Nutrição

Quer fazer um ovo de Páscoa caseiro e saudável?

E de repente entramos no supermercado e… é páscoa! Ovos de chocolate de todos os tipos, tamanhos, cores e sabores… cada vez mais chocolate e açúcar, cada vez menos cacau.

O chocolate é o resultado da mistura de alguns ingredientes que variam bastante conforme a proposta comercial, mas em todos eles o ponto em comum é o alto teor de açúcar, gordura e calorias. No geral é uma mistura de pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar, podendo ainda levar leite, leite em pó ou condensado, gordura hidrogenada – no lugar da manteiga de cacau, ou gordura vegetal de palma, ingredientes que diminuem consideravelmente o valor nutricional do produto.

A versão amarga do chocolate tem menos açúcar e gorduras, não contém leite e é composta por pelo menos 70% de pó de cacau puro, tornando-o um alimento mais rico nutricionalmente e proporcionando benefícios à saúde quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia.

Por isso escolhemos esse chocolate para a nossa receita caseira de ovo de chocolate e bombons para a Páscoa!

Essa versão de chocolate traz benefícios graças ao pó de cacau puro, que possui antioxidantes flavonoides – compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde, em frutas e vegetais – que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar o bom (HDL), equilibrar a pressão arterial, proteger as células e a pele contra os radicais livres e promover a sensação de bem-estar – graças ao triptofano, aminoácido precursor da serotonina, o hormônio responsável pelo prazer.

Para se beneficiar dessas boas propriedades o consumo deve estar dentro do recomendado, do contrário, o excesso contribui para o ganho de peso, dores de cabeça, e até aumentar a propensão à cálculos renais, já que o alimento é rico em oxalato.

Confira o vídeo-receita de três minutinhos e aprenda o passo a passo para fazer você mesmo seu ovo de páscoa, muito mais saudável e econômico. É tão fácil que você nunca mais vai comprar pronto!

Sobre o autor

Jacqueline Rodrigues

Jacqueline Rodrigues

Nutricionista Clínica e Materno-Infantil - CRN3 13794

Formação Profissional

Graduação em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM - SP;
Pós graduação em Nutrição Materno Infantil pelo IMeM - SP;
Pós graduação em cultura e psicologia da alimentação pela Universidade de Milão - IULM;
Especialista em Alimentação Mediterrânea e Nutrigenômica pela INDIM - Istituto Nazionale per la Dieta Mediterranea e la Nutrigenomica - Roma;
Formada em COACH pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching - SP;
Formada em Yoga e membro da Aliança do Yoga do Brasil;
Autora do primeiro guia on-line de "Nutrição para Gestantes", um guia sobre alimentação e nutrição para a gestação, lactação e pré concepção.

Áreas de Atuação

Educação e reeducação alimentar - adultos e crianças;
Nutrição e alimentação para a fertilidade;
Cuidados nutricionais na gestação - alimentação e suplementação para prevenção e alivio de eventuais sintomas e aumentar o potencial de saúde da mãe e do bebê;
Cuidados nutricionais no pós-parto e aleitamento materno;
Emagrecimento pós-parto;
Introdução alimentar;
Alimentação infantil - bebês, crianças e adolescentes;
Reequilíbrio nutricional e emagrecimento;
Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estilo de vida e alimentação, que impactam na saúde.

Contatos:

Telefone: (11) 969182222 | Consultas: (11) 30523558
Clínica Vila Nova, São Paulo
Site: nutricaoparagestantes.com |
Youtube: Nutrição para Gestante | LeveMente
Facebook: Nutrição Para Gestantes |
Instagram: @nutricaoparagestante
Email: [email protected]