as chances de problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Portanto, evite estes alimentos!

Setembro

Young slim blond woman in yoga class making exercises. Girls do meditation lotus pose for relaxation. Healthy lifestyle in fitness club.

Medite.

O estresse é, comprovadamente, uma das causas mais frequentes de problemas cardíacos e depressão. E, para evitá-lo, a meditação pode ser sua grande aliada. Algumas pesquisas já comprovaram que 44% do estresse causado por aborrecimentos diários e problemas fisiológicos pode ser diminuído com a prática frequente da meditação. Experimente!

Outubro

Passe um dia sem comer carne.

Outubro é o Mês Nacional do Vegetarianismo, e porque não celebrá-lo com um dia sem o consumo de carnes?

Esta experiência pode te ajudar a descobrir novos alimentos saudáveis, principalmente as fontes de proteína vegetal, para serem introduzidos frequentemente em sua dieta. Além disso, esta é uma forma consciente e saudável de colaborar com o meio ambiente.

Novembro

Prepare-se para uma maratona.

Que tal colocar em prática todos os meses de exercício do ano e preparar-se para uma maratona ou competição da modalidade que mais te agrada?

Quando foca no seu desempenho esportivo, você aumenta a satisfação pessoal pelo seus treinos e, principalmente, pelos seus resultados alcançados.

Dezembro

Durma bem.

Certifique-se de que esteja dormindo e descansando durante as férias ou recesso de fim de ano. Aproveite este período, que geralmente te renderá alguns dias de descanso, para recuperar o sono acumulado e recuperar as energias. Sinta-se descansada para começar o próximo ano com determinação e muita animação. Aproveite!


Escrito por Laís Mori da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]