A dor de cabeça é, sem dúvida, a dor mais abrangente de todas e pode ter diversas causas, estímulos e tratamentos. Muitas vezes, ela é sintoma de outras doenças e pode ser apenas um indicativo de que outro órgão ou região do seu corpo não anda muito bem.
Abaixo, sinalizamos e explicamos alguns dos tipos de dores de cabeça mais comuns. Lembramos, no entanto, que toda dor contínua e persistente pode ter causas não conhecidas e deve ser investigada através de acompanhamento médico. O guia abaixo é apenas ilustrativo e geral, não substituindo nenhum tipo de consulta e análise de caso individual.
Enxaqueca
É uma doença crônica que se caracteriza por crises repetidas de fortes dores de cabeça. Muitas vezes vem acompanhada de náuseas, alterações visuais e dores no corpo por conta da rigidez dos músculos. A sensibilidade à luz e barulho são frequentemente relatados por quem é vítima deste mal.
Geralmente é provocada por crises de estresse e nervosismo, jejum prolongado e noites mal dormidas. Mas, também existem alimentos como chocolate, café, laranja e comidas gordurosas que são capazes de desencadear esse mal. Medicamentos vasodilatadores e queda dos níveis hormonais também são vilões causadores da enxaqueca.
As crises, na maioria das vezes, só vão embora quando querem, mas repousar em um lugar calmo e escuro pode ajudar bastante. Se forem frequentes, é necessário acompanhamento médico e em alguns casos podem necessitar de tratamento a longo prazo.
Cefaleia tensional
É a dor de cabeça popular que costuma acometer a todos nós ocasionalmente. É uma dor que causa desconforto ou aperto em partes da cabeça ou nela toda e tem duração variável. Pode ser caracterizada como aquela dor chata que não nos chega a incapacitar, mas tira nosso humor e incomoda o suficiente. As causas são as mais diversas possíveis, desde fome, cansaço e problemas de visão até sintomas de gripe e indisposição estomacal.
Geralmente, são tratadas com analgésicos de livre venda. Mas, deve-se ficar atento caso forem contínuas e recorrentes, pois desta forma podem ser sintomas de alguma outra doença e necessitam de investigação e acompanhamento médico.
Cefaleia em salvas
É a mais misteriosa das dores de cabeça, pois surge sem grandes motivos e costuma ir embora da mesma forma.
Essas dores atingem a região sobre o olho e em apenas um dos lados da cabeça e podem durar apenas 15 minutos mas costumam ser intensas, criando sensibilidade à luz. Em alguns casos, ocorrem em dias seguidos e depois desaparecem.
Geralmente, são relatados casos em que o paciente passou por alguma crise de nervoso, comeu alimentos muito condimentados e com conservantes ou durante viagens de avião e para países com diferentes altitudes.
Aqui, a dor de cabeça é mais um sintoma do que a causa propriamente dita. Atingindo o paciente atrás do osso do supercílio ou nas maçãs do rosto, é resultado de um processo inflamatório do sistema respiratório. As vias nasais ficam tão congestionadas e inflamadas que resultam em uma dor forte e constante, que muitas vezes impossibilita o paciente de atividades simples como abaixar para pegar qualquer coisa do chão.
Você também pode gostar:
O tratamento neste caso deve ser feito com um alergista ou otorrinolaringologista e às vezes, inclui antibióticos de rápida ação.
Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras