Nutrição

20 alimentos que escondem o açúcar

Eating hamburger. Delicious hamburger in the hands. Fastfood meal.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O açúcar fornece energia, mas também envelhece a pele, causa diabetes, hipertensão e obesidade. A quantidade diária indicada, segundo a Organização Mundial de Saúde, são 50 gramas, o equivalente a 5 colheres de sopa. Porém, o mundo está exagerando, o brasileiro consome anualmente 55 kg, quando o indicado seria 15 kg. O descontrole em parte é explicado pelos alimentos que mascaram o açúcar. Listamos 20 exemplos que você nem imagina, confira:

1. Catchup

Um dos alimentos que mais camuflam o açúcar. Em 100 gramas de catchup tem 23 gramas de açúcar, quase a metade da dose recomendada pela OMS. Os molhos de tomate industrializados também contêm açúcar. Por isso, consuma-os com muita moderação.

2. Temperos industrializados

Também são bombas de açúcar, principalmente os caldos de galinha. Nos temperos, o açúcar dá consistência e a cor dourada.

3. Macarrão instantâneo

Além do açúcar, este alimento é cheio de condimentos artificiais: costela, barbecue e churrasco.

4. Salgadinho de queijo

Apesar de ser salgado, tem mais açúcar do que queijo. O produto ainda possui doses elevadas de sal.

5. Molhos para salada

Cheias de açúcar, gorduras, conservantes e sal. Nem as de sabor legumes escapam dessa combinação.Até mesmo os mais saudáveis têm açúcar. Se você adora, cuidado! A receita leva corantes e realçadores de sabor.

6. Sopas prontas

Cheias de açúcar, gorduras, conservantes e sal. Nem as de sabor legumes escapam dessa combinação.

7. Hambúrguer

Alimento com muito açúcar escondido. O melaço e o xarope de milho fazem com que o produto não diminua durante o preparo.

8. Carnes bovinas e salmão

Alguns frigoríficos adicionam açúcar à ração. Já o salmão pode ser mergulhado em uma solução de açúcar. Busque informações sobre a alimentação dos bois e prefira salmão fresco.

9. Torta de frango congelada

Tem açúcar na massa.

10. Lasanha congelada

Mistura de açúcar, sal e condimentos.

11. Molho Shoyu

Açúcar e sal refinado.

12. Patê de presunto

Muito açúcar, gordura suína, sal e conservantes.

13. Gelatina

A sobremesa disfarça o consumo de açúcar. Ela é um mix de açúcar, adoçantes, corantes artificiais e conservantes. Para ter uma ideia, 120 gramas de gelatina de morango tem quase 8 gramas de açúcar.

14. Leite

Uma xícara de leite corresponde a 12 gramas de açúcar. O leite de soja é uma alternativa, mas tem que ser a versão sem açúcar.

15. Iogurte

Potes de iogurtes naturais e desnatados de 100 gramas têm 13,04 gramas de açúcar. A quantidade aumenta naqueles com caldas e chocolates.

16. Granola

Em 100 gramas podemos encontrar até 26,22 gramas de açúcar. Escolha granolas sem frutas secas e com açúcar mascavo.

17. Cereais matinais de milho

Os cereais matinais de milho também são cheios de açúcar, 100 gramas contêm 38,02 gramas de açúcar. Troque-os pelas versões integrais.

18. Barras de cereais

As barrinhas de cereal também mascaram o açúcar. Algumas versões podem ter até 38 gramas de açúcar, mais que a metade da dose recomendada pela OMS. Consuma os produtos com no mínimo 2 gramas de fibras, e evite as que tenham chocolate.

19. Frutas secas

Por não terem água, o açúcar fica mais concentrado. Consumir 100 gramas equivale a quase 40 gramas de açúcar.

20. Sucos

Os sucos disfarçam o açúcar. Os industrializados têm 2 colheres de sopa de açúcar para cada 200 mililitros. Os naturais têm frutose, o açúcar natural das frutas, por isso, deve-se evitar adoçantes. Um suco de goiaba, por exemplo, possui quase 15 gramas de açúcar.

O açúcar deve ser consumido com muito cuidado. Quer ler mais conteúdo sobre o alimento? Confira essa matéria: Como o açúcar pode ser mais viciante do que as drogas.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]