Nutrição Receitas

Sucos detox para pós ceia de Natal

Imagem de várias garrafas contendo diversos tipos de sucos detox feitos com ingredientes amarelos,, verdes e vermelhos, que ajudam no processo de desintoxicação alimentar.
Silviarita / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Encarar a ceia de Natal com equilíbrio, sem exagerar nos pratos cheios de proteína ou de açúcar, é a melhor atitude, mas sabemos que pode ser difícil se controlar diante de uma mesa cheia de quitutes e delícias tradicionais de família, então não é um crime tão grande assim chutar o balde um pouquinho e acabar exagerando. O problema é que no dia seguinte pode acontecer de o organismo não lidar muito bem com o exagero: sensação de estufamento, gases, inchaço abdominal e retenção de líquidos são alguns dos principais problemas que aqueles que exageraram um pouquinho na ceia de Natal enfrentam no dia seguinte.

Em vez de abusar de medicamentos ou de consultar um médico, uma solução simples, eficiente e natural é o suco detox, aquela bebida capaz de limpar o organismo por causa das substâncias benéficas presentes em seus ingredientes. Em geral, os sucos e os chás detox têm ação antioxidante (que ajuda a limpar o organismo de toxinas e de substâncias que causam falta de energia), diurética (que auxilia o corpo a se limpar de líquidos retidos) e laxativa (que ajuda a soltar o intestino e o sistema digestivo, combatendo também os gases, principais causadores da sensação de estufamento).

A recomendação dos nutricionistas é que os sucos sejam ingeridos uma vez ao dia e não durante as refeições, mas entre elas ou no café da manhã. De preferência, não ingira os sucos à noite, porque eles terão menos tempo de agir no organismo desperto, o que diminui sua eficácia. Quanto aos chás, você pode beber quatro xícaras deles por dia, quando quiser, desde que não acompanhados de refeições.

Confira abaixo uma lista com cinco receitas de chás e sucos detox para ajudar você a passar pelo pós-ceia de Natal:

Chá de dente-de-leão

Este é um chá muito bom para quem abusou de bebidas alcoólicas durante a ceia de Natal, porque o dente-de-leão tem substâncias muito benéficas ao organismo, como a taxacina, que auxilia o fígado, porque promove uma estimulação hepática, e a potassa, que tem ação diurética.

Imagem de um linda caneca branca decorada contendo chá feito com a erva dente de leão, próprio para ajudar no processo de desintoxicação.
Ivabalk / Pixabay

Ingredientes:

– 500 ml de água;
– 2 colheres (sopa) de dente-de-leão desidratado.

Como preparar:

Esquente água no fogo, mas apague o fogo antes que a água ferva. Acrescente as folhas desidratadas e deixe em infusão por cinco minutos. Depois, passe o chá por um coador e ingira-o logo após esse processo.

Suco verde

Esse é um bom suco para dar um up em quem está se sentindo sem energia depois de ter exagerado na ceia. Como é uma bebida rica em magnésio, um mineral que estimula a produção de energia, ele pode levantar quem anda meio para baixo por ter exagerado um pouquinho nas festividades.

Imagem de um copo contendo suco detox verde. O copo é decorado com salsinha e ao lado vários legumes, frutas e verduras verde, utilizados para o preparo do mesmo.
Marijana1 / Pixabay

Ingredientes:

– 1 unidade de maçã verde;
– 1 folha média (ou talo) de couve;
– 300 ml de água de coco;
– 1 colher (sopa) de linhaça demolhada (linhaça hidratada);
– ½ unidade de atemoia (ou ½ banana).

Como preparar:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por três minutos. Coloque a linhaça no final. Coloque num copo e beba em seguida.

Chá de gengibre com abacaxi

Quem está se sentindo estufado e com o sistema digestivo funcionando mal após as festas pode se beneficiar com esse suco. Como o abacaxi é rico em vitamina C, age como um antioxidante poderoso. Além disso, atua como anti-inflamatório e aumenta a sensação de saciedade, evitando que a fome bata e você coma ainda mais. O gengibre atua na receita também com ação anti-inflamatória e regulando a pressão arterial, o que ajuda na boa circulação do sistema digestivo.

Imagem de dois copos de chá detox feito com gengibre e abacaxi servidos bem gelados.
Uni Six / Pixabay

Ingredientes:

– 500 ml de água;
– 2 colheres (sopa) de abacaxi desidratado ou 2 fatias de abacaxi;
– 2 pedaços de gengibre (ou 3 cm).

Como preparar:

Coloque a água no fogo, mas apague-o antes que a água comece a ferver. Coloque o abacaxi desidratado e, em seguida, o gengibre. Deixe ferver por dez minutos. Após essa fervura, desligue o fogo, coe, sirva e beba.

Suco vermelho

Durante a ceia de Natal, consumimos alimentos não muito saudáveis, então ficamos mais expostos à ação dos radicais livres, que são substâncias que aceleram o processo de envelhecimento das células. As frutas vermelhas, que são os principais ingredientes desse suco, têm grande fator antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a limpar o organismo após as festas.

Imagem de um copo de suco detox feito com frutas vermelhas. Ao lado do copo, um pires contendo uma romã cortado em quatro partes iguais
Michael Tavrionov / Pixabay

Ingredientes:

– 250 ml de suco de maçã integral;
– 1 colher (sopa) de goji berry;
– Folhas de manjericão a gosto;
– 1 xícara (chá) de morango congelado ou in natura;
– 1 xícara (chá) de amora congelada ou in natura.

Como preparar:

O preparo é bem simples: basta bater todos os ingredientes juntos no liquidificador até que a bebida fique homogênea, sem pedaços de nada. Quando isso acontecer, basta servir num copo e tomar.

Chá de cavalinha

A cavalinha tem propriedades antioxidantes e diuréticas, que ajudam a diminuir a sensação de estufamento, porque atuam eliminando toxinas e ajudando o funcionamento do sistema digestivo. Outro benefício é que a cavalinha é uma das ervas com mais minerais em sua composição, o que fortalece o organismo após a pessoa ingerir comidas não muito saudáveis na ceia de Natal.

Imagem de uma caneca grande de vidro contendo chá de cavalinha que é bom para ajudar na desintoxicação alimentar.
Myriams-Fotos / Pixabay

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de cavalinha;
– 500 ml de água.

Como preparar:

Leve a água ao fogo, mas apague antes que a água comece a ferver. Nesse ponto, adicione a folha desidratada e deixe infusionar por cinco minutos. Após esse tempo, coe o líquido e ingira-o logo após o preparo.

Você também pode gostar

Independentemente de qual suco ou chá detox você escolha para se sentir melhor após exagerar um pouquinho na ceia, pegue leve consigo mesmo e aceite que esta é uma época para relaxar após um ano cansativo, então tudo bem comer um pouquinho a mais mesmo! Pegue leve consigo e curta o finalzinho deste ano com leveza e um sorriso no rosto ao lado das pessoas que você ama!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]