Autoconhecimento Cultura

Representatividade em foco: Explorando filmes, séries e livros sobre a vivência de homens gays

Mídias como filmes, séries e livros são meios importantes de representatividade para vários grupos. O mesmo ocorre com os homens gays que, ao longo da história, conseguiram transformar seu espaço na ficção. Neste artigo, conheça ótimas obras para explorar a representação da homossexualidade masculina.

Filmes, séries e livros sobre a vivência de homens gays, para muito além do entretenimento, são de suma importância para a representatividade. Este termo, bastante em voga nos dias de hoje, fala sobre como ter referências que se assemelham com o que somos ou com aquilo que nos identificamos, nos ajuda a compreender a nós mesmos e a lidar melhor com os desafios embutidos na nossa essência. Isso quer dizer que, para as pessoas negras, por exemplo, ter a referência de personalidades negras atingindo feitos importantes ou ocupando certos lugares faz com que acreditem que elas também podem atingir tais feitos ou frequentar tais lugares. Em relação aos homens gays, acontece o mesmo.

Embora hoje em dia as pessoas LGBTQIA+ sejam muito mais aceitas na sociedade do que se compararmos a outros tempos, os obstáculos que elas enfrentam ainda são inúmeros. Seja com violência física, com violência verbal ou mesmo com algo mais sutil, como comentários preconceituosos no dia a dia, os homens gays ainda sofrem muita repressão social. Assim, obras de arte que contam a história de personagens com a mesma sexualidade e as mesmas árduas experiências cotidianas são, muitas vezes, uma boa dose de motivação para seguir em frente, tendo orgulho de quem são.

Seja você desse time ou não, conhecer filmes, séries e livros que versam sobre a homossexualidade é um mergulho no mundo da diversidade e pode ser fonte de maravilhosos aprendizados para a vida. Entender as aflições de uma pessoa queer e estar diante da perspectiva dela é abrir os horizontes e, também, exercer a empatia.

Para adentrar nesse universo e sair da heteronormatividade, embarque nessa jornada e confira a seguir algumas obras com protagonismo de homens gays para se emocionar e abrir ainda mais a mente!

O Segredo de Brokeback Mountain (filme)

Sinopse: Durante um trabalho temporário numa fazenda, dois homens, Jack e Ennis, contagiados pela solidão e monotonia da vida laboral nas montanhas, têm relações de intimidade, mas, quando vão embora ao fim do contrato, seguem caminhos diferentes e perdem o contato. Após anos, ambos os homens se encontram e, mesmo casados com mulheres, começam a nutrir um caso que dura quase duas décadas.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Star+, Globoplay, Telecine, Lionsgate+.

Com Amor, Simon (filme)

Sinopse: Simon é um garoto comum de 17 anos que sabe que é gay, mas que guarda esse segredo só para si. Aparentemente bem resolvido consigo mesmo, Simon começa a colecionar conflitos quando passa a se envolver com um garoto de sua escola pela internet, que também mente sua sexualidade.

Onde assistir: Star+.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada (filme)

Sinopse: Um jovem gay, filho de um pastor de igreja de uma cidade do interior conservadora dos Estados Unidos, tem a sexualidade descoberta pela família. Confrontado, Jared, o garoto precisa escolher entre assumir-se gay e arriscar ser expulso de casa ou entrar em um programa de “cura homossexual”.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes, YouTube Filmes.

Tom Na Fazenda (filme)

Sinopse: Após a morte de seu namorado Guillaume, Tom vai até a fazenda da família de seu amor para participar do funeral, e descobre que, além de não terem ciência dos relacionamentos e da sexualidade do falecido filho, os familiares são bastante homofóbicos. Entre dilemas morais e conflitos internos, Tom é obrigado a fingir que seu amante tinha uma namorada chamada Sarah.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Heartstopper (série)

Sinopse: Dois amigos adolescentes, Charlie e Nick, descobrem que a relação deles vai muito além da amizade e, lidando com as dificuldades de se assumirem na escola e com a família, descobrem esse novo mundo de possibilidades juntos.

Onde assistir: Netflix.

Looking (série)

Sinopse: Três amigos gays que moram em São Francisco compartilham seus cotidianos de relacionamentos, carreira, conflitos familiares e afins. Patrick Murray é um designer de jogos; Dom, um aspirante a dono de restaurante; e Augustín, um assistente de artista. Juntos, eles exploram a vida da perspectiva de uma geração jovem homossexual.

Onde assistir: Amazon Prime Video, HBO Max.

Ele: Quando Ryan conheceu James (livro)

Sinopse: James Canning e Ryan Wesley sempre foram melhores amigos, mas tudo mudou depois de uma noite num acampamento de verão, sob as circunstâncias de um jogo de apostas. Afastados desde então, os dois se reencontram num jogo de hóquei e precisam enfrentar as consequências e as emoções que aquele específico episódio lhes causou.

Onde encontrar o livro: Amazon, Google Books, Cia das Letras.

Fica entre nós (livro)

Sinopse: Ruben e Zach são integrantes de uma boyband famosa: a Saturday, uma das bandas de maior sucesso do momento entre adolescentes.

Tudo sobre a homossexualidade:

Com as vidas controladas pela assessoria de imprensa, os garotos não podem viver a homossexualidade em paz, mas, a cada dia que passa, sua paixão um pelo outro fica cada vez mais difícil de esconder.

Onde encontrar o livro: Amazon, Google Books, Cia das Letras, Martins Fontes Paulista.

Você também pode gostar:

Assistir e consumir produtos com protagonismo de diversidade é importante porque, além de todos os benefícios que isso gera na esfera pessoal, é também um incentivo para que mais produções desse tipo aconteçam, mudando o foco de uma sociedade tão heterocentrada para outras narrativas. Diante de todas as opções acima, então, não faltam obras para se emocionar e se identificar com homens LGBTQIA+. Divirta-se com o entretenimento e faça, com essas experiências, a diferença no dia a dia!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br