Autoconhecimento

Vibrando melhor em 2023

Mulher meditando ao ar livre
mediaphotos de Getty Images Signature / Canva
Escrito por Lud Mattos

Início de ano costuma nos deixar mais introspectivos e, até mesmo, um pouco ansiosos sobre como será o novo ano. Você se identifica com isso? Se sim, continue lendo este artigo para adquirir dicas de como manter a motivação “nas alturas” para concretizar suas metas e objetivos de 2023.

Particularmente, eu adoro inícios e as inúmeras possibilidades de transformação que “um ano novo” pode nos trazer. Momento em que me visito com mais profundidade, aprimoro a escuta sobre quem sou e dou abertura para revisitar questões e “limpá-las” — te aconselho a fazer o mesmo. Por fazer aniversário em janeiro, me refresca a alma saber que terei a oportunidade de experienciar 365 dias de mudanças e muita evolução!

Vamos às dicas?

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, o seu Eu Interior, é fundamental para quem deseja contribuir e colher suas próprias realizações. Desde criança nós internalizamos conteúdos positivos ou negativos sobre quem somos, e esse compilado de crenças pode influenciar o seu fracasso ou sucesso de vida. A compreensão de nossos processos interiores possibilita utilizarmos ferramentas e recursos emocionais adequadamente para a reelaboração e superação de situações traumáticas e/ou situações desafiadoras que nos paralisam.
Inclusive, é por meio desse processo de conhecer a si mesmo que conseguimos ter clareza ao definir nossas metas e objetivos para o ano. Até porque, se eu não sei para onde ir, qualquer caminho serve. Não é mesmo?

Conexão com a natureza

Viemos de uma carga muito pesada que foi a pandemia pela Covid-19, na qual passamos por infinitos tempos de privação, luto, falta de esperança e confiança em dias melhores e na vida, o que fez com que nos percebêssemos mais ansiosos e deprimidos.
Um estudo publicado na revista Nature (2019) revela que duas horas semanais de conexão e exposição à natureza podem promover aumento na sensação de bem-estar, aliviar os sintomas de ansiedade e depressão e melhorar o humor de forma significativa. Ter qualidade de vida é algo primordial para que possamos nos entregar ao dinamismo da vida. Separe ao menos 15 minutos do seu dia para isso, você não irá se arrepender!

Tenha rotina

Segundo a Ayurveda e a Neurociência, é importante seguir o horário biológico e o ciclo circadiano para se obter alta performance. Ou seja, respeitar os horários fisiológicos do ser humano. Então, estipule horários para realizar suas tarefas diárias condizentes com a sua própria biologia, pois irá facilitar bastante o fazer sobre suas demandas diárias. Agora, se você for como eu e tiver dificuldades para seguir a rotina, pega essa dica aqui: na maioria dos dias, eu trabalho em casa com horários flexíveis, o que contribui e muito para a sensação de ansiedade e fracasso — sensação esta “imposta” pela sociedade, já que vivemos na “era da produtividade” exacerbada. Aos domingos, faço o planejamento da semana, priorizando aquilo que “tenho que fazer em primeira instância” — por exemplo: os dias fixos de atendimentos psicoterápicos, “o que tenho que fazer, mas pode esperar” — como as publicidades e jobs de modelo, e defino horários para realizar essas atividades. Lembrando, sempre deixo margem no dia para caso esse planejamento falhe.

Escrita terapêutica

Seja como for, tenha um caderno de anotações!
Escreva nesse caderno tudo que estiver sentindo no dia, mapeie suas emoções, escreva seus insights, faça dele um diário para que você e o seu cérebro possam aprender e compreender melhor como vai você. Parece bobo, mas essa ferramenta é muito potente!

Você também pode gostar:

Espero e torço que essas dicas tragam acolhimento e clareza para que seu ano de 2023 seja maravilhoso, e que você possa colher muitos frutos advindos do seu movimento de evolução enquanto ser existencial.

Com amor e axé,
Lud Màttos.

Sobre o autor

Lud Mattos

Me chamo Lud Mattos, é um prazer te ter aqui!

Sou graduada em Psicologia, trabalho na área do desenvolvimento humano e saúde mental desde 2013, atuando como psicóloga clínica. Há mais ou menos 5 anos, todo o movimento do meu trabalho é totalmente voltado para mulheres, de forma individual e em grupo.

Em 2014, comecei a compartilhar o meu processo de autoconhecimento e de "cura” sobre questões que envolvem os diversos mitos sobre o “Ser Existencial Mulher” na plataforma Instagram. Foi quando, por meio da minha história de vida, descobri a minha missão: auxiliar mulheres a recuperarem a autoestima e aprenderem a se amar.

A coragem para partilhar minhas mais intrínsecas vulnerabilidades surgiu por meio da necessidade de comunicar o que via e sentia e, quem sabe, me livrar de tanto autojulgamento e culpa. Deu certo!

Hoje, tendo abandonado conscientemente uma conta nas mídias sociais (Instagram) com 11 mil seguidores, recomeçar do zero é mais do que um "ciclo novo". É poder também me permitir experienciar o que prego: libertar e resgatar a verdadeira essência.

Cá estou, unindo minha arte e meus dons! Sejam elas por meio do exercício clínico, palestrando, comunicando em plataformas digitais... E o que mais a vida me propor como oportunidade.

Contatos:
Email: contatoludmattos@gmail.com
Site: @ludmattos