Convivendo

Transformação, necessidade e oportunidade

Wilian Lichtenthäler



Neste texto gostaria de tocar em um assunto muito em voga nestes tempos atuais, uma palavra que sempre esteve e está fazendo muita diferença – “TRANSFORMAÇÃO”.

Já repararam como o tempo está passando numa velocidade que, muitas vezes, nossos dias precisariam ter mais que 24 horas para realizarmos nossas tarefas cotidianas?

O porquê dessa agilidade dos dias está ligada diretamente ao nosso pensar. Temos a nítida impressão que precisamos encontrar respostas para os dilemas de nossa vida. Com isso, é importante que o tempo trabalhe a nosso favor na busca de novas posturas e de nos encontrarmos com nosso propósito de vida.

Vamos examinar o que tem acontecido utilizando o exemplo da política brasileira. Temos acompanhado um turbilhão de denúncias e de verdades pipocando por todos os lados. A Família Odebrecht utilizava seu poder a favor de seus interesses, oferecendo recursos monetários a políticos e partidos desde os anos 50. Até os maiores meios de comunicação sabiam de tais fatos e também tinham participação no esquema.

Acredito que aí se encontra a chave que nos conduzirá para novos ares. “A Transformação” está trazendo ventos novos não somente na política, mas também para nós mortais, na busca da conscientização de que não podemos mais conviver com tais deformações na ética, na dignidade das pessoas, das instituições, dos governos, das empresas, sejam elas políticos, médicos, advogados. É preciso dar um basta em determinadas posturas muito arraigadas nas pessoas e na sociedade, em especial no jeitinho brasileiro.

Tivemos uma primavera árabe que refletiu nesses países buscando sua liberdade de expressão e de viver, entendendo que a democracia sugere novas posturas e luta por transformações necessárias.

Aqui quero ressaltar o aspecto mental e emocional de tais mudanças. Não diferente, o Brasil está passando por grandes e maravilhosas mudanças. Não podemos viver numa democracia que privilegia uma casta em detrimento de toda a sua população. Hoje as pessoas têm mais consciência dessas mudanças também em virtude do aumento do acesso à informação. Isso ocasiona, sem dúvida, o maior entendimento das novas realidades do mundo moderno.

Esse processo está acontecendo no mundo todo, principalmente porque as pessoas não querem mais sofrer e serem estranguladas no seu direito de viver e serem felizes, de poder ir ao encontro daquilo que transforma suas vidas e lhes proporciona condições de pensarem, além da liberdade de expressão de seus anseios.

Então, salutar as transformações que estão acontecendo, principalmente em todos os seres que no seu pensar e aprendendo a entender suas emoções para canalizá-la na nova estrutura psicológica que terão para colaborar de forma decisiva em um mundo mais fraterno e solidário, onde o objetivo seja a melhoria na condição de vida da humanidade como um todo.

Que não sejamos pedra nessa transformação, ao contrário, sejamos seres conscientes de nosso papel na sociedade e que tenhamos a certeza de que nossos esforços colaborarão de maneira decisiva para uma nova realidade global, que o nosso país também possa ser um exemplo de ética, dignidade e respeito.

Sobre o autor

Wilian Lichtenthäler

Wilian Lichtenthäler

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo em Administração de Empresas.

Completei cursos de extensão na área de saúde: Psicanálise e Análise /Medicina Tradicional Chinesa / Terapia Ortomolecular.

Tenho mais de 20 anos de experiência atuando como Psicanalista / Analista Clínico e Terapeuta Transpessoal. Foco em distúrbios de ordem Mental, Física e Emocional. Além de experiência de mais de 2 décadas em Medicina Tradicional Chinesa, tendo como especialidades áreas Ginecológicas, Neurológica, Psicológica e Reumatológica.

Possuo conhecimento de Terapias Complementares para o reequilíbrio dos pacientes mediante uso de técnicas como Massoterapia, Cromoterapia, Tuína, Do-in, Shiatsu e Terapia Ortomolecular. Além de conhecimento em Fitoterapia Chinesa, Brasileira e Florais de Bach e Quântico como complemento em tratamentos de casos crônicos e agudos e na prevenção de enfermidades.

Ministro Palestras e Aulas focadas principalmente às áreas de atuação em especial, Medicina Tradicional Chines, Psicanálise & Análise Psíquica, Florais de Bach, e ligadas ás áreas comportamentais.

Celular: (11) 99938-9122 (WhatsApp)
Facebook:www.facebook.com/wilianlichte
Blog: wilianlichte.blogspot.com
Skype: wilianlicht