Autoconhecimento

Pratique o Mindfulness

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Na tradução literal, Mindfulness significa “Atenção Plena”, termo utilizado para caracterizar um conjunto de exercícios da mente, de técnicas, um estado mental, baseado num conceito da psicologia. Isso significa dizer que Mindfulness é a ideia de estarmos em plena consciência do que se passa na nossa mente, no nosso corpo, nas nossas emoções e nos nossos pensamentos.

Este tipo de estado mental é induzido a partir do momento que focamos a nossa atenção de maneira intencional na direta experiência do momento que estamos vivendo, numa atitude não julgadora e aberta. O Mindfulness pode ser treinado através de exercícios psicoeducativos e de meditação, ou através de algumas técnicas simples que podem ser aplicadas no nosso dia a dia.

Você já deve ter percebido que, algumas vezes, nossa mente cria vida própria e não conseguimos assumir o controle sobre ela. O objetivo principal dessa prática é o grande segredo para assumirmos o propósito de nossos pensamentos.

Quando passamos a praticar Mindfulness, voltamos a nossa atenção para os nossos objetivos, nossos propósitos, no momento que estamos vivendo e não fazemos ou devemos fazer nenhum tipo de julgamento. Concentrarmos no momento atual quer dizer que não estamos envolvidos com pensamentos ou lembranças sobre o futuro ou do passado. Vivemos nos dias de hoje, no modo de piloto automático. Por isso, podemos dizer que a intenção dessa prática é fazermos com que tenhamos atenção plena para os momentos atuais.

Para isso, o essencial é sermos iniciantes, ou seja, nos envolvermos com alguém ou com algo, como se fosse a primeira vez. Os praticantes dessa técnica tornam essa atitude um hábito diário.

Entre os benefícios principais do Mindfulness, que já foram comprovados através de pesquisas, podemos citar melhora do sono, diminuição do estresse e da irritabilidade, combate da depressão e da ansiedade. Além disso, nossa criatividade, nossa memória, resistência física e mental também aumentam.

Alguns estudos também comprovaram que a prática desse tipo de meditação produz uma redução eficaz em doenças terminais ou graves, como a AIDS, o câncer e dores crônicas.

Para começar a praticar o Mindfulness, é essencial tirar um momento para você. Uma boa dica é reservar pelo menos três minutos do seu dia a dia e tentar se concentrar. Vá aumentando o tempo de prática a passos de bebê. Não se preocupe se perder a concentração. Nossa mente foi realmente programada para viajar.

A segunda dica é tentar fazer a meditação num lugar livre de ruídos, em que você se sinta totalmente confortável. Em seguida, coloque as mãos em cima das coxas com as palmas da mão para baixo e respire de maneira natural. Procure relaxar e foque nas sensações de suas narinas, peito e estômago. Controle a sua respiração. Não é necessário mudar o seu ritmo. O importante mesmo é sentir a sensação de sua respiração quando ela entra e sai de seu corpo.

Depois que perceber que está se concentrando em outro assunto, volte a sua atenção de volta para a sua respiração. Não se critique. Não se foque demais no tempo de prática dessa atividade. Se exercite no espaço de tempo que desejar, seja ele curto ou longo.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]