Você também vai gostar de:
Neste artigo, apresentamos a você um pouco da história de um desses alimentos deliciosos: a quiche. O que você sabe sobre ela? Já teve a experiência de preparar a sua e de se deliciar logo em seguida?
História da quiche
Um toque francês na culinária alemã, assim podemos definir a quiche. Tradicionalmente parte da culinária francesa, a quiche, na verdade, nasceu na Alemanha e se destacou ao longo dos anos por ser uma opção leve e que pode ser consumida a qualquer hora.
Mas como assim nasceu na Alemanha? A gente te explica. A quiche é originalmente da região de Alsácia Lorena, que hoje é parte do nordeste da França e faz fronteira com a Alemanha.
A região foi palco de várias brigas de território entre os alemães e os franceses. Na época de criação do prato, a província estava sob poder alemão. Depois de muitas lutas entre eles, a região foi retomada pela França e em 1945 voltou a ser chamada pelo nome atual. Ou seja, a quiche tem origem na Alemanha, mas é um prato típico da França.
Uma das quiches mais conhecidas atualmente é a Quiche Lorraine, uma receita à base de creme de leite e ovos recheada com bacon. Os franceses deram esse nome à torta original durante o século XVI.
Curiosidades
- A palavra “quiche” vem da palavra “küchen”, que significa “torta”. O que a diferencia das demais é o fato de ela ser aberta e possuir um recheio que contém creme de leite, ovos e até noz moscada.
- Hoje a quiche é conhecida e consumida no mundo todo, mas sua popularização começou só depois da Segunda Guerra Mundial. Os primeiros apreciadores foram os ingleses e em seguida, na década de 1950, a receita ganhou força nos Estados Unidos. Depois disso, tornou-se mundialmente famosa.
- Já é possível encontrar diversos recheios e tipos de quiche, como a quiche de brócolis, de rúcula, cogumelos e até salmão.
Quiche de brócolis
Ingredientes para fazer a massa:
- 2 ovos;
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de água fria;
- ½ xícara de chá de manteiga;
- Um pouco de sal;
- Manteiga para untar.
Ingredientes para fazer o recheio:
- ½ maço de brócolis;
- 2 dentes de alho picados;
- 3 ovos;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 1 lata de creme de leite;
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ou de um queijo que você goste;
- Sal;
- Pimenta-do-reino (caso queira).
Como fazer a massa:
Primeiramente, misture os ingredientes em uma tigela e amasse levemente. Se for preciso, durante a mistura você pode acrescentar mais uma colher de água.
Em seguida, cubra a massa e deixe-a na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, comece a untar uma fôrma redonda que tenha um aro removível.
Ao retirar a massa da geladeira, estenda-a e forre o fundo e os lados da fôrma que você já untou. Faça pequenos furos na massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180º C. Asse a massa por 20 minutos.
Como fazer o recheio:
Antes de mais nada, você deve cozinhar os brócolis. Assim que eles estiverem prontos, pique-os. Em seguida, aqueça o óleo e frite um pouco do alho, acrescentando logo depois os brócolis já feitos. Refogue-os bem rapidamente.
Depois desse preparo, tempere os ovos com sal e pimenta-do-reino e bata-os. Acrescente o creme de leite e misture bem, até que fique homogêneo. Ao retirar a massa que já estava no forno, pegue os brócolis prontos e coloque no fundo da massa já assada. Pegue a mistura com ovos que você fez anteriormente, despeje por cima e polvilhe um pouco do queijo.
Por fim, basta levar toda essa mistura mais uma vez ao forno e deixar assando até que o recheio fique firme e um pouco dourado. A quiche de brócolis é melhor quando servida quente.
Benefícios do brócolis
Rico em diversos nutrientes e composto por várias propriedades anticancerígenas, o brócolis possui alta quantidade de ferro, zinco, cálcio, potássio, ômega 3 e vitaminas A, B, C e K. Nele também podemos encontrar o ácido fólico, um ótimo aliado do cérebro, principalmente quando o assunto é combate a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Além disso, o vegetal ainda ajuda no combate a diversas outras doenças, na prevenção do envelhecimento e até no processo de emagrecimento. Abaixo selecionamento uma lista com algumas doenças que podem ser prevenidas com o consumo de brócolis:
- Câncer;
- Doenças cardíacas;
- Problemas ligados a toxinas no sangue;
- Doenças gástricas;
- Infecções;
- Anemia;
- Problemas no pulmão;
- Catarata;
- Problemas nas articulações;
- Diabetes.
Quiche de brócolis versão vegana
Cada dia que passa o número de vegetarianos e veganos aumenta. Dessa forma, encontrar receitas – tradicionais ou não – que possam ser feitas e consumidas por eles é imprescindível. Pensando nisso e em todos aqueles que optaram por um estilo de vida em que o amor e a igualdade prevalecem, que tal conhecer a opção de quiche vegana?
Ingredientes:
- Duas xícaras e meia (de chá) de farinha de grão de bico;
- ⅓ de xícara de chá de água gelada;
- ½ colher de chá de sal (ou a quantidade que preferir);
- ⅓ de xícara de chá de óleo vegetal ou azeite;
- 4 dentes de alho já picados;
- 1 cebola picada;
- 250g de brócolis;
- 500g de tofu picado;
- ¼ de colher de chá de açafrão ou cúrcuma em pó;
- ½ colher de chá de sal;
- Um pouco de noz moscada;
- 1 colher de sopa de orégano;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 colher de chá de fermento químico em pó;
- 1 colher de chá de suco de limão ou vinagre branco.
Como fazer:
1 – Primeiramente, pré0aqueça o seu forno a 200ºC.
2 – Misture a farinha de grão de bico e o sal em uma tigela. Depois adicione azeite (ou óleo vegetal) e continue misturando até que fique em uma textura similar a uma farofa grossa. Coloque a água gelada bem aos poucos, até que fique uma massa homogênea e lisa.
3 – Coloque essa mesma massa em uma forma de fundo removível, modelando bem. Depois faça furos com o garfo e leve tudo ao forno. Deixe lá por 15 minutos.
4 – Enquanto a massa está assando, vá preparando seu recheio. Em uma panela, coloque um pouco de óleo e refogue os alhos com a cebola. Acrescente os brócolis já lavados e picados, tempere com um pouco de sal e refogue mais um pouco.
5 – Com os brócolis refogados e prontos, comece um outro processo. Pegue um liquidificador, coloque o tofu com sal, açafrão ou cúrcuma em pó, azeite, um pouco de noz moscada, suco de limão ou vinagre branco e bata tudo até que vire um creme. Em seguida adicione o fermento em pó e bata mais um pouco para misturar.
6 – Pegue o creme e misture com os brócolis já prontos. Pegue a massa que assou por 15 minutos, coloque essa mistura sobre ela e depois leve-a para assar por mais 20 minutos. Fique de olho para ver se irá se formar uma casquinha sobre sua torta. Quando chegar a esse ponto, está pronta a sua quiche de brócolis vegana.
Quiche Lorraine
Ingredientes para fazer a massa:
- 150g de manteiga em cubos;
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 5 colheres de sopa de água gelada;
- 1 colher de chá de sal.
Ingredientes para fazer o recheio:
- 4 ovos;
- 2 xícaras de chá de creme de leite;
- ¾ de xícara de chá de queijo gruyère ralado;
- ½ xícara de chá de bacon em cubos;
- noz moscada, sal e pimenta-do-reino (a gosto).
Como fazer a massa:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo ao sal. Junte-os com os cubos de manteiga e amasse até formar uma farofa. Em seguida vá acrescentando a água gelada até que se forme uma mistura homogênea e macia.
Embrulhe essa massa com papel filme e leve à geladeira por 1 hora.
Depois que estiver com a massa, coloque-a em uma fôrma de fundo removível de aproximadamente 24cm de diâmetro. Forre o fundo e os lados. Por último, leve a massa ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixe por cerca de 30 minutos.
Como fazer o recheio:
Em uma tigela, misture os ovos ao creme de leite até a mistura ficar lisa. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Depois coloque o bacon em uma frigideira e deixe ele lá por até 3 minutos, até que comece a dourar.
Retire a massa que estava no forno e diminua a temperatura para 180ºC. Pegue os ingredientes e coloque primeiramente o queijo ralado no fundo da massa. Em seguida, acrescente os cubos de bacon. Por último, preencha com o creme de ovos que você fez.
Pegue a fôrma e leve ao forno novamente para assar por mais 30 minutos. Quando você perceber que a quiche inflou e está dourada, está no ponto.
E aí, gostou? Aprovou as receitas? Agora é hora de colocar a mão na massa (literalmente) e fazer o seu próprio quiche de brócolis.
Bom apetite!