Energia em Equilíbrio

Transforme a energia da sua casa com o Feng Shui

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Feng Shui é uma milenar sabedoria oriental que diz sobre a influência dos elementos externos em nossa energia vital e consequente comportamento.

Quando estamos num local e nos sentimos desconfortáveis ou então quando muitas coisas parecem estar dando errado ao mesmo tempo em nossas vidas, isso tudo pode ser devido à interferência em seu fluxo de energia.

Tudo é composto por forças energéticas que estão sempre em contato. Essas interações são sentidas por nós e manifestadas pelas nossas percepções e pelos nossos sentidos e também resultam em nosso comportamento. Buscar a harmonia dessas energias é o que propõe a sabedoria oriental, seja por meio de ioga, meditação, alimentação ou Feng Shui.

Ação do ambiente

Tratando da organização do local em cores, formatos, disposição de móveis e energização, a proposta é colocar corpo e ambiente em harmonia, a fim de criar uma sensação de leveza e bem-estar contínuos.

Durante o dia, transitamos por diferentes locais e alguns deles não podemos modificar. Em seu trabalho, por exemplo, talvez você não consiga alterar elementos que componham o escritório, mas pode optar por pequenas alterações em sua mesa de trabalho ou até mesmo na organização de seu computador.

Dentre os diversos ensinamentos milenares, o objetivo principal é organizar o externo para a melhora interna. Por isso, deixar seus e-mails em ordem, sua mesa limpa, suas gavetas organizadas e não acumular papéis e coisas inúteis podem te transformar positivamente — mais do que você imagina.

Dentro de casa

Já que não podemos agir em totalidade em alguns lugares específicos, mãos à obra no que é nosso: nossa casa!

Além de sua morada, sua propriedade, a casa representa muito de você e sua família. O lar é a manifestação de carinho, união e fraternidade e provavelmente o refúgio de muitos de nós após dias cansativos e pesados.

Por conta disso, é de extrema importância que cuidemos desse local com muito carinho e que façamos de tudo para que esteja harmonizado, positivo e repleto de boas energias.

Confira algumas dicas básicas do Feng Shui para alcançar tal equilíbrio e beneficio dentro de sua própria casa:

1. Limpeza

Invista na faxina intensa pelo menos uma vez por semana e perceberá o quanto isso fará bem para todos os integrantes da casa.
Se o problema for tempo ou preguiça, coloque todos para trabalhar. O trabalho em conjunto é sempre mais produtivo, rápido e pode tornar-se até mesmo mais divertido.

2. Organização

Lembre-se de que guardar coisas inúteis, quebradas ou não mais utilizadas só vai ocupar espaço, fazer bagunça e bloquear as energias. Esses materiais “parados” são os elementos mais propícios ao acúmulo de negatividade. Trate de eliminá-los, doá-los, reformá-los, tomar qualquer atitude que os coloque em movimento ou utilização.

3. Manutenção

Fique atento às necessidades da casa. Pode parecer chato, mas é de extrema importância que estejamos sempre de olho em coisas rachadas, trincadas, relógios parados, portas ou maçanetas danificadas, entre outras coisas que vamos deixando para depois, mas também ponto de acúmulo e estagnação de energia.

4. Decoração

É realmente muito gostoso decorar nossa casa. Fique atento apenas aos exageros. Muitos elementos no meio ambiente são capazes de causar um estresse inconsciente por meio da poluição visual, serão mais difíceis de manter limpos e organizados e ainda dificultam que energias circulem pelo local.

Saiba balancear ornamentos e espaços vazios, aposte em decorações maiores e mais planas que proporcionem beleza e preenchimento sem exagero.

5. Cores

Um dos elementos de maior interferência em nosso humor e disposição é a cor. Veja como ela pode intervir em nossas sensações e opte por manejá-las nas paredes de sua casa de forma a proporcionar o efeito desejado no ambiente e nas pessoas que lá estão:

– Amarelo: prosperidade e energia;

– Vermelho: paixão e emoção;

– Roxo: espiritualidade;

– Rosa: suavidade;

– Laranja: criatividade;

– Castanho/branco/bege: calma e neutralidade,

– Marrom: paciência e vagarosidade.

6. Banheiros

Mantenha as portas sempre encostadas e as tampas de vasos sanitários fechadas. Orne e aproveite o ambiente para colocar plantas e aroma naturais.

7. Plantas

Filtros naturais de energia, as plantas são purificadoras do ambiente, fontes de umidade para a casa e ainda podem ser lindos ornamentos.

8. Mesa de refeições

Esse móvel deve conter uma fruteira ou um vaso com flores, por exemplo, representando a fartura e prosperidade para a família. Trate de posicioná-la num ambiente claro e ventilado para que os momentos de reunião para as refeições sejam prazerosos e confortáveis para todos.

9. Água

A água é representação clara do fluxo e da energia vital. Inclua no ambiente de sua casa fontes e até mesmo imagens de água que tragam purificação e movimento ao lar.

10. Amuletos

Além dos objetos para decoração, componha os ambientes da casa com amuletos que auxiliem no fluxo energético. Eles são: mandalas, cristais, pedras preciosas, filtros dos sonhos e outros. Os objetos devem ser todos purificados com sal grosso e exposição ao Sol. Uma boa opção é juntar a função de amuleto e enfeite e não errar na quantidade de elementos no cômodo de sua casa.


Texto escrito por Julia Bocci Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]