Autoconhecimento Meditação Mindfulness

13 de novembro: Dia Mundial da Gentileza!

Quando falamos em gentileza, muitas vezes imaginamos sermos gentis com os outros. E se nos propusermos sermos mais gentis também com nós mesmos? A gentileza é um dos princípios da Mindfulness, que engloba técnicas meditativas e um estilo de vida mais consciente do momento presente, portanto, também de você mesmo.

Quando observamos o que se passa no momento presente e em nossas mentes, talvez o que vamos enxergar não seja muito agradável, começamos a observar comportamentos, sensações corporais e emoções que nunca havíamos nos dado conta.

Outro relato de meditadores iniciantes é que observam o quanto suas mentes são levadas por pensamentos, que ficam pulando como macacos de galho em galho. A Mindfulness não promete exterminar seus pensamentos, mas sim você observar sem julgamentos o que se passa em sua mente. O convite da Mindfulness é sermos mais gentis conosco, com os outros e com nossas práticas.

Vamos experimentar uma breve prática de Mindfulness cultivando a gentileza?

Prática Meditativa:

Cheque se você está em um ambiente tranquilo para concluir sua prática e que tenha alguma luminosidade.

Posicione-se sentado com a coluna ereta.

Coloque seu celular no modo avião e um alarme para tocar após 3 minutos.

Observe que mesmo de olhos fechados, podemos perceber a claridade do ambiente.

A observação da claridade será onde iremos concentrar nossa atenção durante a prática. Caso apareça pensamentos, a sugestão é não alimentá-los, imagine-os como nuvens passando no céu. Com gentileza, traga sua atenção de volta para a observação da claridade quantas vezes forem necessárias, sem julgamentos, sem expectativas.

Após o alarme ter tocado, abra os olhos e verifique a claridade do ambiente. Observe o local como um explorador que nunca estivesse estado ali. O que é possível observar?

Cores? Texturas? Objetos? Seja gentil com você em relação a essa nova experiência e caso você tenha dado conta que nunca havia reparado algo no ambiente ou em você mesmo, que diz respeito a seus pensamentos, emoções ou sensações corporais.

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Sobre o autor

Bem-Estar Saúde Coaching

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Instrutora de Mindfulness pela USP

Instrutora de Mindful Eating - ME CL1 - Mindful Eating Conscious Living by Jan Chozen Bays, MD and Char Wilkins , LCSW. UC San Diego Center of Mindfulness -USA

Membro do Treino e Desenvolvimento Mental pela Tempo desde 2007.

Amante da natureza, alimentação saudável e consciente, meditação e esportes.

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