Energia em Equilíbrio Yoga

Saiba mais sobre o Yoga

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Embora nem todos saibam exatamente o que é o Yoga, a popularização cada vez maior dessa prática no Brasil é notória. Médicos indicam para pacientes, academias realizam sessões para variados públicos formados a partir de gênero e/ou faixa etária, aulas de educação física nas escolas apresentam o Yoga aos estudantes, etc.

Os motivos para a prática também são variados. Alguns alegam que fazem Yoga para uma melhora física do corpo, principalmente para combater dores nas costas, outros alegam que praticam por hobby, mas tem gente também que vê o Yoga como uma terapia espiritual, que coloca em conexão o corpo e a mente, propiciando uma melhora na qualidade de vida.

Definir exatamente o que é o Yoga varia muito porque o significado vai de acordo com a finalidade em que a pessoa opta em praticá-lo. Primeiramente, muito se confunde para até mesmo se referir a ele. Isso mesmo, ele! O Yoga, no masculino, embora muitas pessoas se refiram de maneira equivocada como “a Yoga”, utilizando artigo feminino para anteceder o nome.

Explicando de uma maneira bem objetiva sobre o que é Yoga, trata-se de um conceito referente às disciplinas físicas e mentais originadas da Índia, aliando práticas meditativas do budismo e hinduísmo. Como uma tradicional arte oriental, a respiração, concentração e a meditação são fundamentais para uma elevação espiritual e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida no mundo físico. 

Quando falamos sobre a melhora na qualidade de vida no mundo físico como consequência de uma elevação espiritual causada pelo Yoga, é justamente nessa ordem. A tradição dessa prática é milenar e praticada por pessoas que não tinham conhecimento da medicina avançada para atestar que a saúde poderia melhorar com o Yoga. A busca pela elevação espiritual era a prioridade de muitos dos povos antigos, onde a meditação era uma característica fundamental para que o Yoga cumprisse justamente esse objetivo.

Em relação à saúde e ao corpo físico, a prática traz efeitos positivos no alongamento e nas modificações das pressões internas, aliviando as articulações, tendões e músculos. Consequentemente, a tendência é que as dores crônicas sejam aliviadas ao realizar uma prática rotineira do Yoga.

Muitos se enganam ao pensar que é preciso da ajuda de um profissional ou estar em uma academia para essa prática. Obviamente, o ideal é ter a instrução de alguém para não dar algum tipo de mal jeito na coluna ou gerar alguma lesão. Vídeos no Youtube podem orientar a prática do Yoga para ser feito dentro de sua própria casa, sem a necessidade de gastos adicionais ou deslocamentos para outros ambientes.


Escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]