Nutrição Receitas

Suco de pitaya

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Que tal um suco de pitaya? A “fruta do dragão”, como a exótica pitaya também é conhecida, tem algumas variedades e pode ser consumida por meio de sua polpa, além de poder ser utilizada em receitas como compotas, doces, geleias e sucos.

A forma de consumo como suco é a preferida de muitos por causa da variedade de opções, que proporciona diversas receitas extremamente nutritivas e saborosas.

Veja a seguir a nossa dica de receita de suco de pitaya e de dois acompanhamentos que podem te proporcionar uma saborosa e nutritiva refeição:

Fruta pitaya corta ao meio e servida sobre um prato de porcelana branco. Ao lado um garfo de madeira. O prato está sobre um suporte feito de madeira bege. Ao lado do prato também temos a fruta inteira.

Suco de Pitaya Refresh

A receita de suco “Pitaya Refresh” é extremamente nutritiva e faz muito bem à saúde, pois contém ingredientes que auxiliam nosso metabolismo, aumentam a nossa imunidade, controlam os níveis de colesterol e triglicerídios do organismo e que possuem grandes quantidades dos nutrientes que o nosso corpo necessita diariamente.

Ela inclui água de coco, que é rica em nutrientes como vitamina C e potássio; abacaxi, rico em sais minerais como cálcio e ferro; limão-taiti, que é uma grande fonte de vitamina C; hortelã, rica em magnésio e zinco, e claro, a pitaya, que é rica em vitamina C, B1, B2 e B3. Todos os ingredientes citados possuem baixíssimo valor calórico e o suco pode ser acompanhamento de diversas refeições.

Você pode beber o suco no seu café da manhã, acrescentando algum cereal ou grão de sua preferência; pode consumi-lo no almoço, com frango e legumes como acompanhamento; no lanche da tarde, acompanhado por algum pão integral e um queijo branco, ou no jantar, acompanhado de alimentos mais leves, como omelete e uma salada de folhas.

Várias pitayas sobre uma tábua de cortar carnes. Uma das frutas está inteira e a outra cortada ao meio e também fatiada.

Vamos ao que interessa! Para esta receita, você vai precisar de:

– 300ml de água de coco;
– 1 pitaya;
– 4 colheres de polpa de abacaxi (bata um pedaço de abacaxi bem maduro no liquidificador, quando estiver completamente cremoso, pegue 4 colheradas);
– 1/2 limão-taiti (suco);
– 5 folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Acrescente todos os ingredientes no liquidificador e bata por 1 minuto, para que as folhas de hortelã sejam totalmente trituradas. Depois, sirva-o em um copo com gelo e aproveite!

É válido lembrar, que esta receita não inclui nenhum tipo de adoçante ou açúcar, pois indicamos que você use a polpa de um abacaxi bem maduro para que ele adoce naturalmente o seu suco, mas se você preferir adoçar, dê preferência ao mel ou a algum açúcar orgânico.

Dica: se você preferir um suco mais grossinho, tipo frozen, congele a pitaya e acrescente 2 pedras de gelo no liquidificador, ou se preferir um shake cremoso, troque a água de coco por iogurte natural ou leite.

Você também pode gostar

Gostou da receita? Prepare-se para as nossas dicas de acompanhamento:

Salada de frutas bem saborosa servida dentro da fruta pitaya.

1. A famosa salada Caesar

Extremamente leve e tem tudo a ver com os sabores do suco!

Ingredientes:

– 1 peito de frango desossado, temperado conforme a sua preferência, grelhado e picadinho;
– 1 alface americana higienizada cortada em tiras;
– 1 xícara de queijo parmesão ralado (de preferência grosseiramente);
– 2 xícaras de croutons crocantes (você pode comprar pronto ou fazer em casa, com pão de fôrma sem casca).

Molho para temperar:

– 1/2 xícara de chá de azeite de oliva;
– 2 dentes de alho amassados;
– 1/2 xícara de óleo de milho;
– 1 gema de ovo crua;
– 4 filés de anchovas;
– 2 colheres de sopa de maionese (de preferência de leite e caseira);
– 1 colher de sopa mostarda de dijon;
– 1 colher de sopa de suco de limão-taiti.

Modo de preparo:

– Bata todos os ingredientes da receita do molho no nível mais leve do seu liquidificador por cerca de 25 segundos só para que os ingredientes se unam. Se você bater mais, poderá ficar praticamente uma maionese;
– Em um recipiente, coloque a alface, o frango (desfiado ou picadinho), regue com o molho e coloque o parmesão ralado por cima, a gosto;
– Cubra com os croutons na hora de servir (se cobrir antes, eles amolecerão).

Pitaya cortada ao meio. Ao lado dela temos uma cenoura, tomates cereja, um kiwi também cortado ao meio e algumas folhas de alface.

2. O queridinho de muitos: bife à milanesa

Cai muito bem com o suco de pitaya refresh feito com água de coco, pois durante a refeição ele limpará o seu paladar!

Ingredientes:

– 1 bife de patinho ou alcatra;
– 1/2 dente de alho pequeno;
– Sal a gosto;
– Pimenta-do-reino em pó a gosto.

Para empanar:

– 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
– 1/3 xícara de chá de farinha de rosca;
– 1 ovo batido;
– 1/2 xícara de chá de leite;
– Óleo para fritar.

Modo de preparo:

– Tempere o bife com sal, alho picadinho e com a pimenta-do-reino;
– Passe-o na farinha de trigo;
– Em seguida, misture o ovo batido com o leite e passe o bife na mistura;
– Por último, passe-o na farinha de rosca;
– Frite em óleo bem quente até ficar bem douradinho e deixe escorrer em um papel toalha
– Sirva ainda quente!

Faça o nosso suco de pitaya para acompanhar estes pratos que se complementam e aproveite! Como diriam algumas pessoas: “Saúde!” e “Bom apetite!”.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]