Beleza Natural

Limpeza de pele caseira

Imagem ampliada do rosto de uma mulher cuja pele é limpa e sem imperfeições.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em todo o mundo, homens e mulheres interessam-se cada vez mais por técnicas de limpeza de pele caseira. O motivo para a aplicação desse cuidado com o rosto está nas vantagens que ele pode oferecer.

A limpeza de pele caseira favorece a remoção de células mortas e da poluição, desobstrui os poros, estimula a produção de colágeno, reduz as olheiras, combate as espinhas, os cravos e a oleosidade e promove uma limpeza superficial e profunda do rosto. Todos esses benefícios permitem que a pele de uma pessoa adquira uma aparência saudável e descansada.

Se a sua pele apresenta rugas, manchas, cravos, espinhas, ressecamento, oleosidade ou vermelhidão, entenda que a sua preocupação não deve ser puramente estética. Embora exista um padrão de beleza para a pele (deve estar sempre jovem e sem imperfeições), a limpeza de pele caseira deve priorizar o cuidado com a saúde.

Em alguns casos, a incidência de espinhas em mulheres pode indicar alguma disfunção hormonal, ou uma mancha pode ser um sinal de câncer de pele. Muitas alergias, inclusive podem se manifestar com coceira, vermelhidão e ulcerações no rosto. Por isso, a limpeza de pele caseira precisa estar acompanhada de consultas a dermatologistas.

Tendo em mente que você deve visitar profissionais da saúde se sua pele apresentar alterações atípicas, e de que a limpeza de pele caseira não tem como objetivo impor um padrão de beleza, descubra como você pode realizar esse processo de forma consciente, segura e acessível!

Como fazer uma limpeza de pele caseira

Mão segurando instrumento de massagem facial.

Existem cinco passos que uma pessoa deve seguir na hora de fazer uma limpeza de pele caseira completa. Cada etapa do processo é importante para que ele seja concluído com perfeição, sem prejudicar o local mais visível do seu corpo. Confira cada uma das etapas e os ingredientes que você deve usar!

1) Limpeza superficial da pele

Pessoa ensaboando as mãos embaixo da torneira.

A primeira etapa da limpeza de pele caseira é uma limpeza superficial. Esse processo pode ser realizado todos os dias, já que está pautado em lavar o rosto com um sabonete neutro. Depois de acordar e antes de dormir, lave seu rosto com movimentos circulares, sem aplicar força contra sua pele.

O sabonete neutro é ideal para todos os tipos de pele, porque não estimula a produção de óleo e não resseca a pele. Se você quer sentir a limpeza dos seus poros todos os dias, livrando-se da poluição superficial, basta lavar o rosto usando um deles.

Em geral, os sabonetes neutros são transparentes e fazem menos espuma do que os sabonetes com função hidratante. Na hora de comprar, certifique-se de que você escolheu o sabonete certo. Se você quiser um sabonete específico para o seu tipo de pele, consulte um(a) dermatologista.

2) Abertura dos poros

Mulher deitada com a cabeça sobre uma toalha e rodelas de pepinos nos olhos.

O segundo processo de uma limpeza de pele caseira é estimular a abertura dos poros. Com essa técnica, será possível acessar e remover as impurezas que estão abaixo da camada mais superficial da sua pele.

É importante lembrar que nenhuma limpeza de pele, caseira ou não, terá como objetivo remover os seus poros. São eles que promovem a respiração da pele e fazem parte do seu corpo. Se eles te incomodam, o melhor que você pode fazer é limpá-los.

Os poros da pele se abrem com o calor. Para que o seu rosto não fique irritado ou avermelhado, o segundo passo da limpeza de pele caseira deve contar com o vapor de algumas ervas que promovem o relaxamento da pele.

O vapor que será aplicado no seu rosto pode ser proveniente de ervas como hortelã, tomilho, camomila e manjericão. Escolha uma dessas plantas e aqueça cerca de um punhado generoso de uma delas em um litro de água. Se quiser uma solução bem concentrada, pode ferver a água com uma gota de óleos essenciais de uma dessas ervas.

Depois que a mistura ferver e produzir vapor, aguarde até que o calor seja suportável. Se estiver muito quente, irá prejudicar a sua pele em vez de estimular a abertura e o relaxamento dos poros.

Cubra sua cabeça com uma toalha e se curve sobre a panela, como se olhasse dentro dela. A toalha deve formar uma espécie de cobertura, para impedir que o vapor se espalhe pelo ar em vez de se concentrar no seu rosto. Depois de cinco minutos recebendo o vapor, seque sua pele usando uma toalha limpa.

Você também pode gostar

3) Esfoliação

Mulher esfoliando seu rosto com as mãos.

O terceiro passo da limpeza de pele caseira exige cuidado e atenção. A esfoliação é o processo responsável por remover impurezas e células mortas que ficam acumuladas nos poros. Embora seja necessário aplicar um pouco de força nessa parte, você deve seguir o passo a passo para não provocar lesões na sua pele.

Toda esfoliação é constituída pelo ato de provocar atrito em uma superfície. É por meio desse atrito que as impurezas serão desgrudadas da pele. Para provocar essa reação, você vai precisar de açúcar mascavo (menos áspero que os demais açúcares) e de mel (que hidrata a pele e permite a elaboração de uma pasta).

Misture uma colher de sopa de açúcar mascavo com duas colheres de sopa de mel, até formar uma pasta granulosa. Com a ponta dos seus dedos, você deve espalhar essa mistura no seu rosto, fazendo movimentos circulares. Depois de dois minutos, lave o rosto com água.

É importante utilizar ingredientes naturais na limpeza de pele caseira porque não há risco de desenvolver alergia ou de machucar o seu rosto. A propriedade hidratante do mel e a aspereza sutil do açúcar mascavo serão essenciais para limpar a sua pele sem o risco de contaminá-la.

4) Limpeza de pele profunda

Mulher sorrindo para a câmera enquanto segura água da torneira com as mãos para lavar o rosto.

Depois de fazer uma limpeza superficial e de abrir e desintoxicar os seus poros, está na hora do penúltimo passo da limpeza de pele caseira: uma limpeza de pele profunda. Essa etapa é fundamental para prevenir inflamações e contaminações no seu rosto, além de ser o momento perfeito para remover cravos e espinhas.

Antes de conhecer os ingredientes para essa forma de limpeza, lembre que a remoção de cravos e espinhas deve ser feita regularmente por profissionais, com as mãos limpas ou com equipamentos próprios para esse fim. Não esprema cravos e espinhas sem realizar os outros passos e não mexa na sua pele se ela estiver com muitos focos de inflamação.

Para realizar a limpeza de pele caseira profunda, você vai precisar de 100g de açúcar demerara, uma colher de chá de azeite de oliva e uma colher de chá de óleo de coco. Bata o açúcar no liquidificador para que ele fique mais fino. Depois, misture o azeite e o óleo.

Aplique a mistura na pele, massageando-a sem aplicar força. Espere a pasta agir por vinte minutos e então lave o rosto com água morna. Cada um dos ingredientes utilizados para isso promovem a limpeza (açúcar demerara), o rejuvenescimento (azeite de oliva) e a hidratação (óleo de coco) da pele.

5) Tonificação

Tônico facial em um prato de cerâmica sobre uma mesa de madeira. Ao redor, há ervas,pepino e azeitonas.

A tonificação, último processo da limpeza de pele caseira, é o que vai garantir que todo o seu trabalho vai durar alguns dias. É o momento de hidratar o seu rosto com uma máscara caseira, feita com ingredientes naturais. Será a parte mais relaxante do processo!

Se a sua pele é oleosa ou mista, com espinhas, cravos e oleosidade em grande quantidade, você vai precisar de meio pepino, um ovo, duas colheres de sopa de leite em pó e uma clara de ovo em neve. Misture todos os ingredientes com uma colher até que todos estejam unidos.

Aplique no rosto sem massagear, apenas espalhando. Aguarde três minutos e remova a mistura, lavando a pele. Dessa forma, sua pele será hidratada pelo pepino, amaciada pela clara, rejuvenescida pelo ovo e renovada pelo leite. Se for sair depois da limpeza, aplique protetor solar no rosto.

Se a sua pele é ressecada, com rachaduras, descamação e rugas, a máscara caseira deve priorizar a hidratação e a elasticidade da pele. Para isso, você deve misturar duas colheres de sopa de óleo de coco com duas colheres de sopa de maionese. Espalhe a mistura no rosto e aguarde dez minutos. Depois de lavar o rosto, você vai sentir sua pele macia e hidratada, com uma sensação de juventude.

Atenção: é contraindicado fazer uma limpeza de pele caseira com frequência. O processo pode danificar, expor e irritar a sua pele se for feito diariamente. Opte por fazer a limpeza de pele caseira uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias, para não correr riscos. Aproveite sua pele saudável!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]