Nutrição Receitas

Purê de Inhame

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Purê é uma das comidas mais práticas de se fazer e que costuma agradar a quase todos os paladares. O purê de batata, por exemplo, está entre as receitas mais feitas pelos brasileiros, porém outras opções deste prato são possíveis e também deliciosas. Hoje a estrela da vez é o inhame, um tubérculo cheio de nutrientes. O purê de inhame é uma ótima variação da receita clássica.

Purê de Inhame.

O inhame é uma das melhores fontes de carboidrato que temos na nossa culinária, pois, com sua quantidade de fibras, ele não deixa que a glicemia do corpo seja muito elevada.

Trata-se de um vegetal com quantidades significativas de vitamina C e vitaminas do complexo B, então ajuda o sistema imunológico e a proteção do organismo de forma completa.

É também um alimento que se torna um grande auxiliar para aqueles que estão fazendo dieta visando o emagrecimento, pois apresenta alta saciedade e não tem poder de ganho de peso. Em forma de purê, o inhame ainda conserva suas propriedades e pode ser consumido a qualquer hora do dia.

Purê de Inhame.

Abaixo separamos duas receitas de purê de inhame, uma mais simples, na sua versão light, para aqueles que estão de olho na balança e outra mais requintada e ainda mais saborosa, que vem acompanhada de uma deliciosa e crocante crosta de castanha de caju, alimento este que, por sua vez, é uma ótima fonte de proteína vegetal, com vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, vitamina E, cobre e polifenóis que combate os radicais livres.

Você também pode gostar de:

Este purê já é ótimo servido sozinho, mas pode também ser acompanhado de um belo corte de carne grelhada ou de uma coxa de frango bem assada no forno. Fica ainda mais especial em dias frios! Escolha a sua receita de purê de inhame e se delicie!

Purê de Inhame.

Purê de Inhame LightReceita retirada do site Gshow

Ingredientes:

  • 4 a 5 inhames;
  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva (se for extravirgem, melhor ainda pra saúde!);
  • ½ xíc. (chá) de leite desnatado (ou mais, se precisar);
  • 1 col. (sopa) de margarina light;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Descasque os inhames e cozinhe-os no vapor por cerca de 30 minutos ou até que fiquem molinhos. Passe-os pelo espremedor de batata. Numa panela, junte o inhame espremido, o azeite e a margarina. Leve ao fogo e, mexendo sem parar, vá acrescentando o leite até obter a consistência de purê. Coloque o sal e sirva em seguida.

Purê de Inhame.

Purê de Inhame com Crosta de Castanha de CajuReceita retirada do site Panelinha

Ingredientes:

  • 4 inhames;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 2 dentes de alho descascados;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • noz-moscada ralada na hora a gosto;
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de Preparo:

Lave, descasque, seque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e junte 1 colher (chá) de sal e os alhos já descascados. Leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e cozinhe por 25 minutos ou até que os pedaços fiquem macios – espete com um garfo para verificar.

Apague o fogo e escorra a água numa peneira. Enquanto isso, numa panelinha, leve o leite ao fogo baixo para aquecer sem deixar ferver – para o purê não empelotar, o leite deve estar na mesma temperatura do inhame.

Passe os inhames com os dentes de alho ainda quentes pelo espremedor e volte-os para a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite, aos poucos, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Desligue o fogo, misture a manteiga e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora a gosto e uma pitada de noz-moscada. Reserve enquanto prepara a crosta.

Purê de Inhame

Ingredientes da Crosta:

  • 25 g de manteiga gelada;
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca;
  • ¼ de xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal.

Modo de Preparo da Crosta:

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Pique grosseiramente a castanha-de-caju.

Numa tigela pequena, misture com as pontas dos dedos manteiga, a farinha de rosca e a castanha-de-caju até formar uma farofa grossa – não precisa dissolver completamente a manteiga.

Coloque o purê em ramequins individuais de cerca de 10 cm de diâmetro e cubra com a farofa. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, até dourar. Sirva a seguir com carne seca acebolada.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]