Avida na cidade é muito estressante. É o trânsito, a pressão no trabalho, a preocupação com os filhos, os cuidados com a casa… Por isso, quem nunca pensou em pegar um final de semana ou um feriado mais prolongado e fugir de toda essa agitação? A prática da meditação ou ir a um retiro de yoga é uma boa alternativa. No entanto, apesar de termos no Brasil diversas opções, essa atividade ainda é pouco conhecida por aqui.
A preferência por esse horário tem uma explicação. Segundo especialistas, esta é a hora em que os indivíduos estão mais suscetíveis para a meditação, além de ser considerado um horário mais puro, silencioso e limpo.
Outro fato a ser considerado é o custo médio de hospedagem, do local e de alimentação. Em geral, um final de semana desses sai por cerca de R$ 600 por pessoa. Mas é possível encontrar lugares onde há a possibilidade de se compartilhar quartos, assim, o valor da diária pode ser dividido entre os hóspedes.
Cada retiro possui suas normas. Por isso, antes de embarcar para o seu, confira as regras e não passe vexame.
NACIONAIS
Opção 1: Santa Catarina – Campo Alegre
Na cidade de Campo Alegre, em Santa Catarina, localiza-se a Chácara Shanti Gaia, que todos os anos promove retiros, práticas de yoga, workshops e cursos a respeito do equilíbrio da mente e do corpo.
Há também opções de hospedagem, os visitantes podem ser recebidos quando não houver eventos sendo realizados nos finais de semana. São três quatros triplos e seis apartamentos do tipo duplo.
Opção 2: Paraná – Quatro Barras
Na região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na cidade de Quatro Barras, o espaço Vidya Yoga oferece retiros e cursos sobre essa prática, que parte da alimentação mais saudável, do tipo vegana até palestras sobre mantras que ajudam a diminuir o estresse.
Durante o feriado de Carnaval, o espaço ainda realiza em sua sede o tradicional Retiro de Desintoxicação, onde é possível obter aconselhamentos, consultas, além de meditar e descansar.
Opção 3: Santa Catarina – Florianópolis
Em Florianópolis, uma boa opção para a prática zen do yoga é o Centro de Ivengar Yoga. O espaço oferece cursos e retiros, além de estudos sobre escrituras sagradas e aulas ministradas de Asanas e Pranayamas.
Uma novidade é que crianças são bem-vindas nesse local. Além disso, o centro oferece aos seus visitantes opções de passeios para a lagoa ou para a praia.
Opção 4: Minas Gerais – Soledad de Minas
Na cidade de Soledad de Minas, na Serra da Mantiqueira, existe o espaço Ashram Yoga Divine Center, onde os hóspedes são convocados a buscar a elevação de seu espírito, a partir de exercícios de silêncio e interiorização.
Opção 5: Goiás – Alto Paraíso
Na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Alto Paraíso, localiza-se o retiro Paraíso dos Pândavas, onde são oferecidas técnicas de meditação, canto de mantras, práticas de yoga e, ainda, banhos de cachoeira e trilhas na natureza. Informações e valores podem ser encontrados no site.
INTERNACIONAIS
Opção 6: Costa Rica – Portalón
A comunidade de Portalón, na Costa Rica, é uma boa opção para os que querem praticar yoga e podem desembolsar um pouco mais. O retiro recebe turistas de todo o mundo, e além de enfatizar a meditação, dá dicas de passeios por uma das regiões mais selvagens desse lugar.
Opção 7: Indonésia – Bali
Na Indonésia, na ilha de Bali, está localizado o centro Yoga Barn, que é uma ótima opção para os visitantes que querem conhecer lugares lindos e desfrutar de férias totalmente relaxantes. O centro oferece, nos sete dias da semana, oito aulas diárias e cursos sobre yoga.
Opção 8: França – Neuville au Bois
Pertinho de Paris, em Neuville au Bois, encontramos um local que se dedica integralmente à prática zen de meditação e de yoga, o Chatêau du Yoga Sivanandae. O destino ainda oferece visitas para pontos turísticos da cidade, como o castelo do Loire, e passeios de bicicleta.
Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.