Energia em Equilíbrio Yoga

Oito destinos zen para prática do Yoga

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Avida na cidade é muito estressante. É o trânsito, a pressão no trabalho, a preocupação com os filhos, os cuidados com a casa… Por isso, quem nunca pensou em pegar um final de semana ou um feriado mais prolongado e fugir de toda essa agitação? A prática da meditação ou ir a um retiro de yoga é uma boa alternativa. No entanto, apesar de termos no Brasil diversas opções, essa atividade ainda é pouco conhecida por aqui.

Durante a programação, a prática de yoga acaba se misturando com horas de meditação, aulas teóricas e a uma alimentação mais saudável, baseada no veganismo ou no vegetarianismo.
Se você estiver com interesse em buscar um meio de retiro espiritual, deve primeiramente considerar alguns detalhes. Por exemplo, boa parte desses retiros se concentra em cidades interioranas, com muita natureza e diversas opções para o turismo. Além disso, boa parte das atividades começam cedo, por volta das 5 horas da matina, o que pode significar um grande problema para os mais preguiçosos.

A preferência por esse horário tem uma explicação. Segundo especialistas, esta é a hora em que os indivíduos estão mais suscetíveis para a meditação, além de ser considerado um horário mais puro, silencioso e limpo.

Outro fato a ser considerado é o custo médio de hospedagem, do local e de alimentação. Em geral, um final de semana desses sai por cerca de R$ 600 por pessoa. Mas é possível encontrar lugares onde há a possibilidade de se compartilhar quartos, assim, o valor da diária pode ser dividido entre os hóspedes.

Cada retiro possui suas normas. Por isso, antes de embarcar para o seu, confira as regras e não passe vexame.

NACIONAIS
Opção 1: Santa Catarina – Campo Alegre

chacara shanti gaia

Na cidade de Campo Alegre, em Santa Catarina, localiza-se a Chácara Shanti Gaia, que todos os anos promove retiros, práticas de yoga, workshops e cursos a respeito do equilíbrio da mente e do corpo.

Há também opções de hospedagem, os visitantes podem ser recebidos quando não houver eventos sendo realizados nos finais de semana. São três quatros triplos e seis apartamentos do tipo duplo.

Opção 2: Paraná – Quatro Barras

vidya yoga

Na região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na cidade de Quatro Barras, o espaço Vidya Yoga oferece retiros e cursos sobre essa prática, que parte da alimentação mais saudável, do tipo vegana até palestras sobre mantras que ajudam a diminuir o estresse.

Durante o feriado de Carnaval, o espaço ainda realiza em sua sede o tradicional Retiro de Desintoxicação, onde é possível obter aconselhamentos, consultas, além de meditar e descansar.

Opção 3: Santa Catarina – Florianópolis

ivengar yoga

Em Florianópolis, uma boa opção para a prática zen do yoga é o Centro de Ivengar Yoga. O espaço oferece cursos e retiros, além de estudos sobre escrituras sagradas e aulas ministradas de Asanas e Pranayamas.

Uma novidade é que crianças são bem-vindas nesse local. Além disso, o centro oferece aos seus visitantes opções de passeios para a lagoa ou para a praia.

Opção 4: Minas Gerais – Soledad de Minas

soledade de minas

Na cidade de Soledad de Minas, na Serra da Mantiqueira, existe o espaço Ashram Yoga Divine Center, onde os hóspedes são convocados a buscar a elevação de seu espírito, a partir de exercícios de silêncio e interiorização.

Opção 5: Goiás – Alto Paraíso

paraiso dos pandavas

Na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Alto Paraíso, localiza-se o retiro Paraíso dos Pândavas, onde são oferecidas técnicas de meditação, canto de mantras, práticas de yoga e, ainda, banhos de cachoeira e trilhas na natureza. Informações e valores podem ser encontrados no site.

INTERNACIONAIS
Opção 6: Costa Rica – Portalón

A comunidade de Portalón, na Costa Rica, é uma boa opção para os que querem praticar yoga e podem desembolsar um pouco mais. O retiro recebe turistas de todo o mundo, e além de enfatizar a meditação, dá dicas de passeios por uma das regiões mais selvagens desse lugar.

Opção 7: Indonésia – Bali

yoga-barn2-550Na Indonésia, na ilha de Bali, está localizado o centro Yoga Barn, que é uma ótima opção para os visitantes que querem conhecer lugares lindos e desfrutar de férias totalmente relaxantes. O centro oferece, nos sete dias da semana, oito aulas diárias e cursos sobre yoga.

Opção 8: França – Neuville au Bois

sivanandadePertinho de Paris, em Neuville au Bois, encontramos um local que se dedica integralmente à prática zen de meditação e de yoga, o Chatêau du Yoga Sivanandae. O destino ainda oferece visitas para pontos turísticos da cidade, como o castelo do Loire, e passeios de bicicleta.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]