Cristaloterapia Espiritualidade

Crisocola: aprenda sobre a pedra da calma

Pedra de Crisocola em um fundo preto
Michel VIARD de Getty Images/ Canva Pro
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Utilizada pelos incas, gregos, egípcios e indígenas norte-americanos, a crisocola é um tipo de mineral que se destaca pela sua cor azul esverdeada vibrante e por seu incrível poder de cura. Consegue se conectar a todos os chakras do corpo e possibilita que o portador tenha sabedoria, clareza e calma. Fique por dentro de outras vantagens dessa pedra!

A crisocola é uma das pedras naturais mais poderosas que existem. Ligado a diversos aspectos, como comunicação, cura e sabedoria, esse cristal é utilizado por gerações e povos ao longo de vários séculos.

Não é novidade que a crisocola possui incontáveis finalidades emocionais, espirituais e físicas. Afinal, ela foi constantemente usada pelos gregos, egípcios, incas e indígenas norte-americanos devido ao seu incrível poder xamânico.

Essa pedra tem fortes laços com a energia Yin, considerada feminina. Dessa forma, se conecta aos ciclos das mulheres e faz com que os portadores alcancem prosperidade, sabedoria e vários outros benefícios em diferentes níveis do corpo físico e da alma.

Não importa a época ou o povo que utilizou esse cristal, a verdade é que ele sempre foi e ainda é considerado uma unanimidade para quem busca transcender também em características como tolerância e sensibilidade.

A seguir, vamos explicar melhor as particularidades da crisocola, contar mais sobre o seu poder na história da humanidade e explicar como utilizá-la corretamente para conseguir ter acesso a todos os benefícios que ela oferece. Continue lendo!

O que é a pedra de crisocola?

A crisocola é um tipo de mineral e mineraloide composto por silicato de cobre hidratado. Algumas pesquisas mais recentes sugerem que essa pedra é uma mistura de outros materiais, como espertiniita e calcedônia, mas ainda não há uma confirmação definitiva.

A formação da crisocola acontece em incrustações em rochas e outros depósitos de minerais ricos em cobre. Geralmente, a pedra surge em locais de oxidação nessas rochas e possui cores muito chamativas e bonitas, incluindo um azul vibrante, verde e marrom puxado para o dourado.

Existem alguns tipos mais puros de crisocola, e são esses os utilizados na produção de joias e bijuterias. Devido à sua composição e à sua coloração, apresenta facilidade para trabalhar e talhar, sendo uma ótima substituição para a turquesa, que é mais rara.

Essa gema possui uma grande variação de dureza. As de coloração azul e verde, por exemplo, se aproximam de 6 Mohs, considerada excelente para a produção de joias.

O nome crisocola tem origem grega e é a junção de duas palavras desse idioma: chrysos, que significa ouro, e kolla, que significa cola. A denominação é uma alusão à utilização da pedra na Grécia Antiga, que era usada constantemente para soldar ouro.

Se você tem interesse em saber mais sobre a história da crisocola, além de conhecer o significado espiritual dessa pedra, continue a leitura, pois vamos explicar de maneira detalhada esses e mais tópicos!

Crisocola na história da humanidade

Pedra de Crisocola
vvoevale/ Canva Pro

A crisocola foi vastamente utilizada por várias civilizações ao longo da história, pois é conhecida por ser uma ferramenta efetiva para crescimento espiritual e capacitação do corpo físico.

No Egito, Cleópatra utilizava joias feitas com crisocolas para se aproximar das deusas Ísis e Hathor. O povo egípcio, no geral, conhecia o mineral como “pedra da sabedoria”. Eles acreditavam que utilizar a crisocola aumentava a sensibilidade para lidar com as mais difíceis questões, ao mesmo tempo em que trazia mais tolerância.

Entre os incas, a pedra foi usada para criar vários tipos de joias. Em Israel, a Pedra de Eilat é um produto que mistura crisocola, turquesa e malaquita que se formam nas minas do Rei Salomão.

E não para por aí, porque foi com os indígenas norte-americanos que a crisocola foi mais difundida. Esses povos usavam a pedra para aumentar a resistência física de seus corpos, o que era muito útil em caças, conflitos e proteção das tribos. Além disso, eles também acreditavam que o mineral fornecia mais calma, bom senso e sensatez, especialmente em momentos de grande estresse.

Com o passar do tempo, a crisocola passou a ser relacionada com os ciclos femininos, e o seu poder xamânico se destacou completamente. A gema está ligada à energia Yin, que ativa níveis de fluidez e sabedoria nos planos espirituais, físicos e emocionais.

Dessa forma, não é à toa que foi tão popular por tantas civilizações em momentos históricos diferentes. E, claro, a pedra conta com um significado espiritual muito forte e importante, sobre o qual iremos falar melhor a seguir.

Significado da crisocola

Ao focarmos no lado espiritual da crisocola, podemos perceber o porquê dela ser tão utilizada em rituais xamânicos. Isso acontece devido à facilidade de acesso ao subconsciente que a pedra proporciona, facilitando a comunicação com os guias e com o nosso próprio eu interior.

Esse cristal também possui vibrações e conexões com dois chakras no corpo físico. O quarto chakra, que se chama Anahata, está no coração e o poder da pedra, nesse caso, consegue curar as mágoas e aumentar a capacidade de amar do indivíduo. Já a ação da crisocola no Visuddha, quinto chakra localizado na região da garganta, melhora a comunicação e faz com que o portador saiba a hora certa para se pronunciar.

A crisocola ainda tem a capacidade de influenciar todos os outros chakras. No terceiro, do plexo solar, por exemplo, atua absorvendo sentimentos negativos. No sexto, conhecido como chakra do terceiro olho ou chakra frontal, auxilia abrindo a visão psíquica do portador.

Ao trazer equilíbrio para todos esses chakras, a gema proporciona maior harmonia interior, aumentando o senso intuitivo e favorecendo a meditação, o yoga e outras práticas que necessitam da conexão entre o físico e o espiritual.

Por fim, no Feng Shui, a crisocola deve ser utilizada nos setores leste e oeste da casa. O setor leste está ligado à saúde e aos relacionamentos familiares, enquanto o lado oeste estimula a criatividade. Utilizar a crisocola nesses locais ajuda a ativar a espiritualidade (pois possui um tom azul-esverdeado) e a sabedoria (porque é um cristal).

Benefícios do uso da crisocola

Mulher com a mão no útero como se estivesse com cólica
Africa images/ Canva Pro

A crisocola possui grandes benefícios curativos. Confira alguns:

  • No corpo físico, essa pedra consegue auxiliar em algumas doenças, como artrite, espasmos musculares e cãibras, dor de estômago causada pela má digestão, úlceras, dificuldades no pulmão e problemas no sangue
  • Ajuda a desintoxicar órgãos como os intestinos, rins e fígado
  • É uma grande aliada para quem pratica exercícios físicos, pois fortalece a musculatura no geral
  • Auxilia na superação das mais variadas fobias, alivia os sentimentos de culpa e desânimo, comuns na depressão, e faz com que o portador tenha mais confiança por meio do poder pessoal e da criatividade
  • Ajuda a afastar a negatividade e permite que a pessoa mantenha a serenidade mesmo em momentos complicados
  • Para as mulheres, a crisocola é particularmente benéfica, porque proporciona alívio das cólicas menstruais e consegue tratar os sintomas físicos e mentais que surgem na TPM (transtorno pré-menstrual) e na menopausa.
  • Quem está sofrendo com um relacionamento conturbado, seja ele amoroso, entre amigos ou entre familiares, pode utilizar essa pedra para evitar que as discussões se tornem violentas e impedir que palavras desnecessárias sejam usadas em uma situação de estresse.
  • A crisocola também auxilia pessoas que desejam superar um coração partido ou algum tipo de desilusão ou decepção em diversos âmbitos da vida

Como usar?

É possível utilizar a crisocola de diferentes formas no dia a dia. As principais são:

Em casa ou no trabalho: é possível colocar a pedra como decoração em casa, em um local onde há um grande foco de comunicação, como a sala ou o quarto de um casal, por exemplo. No escritório, é possível posicioná-la em regiões em que a criatividade é necessária, como em um local onde há reuniões de brainstorming (troca de ideias criativas).
Como joia ou amuleto: o uso da crisocola como joia é muito antiga, desde o Império Inca, e essa continua sendo uma das melhores formas de usufruir dos benefícios da pedra. É possível utilizá-la como um colar, um par de brincos, anel ou até mesmo uma tiara. Ao pressionar o cristal sobre a pedra, ela libera vibrações, e a pessoa começa a usufruir de todos os poderes de cura.

Onde encontrar a pedra crisocola?

Alguns dos maiores depósitos de crisocola se encontram em países como Israel, República Democrática do Congo, Chile e Inglaterra. Nos Estados Unidos, a pedra é muito comum nos estados de Arizona, Utah, Idaho, Peru, Novo México e Pensilvânia.

No Brasil, o cristal pode ser facilmente encontrado na internet em formato de joias, amuletos e também em sua forma bruta. Sites como o Mercado Livre fornecem várias opções de diferentes tamanhos e formas, com preços acessíveis.

Outros sites especializados em pedras, como o KTW Cristais, a Natural Mystic e a Sagrada Magia também disponibilizam a crisocola de formas variadas. É possível, inclusive, comprar a pedra em gramas e em diferentes composições, a fim de criar bijuterias e joias, se desejar.

Algumas lojas físicas focadas na venda de cristais e minerais também possuem a crisocola em estoque. Um exemplo, na cidade de São Paulo, é a LP Minerais do Brasil, localizada no bairro do Bom Retiro.

Você também pode gostar

Gostou? Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre os poderes de cura, sensibilidade, comunicação e sabedoria da pedra crisocola, além da sua utilização espiritual ao longo da história da humanidade até os dias atuais.

E, se você gostou desse nosso artigo completo sobre essa pedra tão especial, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais para que outras pessoas conheçam mais a respeito desse cristal tão poderoso!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br