Autoconhecimento Comportamento

Você conhece a automotivação?

Mulher no trabalho sorrindo e apontando para si mesma
123RF/Antonio Guillem
André Parísio
Escrito por André Parísio

Em minha opinião, esse é um dos grandes fundamentos da PNL (Programação Neurolinguística). Vem da necessidade de se auto motivar, de se inspirar para realizar tarefas ou qualquer outra coisa que você queira.

Motivar a si mesmo, faz com que você ultrapasse barreiras, que crie situações positivas sem priorizar as dificuldades. Automotivação projeta você para o sucesso. Uma pessoa automotivada não perde tempo e vai em busca do sucesso, se inspira naturalmente.

Existe uma parábola muito famosa em vendas que remete a dois executivos. Ambos foram enviados para a Índia por duas indústrias de calçados concorrentes com a intenção de analisar a viabilidade de vendas na região.

O primeiro chegou, ligou para o Brasil e disse:

— Chefe, aqui não teremos sucesso, ninguém usa calçados.

Em seguida o segundo executivo liga para o Brasil e indaga o seu superior:

— Chefe pode dobrar o número de máquinas. Ninguém usa calçados aqui, vamos vender como nunca!

Homem de roupas sociais olhando para cima com os braços abertos.
Unsplash/Razvan Chisu

Essa é a diferença entre uma pessoa automotivada e alguém que só enxerga dificuldades.

Ambos estão na mesma situação, com o mesmo desafio, a diferença é que o automotivado enxerga oportunidades, enxerga desafios e vislumbra vencê-los, ou seja, o sucesso. Enquanto isso, o outro profissional só enxerga dificuldades e descarta a possibilidade de atuação.

Você também pode gostar

Existe uma frase muito famosa de Paulo Coelho que corrobora bem com isso:

“Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.”

Lembre-se, você cria as oportunidades, o seu sucesso depende única e exclusivamente de você.

Mulher de cabelos curtos sorrindo vista de perfil.
Unsplash/Gabrielle Henderson

Estar automotivado é um estado de espírito para o bem, acreditar e ver sucesso onde todos enxergam dificuldades e derrotas. Criar situações positivas atrai do universo vibrações positivas e tudo passa a conspirar a seu favor.

Fazer o que tem que ser feito e acreditar no sucesso ou no fracasso é uma decisão sua. Então o que acha de acreditar no sucesso?

Sobre o autor

André Parísio

André Parísio

Consultor de gestão comercial, consultoria de franchising, gerente comercial, diretor comercial, supervisor de vendas. Mais de 20 anos de experiência na área comercial, graduação em marketing, pós-graduação em gestão de negócios. Atuou na área de gestão comercial em empresas como HP, Xerox do Brasil, Bosch, dentre outras.