Receitas Sagrado Feminino

Reduza os calores da menopausa com a Salada de couve-flor à moda mediterrânea

A menopausa é uma fase natural pela qual todas as mulheres passam, mas vem acompanhada de alguns sintomas que podem ser um pouco desagradáveis. Os períodos de grande calor são os mais conhecidos. Felizmente, é possível amenizá-los de forma natural. Descubra, agora, uma receita de salada natural e simples que ajuda nessa missão!

Muitas mulheres se deparam com um grande desafio ao entrar na menopausa: ondas de calor, depressão, ansiedade, ganho de peso, irritabilidade e osteoporose são alguns dos sintomas que trazem desconforto para o dia a dia, devido às variações hormonais.

Praticar exercício físico, meditar e seguir uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes e oleaginosas, são atividades que garantem um tanto de bem-estar neste período

Segundo diversas pesquisas, os alimentos ricos em ômega 3 e vitamina E ajudam no combate às ondas de calor. Dentre os vegetais ricos em ômega 3 está a couve-flor, que pode ser acompanhada por algumas nozes, pois suprem a vitamina E.

A salada de couve-flor à moda mediterrânea é uma receita simples, refrescante e que pode ajudar a amenizar os desconfortos da menopausa.

Salada de couve-flor à moda mediterrânea

Ingredientes

  • 1 couve-flor;
  • 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas;
  • 6 azeitonas pretas laminadas;
  • ¼ de xícara de chá de nozes picadas;
  • Suco de um limão;
  • Azeite;
  • Sal.

Modo de preparo

Corte a couve-flor em floretes pequenos.

Unte uma assadeira com azeite e distribua a couve-flor, cuidando para não sobrepor os floretes. Caso necessite, utilize duas assadeiras.

Regue a couve-flor com um fio de azeite e tempere com sal.

Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos.

Retire a assadeira do forno, vire os buquês de couve-flor e retorne ao forno por 15 minutos para que dourem do outro lado.

Retire do forno e transfira a couve-flor caramelizada para uma saladeira.

Acrescente a azeitona, as nozes e as folhas de hortelã.

Tempere com o suco de limão, azeite e sal.

Misture para integrar os sabores.

Sirva a seguir.

Salada de couve-flor à moda mediterrânea como aliada na redução dos calores da menopausa

Imagem de uma mulher de meia idade com calor
Biserka Stojanovic de Getty Images/ Canva

Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação é imprescindível para uma vida mais saudável. No caso de mulheres na menopausa, que sofrem com ondas de calor, estresse, ansiedade, sobrepeso, insônia, perda de massa óssea (osteoporose), diminuição da libido, fadiga e depressão, esse fator se torna ainda mais importante.

Em média, 85% das mulheres na menopausa relatam ter ondas de calor; porém, se a dieta seguida for ruim, a probabilidade de uma maior intensidade do sintoma é evidente. Portanto, a alimentação saudável, à base de frutas, verduras, proteínas magras, carboidratos e gorduras boas, aliada à prática de exercícios físicos, tende a trazer um pouco mais de conforto nesse período.

De acordo com estudos acerca do assunto, os principais agentes capazes de auxiliar na diminuição do calor excessivo são o ômega 3 e a vitamina E — um poderoso antioxidante —, e ambos estão presentes em diversos alimentos. Na família dos vegetais, por exemplo, a couve-flor é uma ótima opção para incluir na dieta, pois é fonte riquíssima de ômega 3.

Por isso, para quem gosta de couve-flor, e principalmente para aquelas que têm dificuldade em consumir o vegetal, a salada de couve-flor à moda mediterrânea é uma boa alternativa para inserir o alimento na dieta. A receita é refrescante, simples de executar, além de ser saudável e ter ação direta na redução dos desconfortos da menopausa.

Salada de couve-flor à moda mediterrânea

Ingredientes

• 1 couve-flor;
• 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas;
• 6 azeitonas pretas laminadas;
• ¼ de xícara de chá de nozes picadas;
• suco de um limão;
• azeite;
• sal.

Modo de preparo

1º – Corte a couve-flor em floretes pequenos;

2º – unte uma forma com azeite e distribua a couve-flor, tomando cuidado para não sobrepor os floretes (para o caso de muita quantidade, utilizar outras formas);

3º – regue a couve-flor com um fio de azeite e tempere com sal;

4º – leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por 15 minutos;

5º – retire a forma do forno, vire as couves-flores e coloque-as novamente no forno, a 200 °C, por mais 15 minutos, até estar tudo dourado;

6º – retire a couve-flor assada do forno e transfira para um recipiente de sua preferência;

7º – acrescente a azeitona, as nozes e as folhas de hortelã e tempere com suco de limão, azeite e sal;

8º – misture tudo e está pronto para servir.

Além da receita da salada de couve-flor à moda mediterrânea, existem muitas outras, igualmente saborosas e saudáveis, que você pode incluir na sua dieta.

Você também pode gostar

Se você gostou dessa dica, compartilhe-a nas redes sociais para chegar a outras mulheres que também estão passando pela menopausa e precisam conhecer novas formas de se adaptar à alimentação saudável!

Sobre o autor

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli e vou te contar como me tornei culinarista especializada em alimentação saudável.

Há dez anos tinha verdadeiro horror ao cozinhar, minha mesa se fartava de enlatados e deliveries. Porém vivi um grande caos pessoal, encontrando na meditação um empurrão para transformar minha alimentação, e acabei por me apaixonar pela cozinha.

Estudei um tanto de ciências: naturopatia, ayurveda, aromaterapia, florais, meditação...

Em minha pós-graduação em psicologia transpessoal, defendi o tema da alimentação como agente determinante do bem-estar. Contudo em meus atendimentos percebi a dificuldade dos meus clientes em se apropriarem da alimentação saudável.

Diante dos temores apresentados, comecei a ensinar as receitas que preparava em casa, fazendo com que muitos se apaixonassem pela alimentação natural.

Em 2018 lancei meu primeiro livro, “Cozinhar e Meditar”, descobrindo os sabores da vida, em que entre crônicas e receitas conto minha história, revelando como por meio do cozinhar e da atenção plena redescobri os temperos do bem viver.

Em maio de 2020 lancei o ebook “Legumes e Verduras”, com mais de 50 receitas rápidas e saudáveis para o dia a dia.

Desenvolvi uma culinária revitalizante extremamente saborosa e simples de ser praticada no dia a dia. Partindo de uma escuta terapêutica que me permite perceber as necessidades individuais ou do grupo, proporcionando ações que estimulam o apropriar-se da mesa saudável.

Além dos cursos e das consultorias individuais, ministro workshops e presto consultoria para hotéis e restaurantes. Dou alternativas que priorizam o uso de alimentos naturais na cozinha tradicional, assim como criações culinárias sem glúten, sem lactose, sem soja, vegetariana e vegana, que fazem os olhos salivarem.

Atualmente ofereço o serviço online de consultoria em alimentação saudável (cardápios online), assim como uma diversidade de cursos.

“Acredito que na cozinha reside o poder de curar corpo e alma. A minha missão é despertar o autocuidado, levando a degustar porções de alegria por meio de uma culinária natural e saborosa, revelando como um estilo de vida saudável traz um tanto de felicidade para dentro do peito.”

DADOS DE CONTATO
Email: anah@alimentacaointegrativa.com.br
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli
Instagram: @anah_locoselli
Site: anahlocoselli.com.br/
Linkedin: Anah Locoselli
Youtube: Anah Locoselli