Autoconhecimento Comportamento Significado dos sonhos

Sonhar com rato

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Há vários “óculos” que podemos colocar para tentar interpretar um sonho: os óculos da ciência, da religião, da espiritualidade, da filosofia ou da psicologia. Mas uma coisa é fato: os sonhos são representações dos pensamentos e sentimentos mais profundamente escondidos em nosso subconsciente, tão escondidos que só vêm à tona durante o sono, quando a mente afrouxa suas amarras e o fluxo de pensamentos e sentimentos se torna mais livre. Interpretar um sonho é, portanto, essencial se você quer entender o que o seu subconsciente tem a te comunicar!

Mas, afinal de contas, o que significa sonhar com rato?

Se você quer uma interpretação certeira, não generalista, desse sonho, é preciso fazer um esforço para se lembrar dos detalhes dele, porque eles são essenciais para uma interpretação adequada. De qual cor era o rato: preto, cinza ou branco? Ele estava interagindo com você? Estava comendo? Estava morto? Lembre-se destes detalhes e entenda qual o significado de sonhar com rato.

Imagem de rato cinza dentro de uma caixa de madeira forrada com serragem.
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

Sonhar com rato cinza

Este é um sonho um tanto quanto negativo, porque indica o acontecimento de pequenos abalos e problemas bobos e desnecessários em relacionamentos que são muito importantes para você. Então é um bom momento para analisar as suas relações e destacar os pontos positivos de cada uma delas, para que, quando esses problemas menores acontecerem, você esteja emocionalmente preparado para deixar as besteirinhas de lado e não negligenciar alguém que é muito importante para você.

Sonhar com rato branco

Normalmente, no mundo dos sonhos, a cor branca está relacionada à paz e pureza, mas não se engane: o que é branco, nesse caso, é um rato, uma criatura transmissora de doenças e que encontra sobretudo no lixo seu alimento. Este sonho, portanto, indica que há pessoas mal-intencionadas espreitando seus movimentos e à espera de um vacilo para rir ou te prejudicar ainda mais. É importante ressaltar que essas pessoas com planos negativos para você provavelmente são próximas e se travestem de bons samaritanos, por isso o rato é representado aqui pela cor branca, ou seja, apesar de tentar simbolizar paz, é alguém que deseja o seu mal.

Sonhar com rato preto

Este sonho é um péssimo agouro. Também conhecido como gabiru, o rato preto, quando aparece em um sonho, tem significado semelhante à aparição do rato cinza na vida onírica, mas de maneira mais aprofundada. Pequenos problemas e entreveros desnecessários podem surgir em relações muito importantes, e qualquer pequeno descuido pode intensificar essas desordens, então é importantíssimo estar ligado para impedir que esses mínimos descuidos se transformem em situações desconfortáveis reais.

Rato saindo do esgoto cheio de lixo.
Imagem de Dorota Wrońska por Pixabay

Sonhar com rato no lixo

Apesar de ser aparentemente bastante negativo, por apresentar um rato e, ainda por cima, lixo, este sonho é surpreendentemente positivo. É uma aparição onírica que vem com um aviso de que é necessário ressignificar o que aconteceu de negativo nos últimos tempos, assim como o rato transforma em alimento aquilo que já não serve mais para o ser humano. Se você tratar suas decepções e frustrações como lixo, em vez de tentar extrair delas um alimento que possibilitará seu crescimento, muito em breve uma pilha enorme de lixo se acumulará, impedindo ou prejudicando o seu avanço.

Sonhar com rato mordendo

O significado deste sonho depende de quem foi mordido pelo rato no sonho. Se você foi a pessoa mordida pelo rato, é preciso prestar atenção nas relações que você cultiva e nas pessoas que seleciona para estarem por perto, porque, sem intenção, pode ser que uma delas acabe te prejudicando. Talvez seja um bom momento para estar mais sozinho, na sua, lidando de maneira mais intimista com os seus problemas e sentimentos. Se outra pessoa era mordida pelo rato, você é quem provavelmente está prejudicando a caminhada de alguém importante para você, mas não é necessário se sentir culpado, porque isso está acontecendo de maneira não intencional. Mas vale uma avaliação para entender isso direitinho e não atrasar o lado de ninguém, assim como você não quer que ninguém atrase o seu lado.

Sonhar com rato morto

Se o rato já apareceu morto em seu sonho, problemas de saúde podem estar à vista, seja na sua vida ou na vida de um familiar próximo. É importante ressaltar que interpretação de sonhos não é clarividência, não tem a intenção de prever o futuro. Como explicado na introdução, é o modo como o nosso subconsciente nos envia mensagens baseadas em acontecimentos que presenciamos, mas para os quais não demos a devida importância. Alguém anda tossindo, reclamando de dores nas costas, de fadiga? Pois é… Talvez seja necessário dar mais atenção aos pequenos sintomas.

Imagem de um rato correndo em um gramado bem verdinho.
Imagem de sipa por Pixabay

Sonhar com rato correndo

Este é um sonho que também simboliza traição de pessoas que fazem parte da sua vida e das suas relações mais próximas. Assim como o rato que apareceu no seu sonho, essas pessoas “correm” e “fogem” de você quando a máscara ameaça cair, então é muito importante prestar atenção no comportamento daqueles que convivem com você, com o objetivo de identificar pessoas que agem de maneira desonesta, mas se escondem atrás de fantasias de boas pessoas.

Sonhar com ratazana

Se você sonhou com uma ratazana, aquele rato maior e mais gordinho, fique atento a possíveis traições e infidelidades de pessoas em quem você confia, mas que não se importarão em passar a perna em você e te prejudicar. Essas pessoas podem te considerar alguém inocente e, portanto, presa fácil para suas garras desonestas e prontas para o ataque. Não se deixe ser passado para trás e corte relações com quem age de maneira injusta e infiel.

Sonhar com muitos ratos

Uma pessoa está tentando te prejudicar já há algum tempo, então podemos considerá-la seu desafeto, alguém que quer ver o seu mal. A aparição de vários ratos na vida onírica indica que essa pessoa vai causar muita confusão e situações de indecisão na sua vida. Antes de mais nada, identifique essa pessoa e tente entender qual é o motivo da inimizade, porque você pode ter feito algo desagradável para ela, então está pagando pelo que fez no passado. O diálogo sempre é a melhor maneira de resolver as coisas.

Rato branco roendo uma comida branca. Ele está sobre uma folhagem verde.
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

Sonhar com fezes de rato

Por mais estranho que possa parecer, o mais nojento dos sonhos com ratos é símbolo justamente de algo bastante positivo. Um tempo de prosperidade, sorte e ganhos na vida financeira se aproxima da sua caminhada, então esteja preparado, de braços abertos para recebê-lo e aproveitar tudo de bom que ele tem a oferecer. Boas oportunidades muitas vezes não aparecem duas vezes, então desfrute antes que seja tarde demais.

Sonhar que matou um rato

Ao contrário do sonho em que o rato já aparece morto, que tem significado negativo, este é um sonho com significado relativamente positivo, porque é uma mensagem de seu subconsciente que avisa: você tem a força, a capacidade e a determinação para resolver todos os problemas e situações difíceis que vêm se impondo em sua caminhada, então apenas confie em si mesmo e siga em frente de cabeça erguida, porque tudo será resolvido da melhor maneira possível e proveitosa para a sua caminhada.

Você também pode gostar

Sonhar com ratoeira

Há duas possíveis interpretações para este sonho. Se você encontrou um rato morto na ratoeira, é bem provável que você caia numa armadilha muito em breve, seja uma armadilha da própria vida ou deliberadamente colocada por alguém em seu caminho. Se, por outro lado, você é quem estava armando a ratoeira, o sonho é um sinal de que você está colocando armadilhas em volta de si, mas no bom sentido, porque quer “capturar” todas as boas oportunidades que estão surgindo no seu entorno, então continue assim, aberto para as coisas boas da vida.

Ninho de ratos sobre uma cama de serragem.
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

Sonhar com ninho de rato

Assim como o sonho com muitos ratos, é um sonho que anuncia confusão e momentos de indecisão causados por uma pessoa que não gosta de você. Mas como o foco do sonho é o ninho, é um indicativo de que será muito fácil lidar com essa situação e até mesmo evitá-la, se você se dispuser a conversar com essa pessoa para resolver a situação, com o objetivo de ambos seguirem a vida de maneira muito mais leve, sem essa inimizade atrapalhando.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]