Cristaloterapia

Pedras vulcânicas: força e reconexão

Saiba mais sobre a beleza e os benefícios terapêuticos das pedras vulcânicas. Formadas pela intensidade vulcânica, essas pedras absorvem a energia da Terra, sendo conhecidas por promover equilíbrio e estabilidade emocional. As pedras vulcânicas são frequentemente usadas em terapias de massagem e meditação devido à sua capacidade única de reter e liberar calor lentamente. Este processo ajuda a relaxar músculos tensos e a promover uma sensação geral de tranquilidade. Que tal aprender mais sobre elas?

Já dá para imaginar, pelo próprio nome, que as pedras vulcânicas são encontradas em áreas vulcânicas, sejam elas ativas ou extintas.

Essas pedras naturais se originam do magma ou da lava derretida expelida por meio das erupções vulcânicas. Que incrível, não é mesmo?

Os tipos de pedras vulcânicas são vários e se dão quando o magma se resfria e solidifica.

Fique por dentro desse assunto e seus mistérios lendo um pouco mais do artigo. Confira!

O que são as Pedras Vulcânicas?

Como já comentamos, as pedras vulcânicas se dão a partir do resfriamento da lava vulcânica de uma maneira rápida. Muitas vezes, elas também são chamadas de pedra de lava. Seja qual for o seu uso, é considerado um material valioso.

O basalto e o andesito são minerais que, frequentemente, compõem esse tipo de pedra. De cor mais escura (Basalto) geralmente é uma pedra rica em ferro e magnésio. De cor mais clara (Andesito) é uma composição de química equilibrada. As cores, no geral, variam de tonalidades entre o cinza, preto, marrom ou vermelho.

As pedras vulcânicas são conhecidas por sua dureza e durabilidade, sendo frequentemente utilizadas na construção civil, pois resistem bem à erosão e à adversidade climática. Além disso, são encontradas como material de esculturas.

Pedras vulcânicas na história da humanidade

Pedras vulcânicas ao lado de incenso
Stockhaus de Getty Images / Canva

Diversas culturas da humanidade valorizavam as pedras vulcânicas. Sempre foram objetos de fascínio de admiração.

Muitas civilizações atribuíram significados místicos e espirituais às pedras vulcânicas devido à sua ligação com a atividade vulcânica, que, muitas vezes, era vista como uma manifestação da ira dos deuses. Informação curiosa, concorda?

A deusa da lareira e do fogo sagrado, a Hestia, sempre era associada a pedras vulcânicas. Já os romanos também acreditavam que essas pedras eram símbolos de proteção e usavam como amuletos.

Sem contar que as culturas indígenas também usavam as pedras naturais em rituais espirituais e cerimônias, sempre com a crença de que possuíam propriedades de cura.
Já no Egito Antigo, a pedra obsidiana era utilizada para confecção de objetos cortantes como espelhos e lâminas.

Significado das pedras vulcânicas

Devido a sua associação com os eventos vulcânicos, as pedras trazem um significado relacionado à espiritualidade e conexão com algo divino, que está além de nossa matéria física.

Proteção e equilíbrio;
Conexão com a terra;
Força e resiliência.

É importante salientar que essas pedras possuem um importante significado em relação à espiritualidade, porém varia de uma cultura para a outra, pois envolve a crença de cada indivíduo.

Benefícios do uso das pedras vulcânicas

Benefícios Físicos:

  • relaxamento profundo;
  • melhora na circulação sanguínea;
  • alívio de dores e tensões;
  • desintoxicação do corpo;
  • melhora da qualidade do sono.

Benefícios Espirituais

  • conexão com a terra;
  • purificação energética;
  • proteção energética;
  • equilíbrio Interior;
  • força e resiliência;
  • meditação e centramento.

Os benefícios do uso das pedras vulcânicas são variados e podem ser experimentados tanto no nível físico quanto espiritual, proporcionando uma sensação geral de bem-estar e equilíbrio.

Como usar?

Tudo vai depender do uso que você quer dar, seja para terapias de pedras quentes, seja para práticas espirituais. É necessário, claro, que as pedras estejam bem limpas e adequadas para o uso.

Para o uso de pedras quentes é necessário ter muito cuidado na hora de fazer o processo. Mas saiba que é um ótimo método para o relaxamento. Aqueça com um banho de água ou aquecedor próprio, mas, como foi dito, muito cuidado para evitar queimaduras e machucados na pele. O mais apropriado é deixar por conta de um especialista.

Já para uma prática espiritual, saiba que o cuidado com o ambiente é muito importante, pois é necessário que haja um “clima” calmo e tranquilo para estabelecer uma conexão espiritual.

Outros modos de usar:
meditação;
visualizações.

Nunca é demais frisar que, se você não souber como manusear, é importante que procure um profissional especializado nesse tipo de terapia.

Onde encontrar Pedras vulcânicas

Pessoa recebendo massagem com pedras vulcânicas.
GoodLifeStudio de Getty Images Signature / Canva

As pedras vulcânicas são facilmente encontradas em sites pela internet. Não é necessária uma loja especializada para adquirir a sua pedra.

Outros locais onde encontrar as pedras vulcânicas:
lojas de paisagismo e jardinagem;
lojas de materiais de construção;
pedreiras locais;
fornecedores de paisagismo.

Fique atento na hora de fazer a pesquisa de preços. Busque sempre a qualidade para garantir que você está obtendo um produto que traga os benefícios esperados.

Você também pode gostar:

É isso aí, as pedras vulcânicas possuem força e conexão, potencializando os aspectos espirituais e, também, favorecendo o relaxamento e a harmonia entre o corpo e a mente.

Lembre-se sempre que essa força está principalmente na crença e intenção de cada indivíduo, não sendo comprovado cientificamente. Já diria o velho ditado: a fé move montanhas!

Se você quer mais conteúdos sobre conexão e espiritualidade, mergulhe nas informações do Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br