Nutrição

Reduza os calores da menopausa com a Salada de couve-flor à moda mediterrânea

menopausa
Anah Locoselli
Escrito por Anah Locoselli
Muitas mulheres se deparam com um grande desafio ao entrar na menopausa: ondas de calor, depressão, ansiedade, ganho de peso, irritabilidade e osteoporose são alguns dos sintomas que trazem desconforto para o dia a dia, devido às variações hormonais.

menopausa Praticar exercício físico, meditar e seguir uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes e oleaginosas, são atividades que garantem um tanto de bem-estar neste período

Segundo diversas pesquisas, os alimentos ricos em ômega 3 e vitamina E ajudam no combate às ondas de calor. Dentre os vegetais ricos em ômega 3 está a couve-flor, que pode ser acompanhada por algumas nozes, pois suprem a vitamina E.

A salada de couve-flor à moda mediterrânea é uma receita simples, refrescante e que pode ajudar a amenizar os desconfortos da menopausa.

Salada de couve-flor à moda mediterrânea:

 

menopausa

Ingredientes:

  • 1 couve-flor;

  • 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas;

  • 6 azeitonas pretas laminadas;

  • ¼ de xícara de chá de nozes picadas;

  • Suco de um limão;

  • Azeite;

  • Sal.

Modo de fazer:

menopausa

Corte a couve-flor em floretes pequenos.

Unte uma assadeira com azeite e distribua a couve-flor, cuidando para não sobrepor os floretes. Caso necessite, utilize duas assadeiras.

Regue a couve-flor com um fio de azeite e tempere com sal.

Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos.

Retire a assadeira do forno, vire os buquês de couve-flor e retorne ao forno por 15 minutos para que dourem do outro lado.

Retire do forno e transfira a couve-flor caramelizada para uma saladeira.

Acrescente a azeitona, as nozes e as folhas de hortelã.

Tempere com o suco de limão, azeite e sal.

Misture para integrar os sabores.

Sirva a seguir.


Você também pode gostar de outros textos da autora: Um vegetariano à mesa, e agora?

Sobre o autor

Anah Locoselli

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli e vou te contar como me tornei culinarista especializada em alimentação saudável.

Há dez anos tinha verdadeiro horror ao cozinhar, minha mesa se fartava de enlatados e deliveries. Porém vivi um grande caos pessoal, encontrando na meditação um empurrão para transformar minha alimentação, e acabei por me apaixonar pela cozinha.

Estudei um tanto de ciências: naturopatia, ayurveda, aromaterapia, florais, meditação...

Em minha pós-graduação em psicologia transpessoal, defendi o tema da alimentação como agente determinante do bem-estar. Contudo em meus atendimentos percebi a dificuldade dos meus clientes em se apropriarem da alimentação saudável.

Diante dos temores apresentados, comecei a ensinar as receitas que preparava em casa, fazendo com que muitos se apaixonassem pela alimentação natural.

Em 2018 lancei meu primeiro livro, “Cozinhar e Meditar”, descobrindo os sabores da vida, em que entre crônicas e receitas conto minha história, revelando como por meio do cozinhar e da atenção plena redescobri os temperos do bem viver.

Em maio de 2020 lancei o ebook “Legumes e Verduras”, com mais de 50 receitas rápidas e saudáveis para o dia a dia.

Desenvolvi uma culinária revitalizante extremamente saborosa e simples de ser praticada no dia a dia. Partindo de uma escuta terapêutica que me permite perceber as necessidades individuais ou do grupo, proporcionando ações que estimulam o apropriar-se da mesa saudável.

Além dos cursos e das consultorias individuais, ministro workshops e presto consultoria para hotéis e restaurantes. Dou alternativas que priorizam o uso de alimentos naturais na cozinha tradicional, assim como criações culinárias sem glúten, sem lactose, sem soja, vegetariana e vegana, que fazem os olhos salivarem.

Atualmente ofereço o serviço online de consultoria em alimentação saudável (cardápios online), assim como uma diversidade de cursos.

“Acredito que na cozinha reside o poder de curar corpo e alma. A minha missão é despertar o autocuidado, levando a degustar porções de alegria por meio de uma culinária natural e saborosa, revelando como um estilo de vida saudável traz um tanto de felicidade para dentro do peito.”

DADOS DE CONTATO
Email: [email protected]ativa.com.br
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli
Instagram: @anah_locoselli
Site: anahlocoselli.com.br/
Linkedin: Anah Locoselli
Youtube: Anah Locoselli