Nutrição Veganismo Vegetarianismo

Receita saudável: Hambúrguer de lentilha

hambúrguer de lentilha
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Um alimento que é gostoso e faz muito bem para a saúde é a lentilha. Ela pode ser preparada tanto como salada, cozida para acompanhar o arroz, entre outras variedades, até mesmo como hambúrguer. Se você ainda não experimentou, é hora de provar.

Em sua composição, a lentilha possui carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas B6, B9, C, K e E, manganês, ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio, zinco, selênio e cálcio. Mas o que significa tudo isso?

hambúrguer de lentilha

Significa que a lentilha traz muito benefícios, confira quais são eles:

– Como é rica em fibras, auxilia no emagrecimento. A lentilha ajuda a dar aquela sensação de saciedade e, além disso, colabora no bom funcionamento do sistema digestivo.

– Por ser rica em proteínas, é um alimento bom para quem quer ganhar músculos. Praticantes de musculação ou outras modalidades esportivas podem se beneficiar da lentilha em sua dieta.

– Por causa do potássio, magnésio e vitaminas B6 e B9, ela também ajuda a prevenir problemas no sistema cardiovascular como, por exemplo, doenças cardíacas causadas pelo colesterol alto.

– O ferro e o ácido fólico são elementos que ajudam na prevenção de anemia. Além disso, outras doenças como diabetes e câncer também podem ser prevenidas pelo consumo desses e de outros elementos que compõem a lentilha.

Agora que você já tem uma ideia de como esse alimento faz bem para a saúde, preparamos uma receita de hambúrguer de lentilha para você experimentar. Veja abaixo:

Ingredientes:

– 220 gramas de lentilha cozida

– 960 ml de água

– 1 dente de alho

– 120 gramas de cebola picada

– 120 gramas de cheiro verde picado

– 15 ml de azeite

– 50 gramas de farinha de trigo integral

– Temperos sortidos de acordo com o seu gosto

Como fazer:

O primeiro passo é cozinhar a lentilha na panela de pressão. Após “pegar pressão”, deixe por mais 15 minutos, depois escorra a lentilha.

Em uma vasilha, misture a lentilha com os outros ingredientes. O tempero você pode colocar de acordo com o seu gosto. Sal e pimenta costumam ficar bons nessa receita. Se gostar, algumas ervas podem ficar boas na mistura também. Depois, aos poucos, você deve acrescentar a farinha de trigo até a mistura ficar num ponto bom para modelar.

Com óleo nas mãos, faça porções em formato de hambúrguer com a mistura e deixe com aproximadamente 1,5 cm de altura. Leve ao congelador em uma forma untada por uma hora. Depois, é só fritar e aproveitar esse delicioso e saudável prato!

Bom apetite!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]