Saúde Integral

Diferenças do sabonete natural x sabonete industrial

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A sociedade está cada vez mais preocupada com os produtos que compra e consome. E um exemplo pode ser os produtos relacionados à estética. Já parou para refletir quanta coisa que consumimos diariamente é química e não temos nem conhecimento de que componentes foram utilizados para fazer um produto?

Um exemplo é com os sabonetes industriais. Eles são cheirosos e prometem uma pele macia, não é mesmo? Mas será que são de fato tão inocentes? O que há por trás destes cheiros e tantas coisas boas? O bom é que existem alternativas para quem não quer mais usar sabonete industrial, e uma delas é o sabonete natural.

Os benefícios do sabonete natural

Um dos melhores benefícios é que a sua pele estará protegida dos componentes químicos que estão presentes nos sabonetes industriais produzidos em grande escala. Nos sabonetes naturais há uma seleção de óleos vegetais e manteigas vegetais. Entre os benefícios estão:

  • Há propriedades terapêuticas;
  • Fazem uma hidratação natural da pele;
  • Não agridem tanto a pele e ainda ajudam em relação a queimaduras e alergias a sulfatos;
  • Ajuda na cicatrização;
  • São ricos em glicerina, por isso protegem e nutrem a sua pele;
  • Não poluem o meio ambiente;
  • Podem ser usados no seu animal de estimação ou em crianças e idosos;

Como podem perceber muito mais benefícios do que imaginavam não é mesmo? A maioria dos componentes para a produção do sabonete natural é retirada de extratos naturais de plantas, de origem vegetal e ainda substâncias de plantas aromáticas. Assim, ele oferece menos risco para a sua saúde.

Onde encontrar os sabonetes naturais?

Há lojas de produtos naturais em que você pode encontrar os sabonetes naturais. E também há diversas receitas simples em que você mesma pode fazer o seu sabonete. Não é legal? Principalmente pelo fato de você saber os componentes que esta colocando no produto.

Na hora de comprar preste atenção nos selos de certificação, como o do IBD Certificações e da Ecocert. Para tirar dúvidas você também pode consultar seu dermatologista para ele verificar o que achou desta troca. Outros produtos que são comercializados são os sabonetes orgânicos que também são ótima opção para quem quer substituir os sabonetes industriais.

Receita de sabonete natural

Sabonete de aveia e mel

Ingredientes:

  •  250 grs de base glicerinada para sabonetes (compra-se em lojas que vendem produtos para sabonetes artezanais ou em algumas farmácias naturais);
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos desidratada;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de essência de mel (compra-se em casas de artesanato para sabonetes ou em casas de essências);

Misturar bem e secar por 3 horas.


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]