Nutrição

Reduza os calores da menopausa com a Salada de couve-flor à moda mediterrânea

menopausa
Anah Locoselli
Escrito por Anah Locoselli
Muitas mulheres se deparam com um grande desafio ao entrar na menopausa: ondas de calor, depressão, ansiedade, ganho de peso, irritabilidade e osteoporose são alguns dos sintomas que trazem desconforto para o dia a dia, devido às variações hormonais.

menopausaPraticar exercício físico, meditar e seguir uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes e oleaginosas, são atividades que garantem um tanto de bem-estar neste período

Segundo diversas pesquisas, os alimentos ricos em ômega 3 e vitamina E ajudam no combate às ondas de calor. Dentre os vegetais ricos em ômega 3 está a couve-flor, que pode ser acompanhada por algumas nozes, pois suprem a vitamina E.

A salada de couve-flor à moda mediterrânea é uma receita simples, refrescante e que pode ajudar a amenizar os desconfortos da menopausa.

Salada de couve-flor à moda mediterrânea:

 

menopausa

Ingredientes:

  • 1 couve-flor;

  • 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas;

  • 6 azeitonas pretas laminadas;

  • ¼ de xícara de chá de nozes picadas;

  • Suco de um limão;

  • Azeite;

  • Sal.

Modo de fazer:

menopausa

Corte a couve-flor em floretes pequenos.

Unte uma assadeira com azeite e distribua a couve-flor, cuidando para não sobrepor os floretes. Caso necessite, utilize duas assadeiras.

Regue a couve-flor com um fio de azeite e tempere com sal.

Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos.

Retire a assadeira do forno, vire os buquês de couve-flor e retorne ao forno por 15 minutos para que dourem do outro lado.

Retire do forno e transfira a couve-flor caramelizada para uma saladeira.

Acrescente a azeitona, as nozes e as folhas de hortelã.

Tempere com o suco de limão, azeite e sal.

Misture para integrar os sabores.

Sirva a seguir.


Você também pode gostar de outros textos da autora: Um vegetariano à mesa, e agora?

Sobre o autor

Anah Locoselli

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli uma alquimista em sabores da alma que descobriu em minha pós graduação em psicologia transpessoal o quanto o alimento pode ajudar a alcançar o sorriso arregalado.

Contudo me vi frustrada quando nos atendimentos percebi que muitos já sabiam o que lhes fazia mal, só que não conseguiam transformar seus hábitos alimentares.

Nesse momento as panelas chamaram a me aventurar em busca de sabores que tornam esse transitar possível e cheio de prazer. Com poder intuitivo gigante, criatividade à flor da pele e paladar apurado passei a criar receitinhas que causam explosões de sabor.

Foi então que panelas e mais panelas passaram a borbulhar sobre o fogão de várias moradas, a cozinha ganhava vida e a Alimentação Integrativa nascia.

Trocas começaram a acontecer diante das prateleiras da geladeira. O que era difícil virou eu consigo, o vai demorar acabou num piscar de olhos, o dá trabalho volveu em diversão e o que era ruim ficou sem palavras para contar.

Com um olhar que acolhe cada um em sua singularidade estou aqui para te dar a mão e guiar seus passos na conquista do sorriso arregalado, da boa mesa, do poder em cozinhar.

Receitas saudáveis, plant based, sem glúten e lactose, inspiram os pratos que servem a todos.

Aulas de culinária em grupo, individuais, retiros e palestras em escolas e empresas.

DADOS DE CONTATO
Email: [email protected]
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli | Alimentação Integrativa
Blog: alimentacaointegrativa.br/