Autoconhecimento

Sai estresse! 15 dicas para se sentir mais leve

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O estresse é o mal do século. Cada vez mais, as pessoas têm adoecido por doenças de origem emocional. Ansiedade, nervosismo, angústia, são diversos fatores que ocasionam o estresse. Principalmente quando estamos com nosso lado emocional abalado, fica mais difícil administrar todas essas sensações e o acúmulo delas nos acarretam um mal físico.

Parece que a sociedade anda cada vez mais estressada. Pesquisas apontam que o Brasil está entre os países mais afetados, relacionando o estresse com alguns fatores, como: a falta de tempo livre para estar com a família e amigos, para o lazer, a relação que temos com o trabalho, o acúmulo de atividades, as dificuldades frente ao crescimento das grandes cidades,  etc.

Concordamos que uma vida sem estresse nenhum não existe, porém há diversas maneiras de lidarmos melhor com isso, para ter uma vida mais zen:

Elimine as causas

É importante perceber as principais coisas que te deixam estressado e, uma vez identificadas, elimine-as quando possível, ou pelo menos as amenize. Tente ficar com a cabeça tranquila, equilibrar seus pensamentos e concentrar boas energias.

Cuide do seu corpo

Uma alimentação saudável e práticas diárias de exercícios físicos influenciam para um bom funcionamento do corpo, colaborando para a leveza e bem-estar em diferentes pontos de sua vida.

Descarregue

shutterstock_221590747

Coloque para fora tudo o que te incomoda de alguma maneira, mesmo as coisas que ache pequenas e de pouca importância. Não acumule mágoas e sentimentos negativos, pois isso te deixa carregado e você pode explodir a qualquer momento. Evite isso.

Respire

Quando estiver irritado ou nervoso com algo, pare, pense, respire. Conte até dez  – mil se for preciso – mas não aja com a cabeça quente. Procure sempre se acalmar antes de entrar em algum conflito desnecessário.

Durma bem

Aproveite as horas de sono para descansar. Quando deitar a cabeça no travesseiro, desligue seus pensamentos. Deixe a mente vazia e permita que seu corpo relaxe por completo, utilize as horas de sono para recarregar todas as energias.  

Simplifique

Muitas vezes, damos mais importância para as coisas do que elas realmente merecem. É preciso paciência e muita sabedoria para administrar os conflitos que venham surgir. Busque as melhores maneiras de resolver seus problemas, sem complicar as coisas mais do que já estão.

Crie laços

Construa bons momentos ao lado de pessoas que você gosta. Apesar de todo o trabalho e burocracias necessárias para a vida, são nossos laços afetivos que nos movem. É preciso trabalhar, mas é preciso o prazer.

Medite

Reserve algum tempo do seu dia para fazer meditação, com técnicas de respiração e posições de trabalho físico. Elas te ajudam a encontrar o equilíbrio entre seu corpo e mente, controlando suas emoções e formas de lidar com o universo que te envolve.

Cozinhar

shutterstock_223557418

Assim como muitas tarefas domésticas, cozinhar colabora para desestressar corpo e mente, pois é uma atividade que exige que estejamos concentrados, nos desconectando de tudo o que não importa naquele momento. É preciso dedicação, envolvimento e carinho, por isso é difícil manter-se estressado quando se está cozinhando.

Ouça música

A música ajuda a acalmar os pensamentos, possibilitando momentos de reflexão e observação sobre as situações e conflitos. Uma boa alternativa também é dançar. Quando estamos em movimento, nosso corpo libera endorfina, que colabora para a sensação de alegria e bem-estar.

Fique só

Muitas vezes, precisamos de momentos sozinhos para nos encontrarmos com nós mesmos, compreender as nossas emoções, sentimentos e refletir sobre as nossas ações. Por mais que seja bom conversar com os outros, quando estamos sozinhos conseguimos pensar melhor.

Ambientes

Cuide dos ambientes que você convive. Por exemplo, busque harmonia em seu trabalho e casa, cores alegres e móveis confortáveis colaboram para seu bem-estar.

Desapegue

Tanto os bons quanto os maus momentos devem ser vividos e superados ao seu tempo, aprenda a tirar aprendizado de tudo. Não se apegue a coisas desnecessárias que te impedem de crescer.

Agradeça

Valorize as coisas que você já alcançou. Passamos muito tempo em nossas vidas reclamando das coisas e almejando muitas vezes o impossível, quando na verdade devíamos ser muito gratos por tudo o que já alcançamos. Crie o hábito de sempre agradecer por suas graças e encontrará paz e leveza de espírito.

Organize-se

Esteja preparado para todas as atividades que precisa fazer, pense sua agenda de maneira que possa se dedicar a tudo sem ficar acumulado, nem sob pressão. Além das obrigações, reserve tempo em seu dia para relaxar, comer e pensar.


  • Escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]