Espiritualidade

Preces para harmonia nos relacionamentos que vão ajudar você a superar qualquer crise!

Mulher branca de cabelos longos orando
etonastenka / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As relações humanas, sejam elas familiares, fraternas ou amorosas, estão sujeitas a conflitos e dificuldades. E são exatamente estes conflitos que nos permitem aprender valiosas lições e evoluir. Para lidar com todas essas dificuldades, listamos ao longo desse texto diversas preces para harmonia nos relacionamentos, que vão te auxiliar ao longo da sua jornada de evolução.

Estabelecer a harmonia em relações conturbadas não é uma tarefa simples, muito pelo contrário, pois exige muita dedicação e humildade. Quando nos despimos de nossas armaduras, ficamos mais abertos para o aprendizado e evolução. Nessas situações, a empatia se faz obrigatória. Afinal, apenas entender o outro não é suficiente, fazendo-se é necessário ampliarmos a nossa percepção e fugir de olhares enviesados.

A fé é o combustível para acelerar o nosso amadurecimento. Ao mesmo tempo em que estabelecemos diálogos saudáveis, devemos manter o nosso coração ligado aos céus e a Deus. Pois é Ele que nos dará discernimento para lidar com as adversidades, paciência para ouvir o próximo e amor para transformar uma relação desequilibrada em uma relação harmônica e saudável.

Conflitos são para o nosso crescimento

Não crescemos quando estamos em nossa zona de conforto, pois simplesmente não há espaço para isso. Por exemplo, se em algum momento, decidimos conviver apenas com pessoas que dividem as mesmas opiniões que as nossas, não aprenderemos absolutamente nada com essas relações. Por outro lado, quando estamos cercados por pessoas diferentes, temos a oportunidade de trocar experiências, quebrar paradigmas, aprender com a diversidade e nos tornarmos pessoas melhores.

Por mais que saibamos que conflitos são propulsores de crescimento, muitas vezes o desânimo pode bater e fazer com que desistir pareça ser a melhor opção. Entretanto esses sentimentos negativos devem ser combatidos com fé e coragem. A fé é a conexão do ser humano com Deus. Por meio dela, verdadeiros milagres acontecem. Com o auxílio Dele, toda e qualquer relação pode ser restaurada. Basta crer acima de tudo, orar persistentemente, agir com amor no dia a dia e agradecer a Deus por todas as conquistas, até mesmo as menores.

Preces para harmonia nos relacionamentos

Casal de mãos dadas.
ArthurHidden / Freepik

É importante relembrar que nenhuma pessoa passa pela nossa vida à toa, pois cada uma delas tem uma missão e deixará em nós algum ensinamento. Escreveu Paulo Coelho, escritor brasileiro de temas místicos e autoajuda: ‘’Os encontros mais importantes já foram combinados pelas almas antes mesmo que os corpos se vejam…”.
As relações são construídas a quatro ou mais mãos, ou seja, se uma das partes não estiver interessada, nenhum progresso será alcançado. O médium Divaldo Pereira Franco, através do espírito de Joanna de Angelis, traz uma bela reflexão sobre o assunto: ‘’Ama sempre, mas não te permitas relacionamentos conflituosos sob a justificativa de que tens a missão de salvar o outro, porque ninguém é capaz de tornar feliz aquele que a si mesmo se recusa a alegria de ser pleno.”

Você já deu o primeiro passo rumo à edificação das suas relações. Continue lendo para aprender preces espíritas e combiná-las com a sua fé, para que Deus edifique os seus relacionamentos.

Oração para conflitos familiares

É a humildade o sentimento que nos eleva para mais perto de Deus. Ao reconhecermos nossas falhas, colocamo-nos como aprendizes da vida e ficamos suscetíveis à piedade divina. Quando membros de uma família oram uns pelos outros, Deus os escuta com atenção e, com amor e bondade, traz paz e acalento para todos os presentes.

“Ó Jesus Cristo e Deus todo poderoso, vosso amor é exemplo para nós. Teu grande amor nos salvou e edificou. Sem Ti, nada seríamos. Deus Grandioso, venho implorar tua intercessão em nossa família, Oh Pai! Que o nosso lar seja teto de conforto e abrigo. Onde nenhum inimigo ou mal espírito nos alcance, onde a inveja não tenha efeito sobre nós. Proteja e abençoe nossa moradia sagrada, Deus, que da porta para dentro, haja apenas luz e paz.
Amado Pai, agradecemos por todas as bênçãos já concedidas a nós e pedimos encarecidamente que afaste dos nossos corações a maldade, o rancor e a discórdia. Somos uma família e, apesar dos nossos defeitos, temos a fé no Deus misericordioso que atuará em nossa causa. Dai-nos a paciência e o amor para lidarmos uns com os outros. Amém.”

Oração para a família ficar unida

Família negra sorrindo para foto.
Drazen Zigic / Freepik

Aquela família que tem forte relação com a espiritualidade e cria seus filhos na doutrina de Deus precisa de orações para renovar a sua fé constantemente. O inimigo está sempre à espreita, tentando gerar contendas e desunião, mas Deus é maior e afastará todo o mal de um lar que clama a Ele.

“Senhor, viemos novamente a Ti para agradecer pela graça em servir-Te. Desde que nossa família começou na doutrina do Senhor Jesus, descobrimos qual é o propósito desta vida. Não tem sido fácil e só Deus sabe de todas as batalhas que já enfrentamos. Mas não nos abateremos jamais! Pois Deus é nossa força e nossa armadura contra aqueles que nos desejam o mal e pregam falsas verdades em Teu nome.
Somos tão falhos! Ensinai-vos a viver a doutrina e a seguir os Teus mandamentos, Senhor! Seguindo o exemplo dos grandes discípulos. Conceda-nos a empatia e a capacidade de entendermos as nossas diferenças, para que, dessa forma, possamos ter uma convivência em harmonia. Na qual todos possam manifestar suas individualidades sem medo.
Deus maravilhoso, permita que nada nos falte e que sobre, para que consigamos ajudar os mais pobres e necessitados. Peço, Senhor, que coloque no coração de cada um que está aqui a caridade e o amor ao próximo. Somente assim é que conseguiremos levar a Tua palavra para todos os cantos que a sola de nossos pés alcançar.
Renove a nossa fé e nos distancie daqueles que nos querem ver de costas para a Igreja. Fortaleça a união da nossa família por meio do teu manto de bondade e amor. Proteja-nos do mal que tenta nos assolar.
Abençoe nosso lar, nossos corações e acompanhe os nossos passos rumo aos Céus. Amém!”

Oração para paz no casamento

Um casamento que tem como alicerces o amor e a fé em Deus torna-se forte e resiliente. A vida a dois exige dedicação dos parceiros e humildade para admitir e aprender com os erros, além da capacidade de perdoar e aceitar os defeitos da pessoa amada. A fé, quando compartilhada, torna-se inabalável. Por este motivo, busque orar com o seu par e, juntos, purifiquem o seu casamento.

“Senhor Jesus Cristo, ajoelho-me para pedir-te que abençoe meu casamento. Nossa união é fruto da Tua mão, que nos uniu e fez com que víssemos um no outro aquilo que nos faltava. O Senhor tem cuidado de nós até aqui, permitindo desde o nosso primeiro encontro até o nosso casamento. Deus, ilumine nossos pensamentos e traga discernimento para nossas palavras, para que o que saia de nossas bocas não sejam facas que machuquem o outro. Que nossos ouvidos estejam limpos de negatividade, para que possamos ouvir sempre com compaixão e humildade. Derrame em nós o Teu Espírito Santo e nos abençoe como casal. Peço também ao Senhor que o respeito seja o nosso fiel companheiro, além de clamarmos por entendimento para lidar com possíveis decepções. Oro para que a nossa relação seja duradoura e frutífera. E para que caminhemos juntos rumo a Ti, antes de qualquer outra coisa. Agradecemos e pedimos todas essas coisas em nome de Jesus Cristo. Amém.”

Oração contra a discórdia

Casal branco com expressão triste.
yanalya / Freepik

Se todas as nossas relações estiverem em desarmonia, talvez o problema possa estar em nós mesmos. Olhar para si antes de julgar o outro é fundamental para uma autoanálise crítica e verdadeira. Decifre os seus pontos de melhoria e peça a Deus que Ele trabalhe esses pontos junto a você. Se você for a mudança e a evolução inicial, vai se tornar inspiração para todos à sua volta.

“Senhor Jesus, venho pedir-te novamente que atue em minha causa. Afaste de mim essas setas malignas que envenenam o meu coração. A discórdia tem tomado conta das minhas relações, ó Pai! Tenha misericórdia dessa alma pecadora que, ajoelhada, suplica por ajuda!
Cure as minhas feridas, cubra-me com o sangue do cordeiro e cicatrize as minhas mágoas. Transforme a minha alma e o meu ser em uma versão melhor e mais digna do Teu amor! Quero ser um bom exemplo em todos os lugares onde eu estiver, Senhor! Visite a minha casa e limpe-a de todos os sentimentos pecaminosos. Que reste apenas a Tua bondade e o Teu amor divino.
Que a discórdia seja eliminada e a paz, restabelecida. Sei que, Contigo ao meu lado, até a mais dura das guerras pode ser vencida. Com Tua proteção, não temo más influências e deixo o meu coração se encher de amor e fraternidade.
Amém.”

Oração para colegas de trabalho

O ambiente de trabalho costuma ser desafiador e com relações conturbadas repletas de inveja e egoísmo. Para combater esses maus sentimentos e construir boas relações, ofereça sempre o amor e a compaixão, trabalhe a empatia e tenha paciência. A prece abaixo será de extrema valia para que Deus o auxilie e traga paz para você e para os seus colegas de trabalho.

“Deus, Pai misericordioso, Tu és bondade e perfeição. Conhece todas as coisas e enxerga nossos corações. O Senhor nos ama independentemente de nossos defeitos e sempre nos protege de todo o mal.
Oro, Senhor, em nome do Espírito Santo, para que visite este local de trabalho. Toque o coração de todos os colegas, desvie ofensas e malícias, proteja-nos dessas influências negativas!
Aqui, Senhor, é a nossa segunda casa. Precisamos de paz para Te servir! Afaste toda arrogância, desrespeito e inveja deste lugar! Que Teus anjos façam morada neste ambiente e inundem essas paredes de boas vibrações e luz.
Peço a Ti que a generosidade reine entre chefes e funcionários e que o ambiente seja de paz e união.
É daqui que tiramos o sustento das nossas famílias, então interceda na vida de cada um. O Senhor sabe mais do que nós mesmos a respeito do que precisamos. Abençoa-nos, Senhor, para que todos os dias possamos te glorificar! Deus seja louvado. Amém!”

Salmos para os relacionamentos

Mãos fazendo gesto de oração e ao fundo a Bíblia.
jcomp / Freepik

Salmos 31:1-7

“Em ti, Senhor, me refugio; nunca permitas que eu seja humilhado; livra-me pela tua justiça.
Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar.
Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo amor do teu nome, conduze-me e guia-me.
Tira-me da armadilha que me prepararam, pois tu és o meu refúgio.
Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.
Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis; eu, porém, confio no Senhor.
Exultarei com grande alegria o teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.”

Por mais difícil que uma situação esteja, Deus estará contigo sempre. Conte com ele para ser o seu refúgio e levar paz em meio ao caos. Relacionamentos tóxicos podem desequilibrar o seu espírito, mas Deus é poderoso e grandioso, então Ele poderá ser a sua base. Creia verdadeiramente, pois Deus não falha.

Salmos 21:1-13

“O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua exultação pelas vitórias que lhe dás! Tu lhe concedeste o desejo do seu coração e não lhe rejeitaste o pedido dos seus lábios.
Tu o recebeste com ricas bênçãos, e em sua cabeça puseste uma coroa de ouro puro.
Ele te pediu vida, e tu lhe deste! Vida longa e duradoura.
Pelas vitórias que lhe deste, grande é a sua glória; de esplendor e majestade o cobriste.
Fizeste dele uma grande bênção para sempre e lhe deste a alegria da tua presença.
O rei confia no Senhor: por causa da fidelidade do Altíssimo, ele não será abalado.
Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.
No dia em que te manifestares, farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira, o Senhor os devorará; um fogo os consumirá.
Acabarás com a geração deles na Terra, com a sua descendência entre os homens.
Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão;
pois tu os porás em fuga quando apontares para eles o teu arco.
Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.”

Uma relação é como uma joia valiosa: desperta inveja e demanda proteção constante. Quando Deus une duas pessoas, Ele oferece uma grande bênção e a oportunidade de evolução. Para proteger o relacionamento, fortaleça a fé do casal e siga o caminho Dele. Deus guiará aqueles que se mantiverem fiéis aos seus ensinamentos e amarem ao próximo como a ti mesmo.

Silhueta de um homem rezando e ao fundo, o céu.
Gift Habeshaw de Pexels / Canva

Salmos 12:1-7

“Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens.
Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções.
Que o Senhor corte todos os lábios bajuladores e toda língua arrogante dos que dizem: “Venceremos graças à nossa língua; somos donos dos nossos lábios! Quem é Senhor sobre nós?”
“Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam.”
As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada.
Senhor, tu nos guardarás seguros e dessa gente nos protegerás para sempre.”

A discórdia e a contenda surgem em nossas vidas como testes maléficos do inimigo. Não devemos temer, pois conosco temos o Deus todo poderoso. Ele sabe de todas as coisas, conhece os nossos corações e, a cada passo, estará na frente, protegendo-nos. Se você sente que sua relação está sendo testada, convide também a outra pessoa a orar o Salmos acima.

As preces espíritas e as orações são estradas que nos conduzem à verdade de Deus. Os nossos relacionamentos demandam cuidados e atenção da nossa parte. A gentileza e o amor precisam estar presentes. Quando estamos aliados à fé em Deus, tudo se torna possível.

Você também pode gostar:

Compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que você tem o privilégio de ter em sua vida. Mostre como você a ama e diga que Deus estará ao lado de vocês, auxiliando na construção de um relacionamento com harmonia.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br