Autoconhecimento

Retome a sua vida após uma relação tóxica

Woman overpowering man and controlling his phone
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Estar em um relacionamento é ótimo, desde que haja amor, tolerância e respeito, do contrário, a “coisa desanda”. Mesmo quando os problemas tiram seu sono, você reluta, acredita ser apenas uma fase e empurra com a barriga. A tão falada relação tóxica tem as seguintes características:

Falta de diálogo

Você não tem vez, suas opiniões são solenemente ignoradas. Na decisão do filme que irão assistir até assuntos mais sérios, como política, o parceiro tóxico não quer saber de conversar.

Falta de autoestima

O parceiro tóxico menospreza características de sua personalidade e ri dos seus medos e angústias. Quem vive uma relação assim não tem autoestima e fica estagnado.

Pisando em ovos

Você faz tudo para agradar o outro e sente um medo imenso de falhar.

Algumas pessoas levam anos até colocarem um ponto final em histórias assim. Quando terminam, simplesmente não sabem o que fazer. Você também está nessa situação? Veja aqui 5 dicas para retomar sua vida após uma relação tóxica:

  • Não fique remoendo o passado

Quando perguntarem sobre o término do relacionamento, não conte detalhes, diga apenas que a história não tinha mais para onde ir. Lembrar do passado a toda hora é revivê-lo, e você não quer relembrar uma fase triste, não é mesmo? Faça dessa experiência ruim um aprendizado! Reveja suas atitudes para saber como agir e, principalmente, como não agir no próximo relacionamento.

  • Organize-se

Aproveite a nova fase para doar roupas, sapatos, livros e tudo que não usar mais e estiver em bom estado. Ambientes organizados transmitem tranquilidade e facilitam a circulação de pessoas. Faça o mesmo em seu local de trabalho.

  • Trace objetivos

Começar a praticar atividade física, aprender idiomas, viajar… Trace objetivos, prazos e estratégias para alcançá-los.

  • Mantenha-se produtivo

Desempenhe suas tarefas com excelência, em casa e no seu trabalho. Ver suas atividades bem feitas dará a você a sensação de dever cumprido que faz muito bem a alma.

  • Pratique a lei do retorno

Recebemos tudo aquilo que damos. Seja respeitoso e receberá respeito. Seja gentil e receberá gentileza. Seja amigável e terá amigos. Seja amoroso e receberá amor. Simples assim!

Você já viveu uma relação tóxica? Conte para a gente o que fez para superar e dar a volta por cima.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]